Postagens populares

domingo, 29 de novembro de 2009

Landing in the Hudson River

Confira a animação 3D reconstruindo o acidente de avião em que o piloto parou dentro do rio Husdon e salvou centenas de passageiros.
O piloto Chesley Sullenberger, que fez um pouso de emergência com um avião da US Airways no rio Hudson, em Nova York, no último dia 15, recebeu uma homenagem em sua cidade natal, Danville, no Estado da Califórnia (costa oeste dos EUA).
Sullenberger pousou o Airbus A-320 da US Airways na água, após sofrer avarias nos motores. O avião decolou do aeroporto de La Guardia com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. Os 155 ocupantes do avião sobreviveram.
Ele foi recebido na praça central de Danville por milhares de pessoas e pelo prefeito da cidade, Newell Arnerich. Na cerimônia de homenagem, o piloto recebeu a chave da cidade. Em uma declaração breve, Sullenberger agradeceu pela "incrível demonstração de apoio".
"As circunstâncias determinaram que aquela tripulação experiente estava marcada para voar naquele voo em particular, naquele dia em particular", disse. "Mas sei que falo por toda a tripulação quando digo que estávamos simplesmente fazendo o trabalho que fomos treinados para fazer."
A mulher de Sullenberger, Lorrie, disse que sempre soube que o marido "era um piloto exemplar". "Eu sabia qual seria o resultado naquele dia porque eu conheço meu marido", disse.
Na sexta-feira (23), o motor esquerdo do avião foi tirado da água. Segundo a porta-voz do corpo de engenheiros do Exército americano, Mary Stavana, o motor foi levado ao local em Nova Jersey onde está o resto do avião.
O motor havia sido localizado na quarta-feira (21) pelas equipes de mergulhadores no leito do rio, na altura da rua 52, em Manhattan. O local onde a turbina foi encontrada, após vários dias de busca, não está muito longe do lugar onde o avião pousou sobre as águas do Hudson.
Sullenberger disse aos controladores de voo que o avião havia sido atingido por pássaros pouco antes dos dois motores pararem.
O canal de televisão americano CBS anunciou nesta sexta-feira que o piloto dará sua primeira entrevista no dia 8 de fevereiro, que será transmitida no programa 60 minutos.
O NTSB (Comissão Nacional de Segurança dos Transportes, na sigla em inglês) disse que, em um exame preliminar, não encontrou sinais de material orgânico, como restos de pássaros mortos, no motor, mas que isso pode se dever ao fato de o motor ter ficado submerso por mais de uma semana.

Nenhum comentário: