Postagens populares

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Canal de TV inglês vai derrubar avião para 300 passageiros

A emissora inglesa Channel 4 prepara um ousado especial sobre queda de aviões para ser exibido no próximo ano. O documentário vai derrubar um avião que comporta 300 passageiros para mostrar um "olhar sem precedentes" do que acontece na queda de uma aeronave.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira em reportagem do jornal britânico "The Guardian".

Os dois pilotos do avião vão saltar de paraquedas e deixar o piloto automático ativado até a queda, em um deserto. A aeronave estará equipada de sensores e câmeras para registro do impacto do acidente.

O Channel 4 diz que a experiência vai dar informações valiosas sobre como os aviões reagem em acidentes fatais, ajudando especialistas no desenvolvimento de cintos de segurança, distribuição de poltronas e de bagageiros.

A data e o local da queda são mantidos em sigilo pela emissora, a única informação divulgada é que ela será fora do Reino Unido. O documentário "Plane Crash" (acidente de avião) será exibido em 2010.

"Além de fazer um programa espetacular, queremos que 'Plane Crash' seja um dos mais úteis experimentos já realizados na história da aviação", afirma Geoff Deehan, da produtora independente Dragonfly.

"Isso vai dar respostas sem precedentes para uma grande questão: Como fazer mais pessoas a sobreviverem a acidentes de avião?", diz Deehan.

O avião será pilotado por dois ex-pilotos do Exército americano. Caso haja algum problema entre o comando remoto e o salto de paraquedas, haverá um sistema de segurança que envolve um helicóptero e equipamentos no solo.

A ideia do programa surgiu após a queda do Boeing 777 da British Airways no aeroporto de Heathrow, em janeiro do ano passado. O acidente intrigou engenheiros porque a estrutura do avião não reagiu da maneira esperada.

O custo do programa, que será exibido no Reino Unido no meio do próximo ano, será dividido com os coprodutores internacionais National Geographic Channel e o canal alemão ProSieben. Segundo produtor, o orçamento não é nada "extravagante".

Em outro programa, o Channel 4 vai recriar um típico quarteirão de casas inglesas dos anos 1940 para depois explodi-las com bombas idênticas às usadas pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o foguete V2.

Folha Online

Nenhum comentário: