Postagens populares

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Helicóptero RC, um gato preto no escuro?, e no CIM vai embranquecer ou amarelar?

O título desta postagem nos remete ao principio da implantação do helimodelismo no Ceará pelas mãos do nosso guru máximo Mr. Emerson, assim ele nos falou. Gato preto no escuro era como os aeromodelistas da época denominavam o helicóptero RC pioneiro trazido dos Estados Unidos pela mão do Comandante Emerson, portanto como vemos o preconceito vem de longe. Na época Mr. Emerson contratou um instrutor de São Paulo, pagando passagens aéreas, hospedagem e os tubos de dinheiro por três dias de instrução (mais do que isso o dinheiro não dava), e depois deste prazo o homem foi embora, e o Emerson foi forçado a aprender tudo o que sabe e sozinho. E a primeira lenha?, sabem com quem ele podia contar no Ceará para comprar ou emprestar peças? NINGUÉM, e numa das lenhas mandou o heli para São Paulo, para o mesmo dito instrutor e foi cobrado quase o mesmo preço do helicóptero. Foi osso mas como se diz no popular, o que não mata fortalece, então o Emerson sobreviveu e provou que o helicóptero não era um gato preto no escuro e sim uma fantástica máquina de voar, que exige talentos especiais para o seu manejo.
E no CIM será diferente? e lá para onde queremos ir como seremos recebidos?, como chegaremos com nossos "gatinhos pretos" debaixo do braço?, não se enganem o CIM foi criado por uma elite aeromodelista, e a cultura de lá é aeromodelista. Ok Alberto, alguns perguntarão, como sobreviveremos em um ambiente em que o heli é visto com desconfiança e preconceito? e eu respondo, usando o senso, tendo consciência do que prevalece lá e que deveremos nos portar com humildade, mas sem baixar a cabeça para homem nenhum, não caberá a subserviência, estaremos pagando, e por isso teremos direitos pré-estabelecidos.
Acredito que com o tempo a coexistência pacífica prevalecerá, de um lado os aeromodelistas fundadores e "donos" do campo, e do outro lado nós com nossas máquinas bem mais complexas e interessantes de voar, acredito que com o tempo, os gatos brancos e pretos se entenderão e se  aproximarão mais e mais, como os simpáticos gatinhos na foto acima.

Nenhum comentário: