Postagens populares

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Crônica de minha despedida dos Airbus A300 da Vasp

Sabia que um dia chegaria!
Dia pós dia, esse dia chegaria!
E foi chegando, os Boeing 737-200 ao seu lado já viravam pedaços retorcidos de metal, não tardaria a chegar perto de 2 dos 3 grandes amigos!

Quem foi você, meu amigo!
Chegou ao Brasil em 31 de Janeiro de 1983, e por essa bandeira voou, passou em Manaus, passou em Porto Alegre, passou em Salvador, passou em Teresina, passou por tantos lugares, passou até em Orlando, Aruba, Buenos Aires. Chegou até a experimentar uma camiseta diferente em 1990, quando operou para o Lloyd Aereo Boliviano, conhecendo Santa Cruz de La Sierra, Miami… você que nasceu lá em Toulouse, alcançando os céus a primeira vez em 16 de Dezembro de 1982 e pela VASP sua vida inteira dedicou, até parar em 2004, lembro bem, você teve um estouro de motor numa decolagem em Recife ao tentar cumprir o VASP 4195, em uma operação de guerra seu único irmão disponível na época o PP-SNM parou em CGH para te doar um motor que foi levado pelo seu amigo de empresa PP-SMW para Recife e de lá você voou até CGH, onde devolveu o motor para o SNM e ficou em um check, do qual você esteve bem perto de terminar, mas antes sua empresa parou mesmo foi de voar com os aviões do seu porte!
Ahhh SNN, parado na boca do hangar, observando seu primeiro irmão SNL condenado a ficar ali e ali ficaram até a manhã nublada de 18 de Abril, quando você sentiu a dor de ser triturado por uma impiedosa máquina.
E você Sierra November Lima! Você chegou ao Brasil com pompa e circunstância, naquele inesquecível 5 de Novembro de 1982, para festividades de aniversário da VASP! O primeiro avião de fuselagem larga da VASP, um orgulho para a empresa, que entraria em 1983 para o seu 50° aniversário!
Você que também nasceu em Toulouse, teve o gostinho dos céus em 28 de Junho de 1982, lembro bem de um anúncio de sua mãe Airbus que dizia: ASSINADO, SELADO E ENTREGUE, lá você tentava disfarçar sua real identidade, se dizia F-WZMJ, mas na ponta do seu grande leme estava o seu nome verdadeiro: LIMA! Logo atrás de você em 8 de Novembro de 1982 chegou seu irmão MIKE, formando uma elite nas rotas da VASP! A vida foi mais dura contigo, você foi parado para servir de fonte de reposição de peças para seus irmãos, diziam que você tinha problemas de corrosão, não sei se é verdade e nem você vai poder me contar!
Porém foram extremamente cruéis contigo meu caro LIMA, te deixaram penando naquele hangar desde o meio de 2001 até ser despejado da cobertura que te protegia, tiveram a cara de pau de pintar seu enorme leme com as cores novas da empresa até o final dela, numa falsa esperança de que você voltaria ao ar. Ah, SNL, você viu a VASP parar e viu um amigo seu de empresa chamado PP-SFI ser a esperança do retorno que nunca aconteceu. A crueldade foi sem fim contigo, logo você, o primeiro A300 da VP! Trituraram seu irmão SNN em sua frente, naquela manhã nublada de 18 de Abril, e não tiveram piedade em te cortar em pedacinhos em 19 de Abril.
Próximo dali em Guarulhos, está aguardando o seu final o MIKE, PP-SNM, talvez com mesma máquina que destrocou os seus irmãos…
Meus dois amados Airbus A300B2K-203, foram picotados, no que chamam de Espaço Livre, engraçado que chamam de desmontar e o que aprendi pelos meus pais, pela vida, pelas escolas que desmontar não é sair picotando destruindo, desmontar é seccionar partes, mas não vou condenar ninguém aqui.
Os Airbus A300 foram e vão ser pra sempre a minha referência de aviação, vou sempre lembrar tantas vezes que fui ao aeroporto só para ver, justamente SNL, SNN… aviões lindos que faziam o som mais belo da terra pra mim, o par de CF6-50C cantando sob suas belas asas, ah os A300… agora apenas em lembranças de um coração apaixonado por aviões…

Escrito por: Escrito por ,
Fonte: http://www.avioesemusicas.com/

4 comentários:

Aeromodelling disse...

Many thanks for the exciting blog posting! I really enjoyed reading it, you are a brilliant writer. I actually added your blog to my favorites and will look forward for more updates. Great Job, Keep it up...

Toy Planes disse...

The ideas and strategies was very informative given by you.

Rc Planes

AlStudart disse...

Thank you

AlStudart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.