Postagens populares

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aviation - Acidente com helicóptero deixa três mortos e dois feridos em RR

Dois sobreviventes do acidente aéreo com o helicóptero Esquilo foram resgatados com vida
MANAUS – Dois sobreviventes do acidente aéreo com o helicóptero Esquilo, matrícula PT-HNA, da empresa JVC Táxi Aéreo, desaparecido desde a noite de quarta-feira (6), em Roraima, foram resgatados com vida nesta sexta-feira (08). Outros três ocupantes da aeronave morreram no acidente.
De acordo com a Aeronáutica, as vítimas foram resgatadas por volta das 16h (horário de Brasília) por um helicóptero H-60 Blackhawk do 7°/8° Grupo de Aviação (GAv), da Força Aérea Brasileira. Eles foram avistados às 15h15 da tarde hoje por um avião SC-105 Amazonas do 2°/10° GAv, a uma distância aproximada de 140 quilômetros a oeste de Boa Vista . A tripulação acionou o helicóptero da FAB, que realizou o resgate.
Apenas o piloto Alberto Farias e Antônio José de Melo, funcionário civil da Comissão de Aeroportos da Amazônia, COMARA, sobreviveram ao acidente. As vítimas foram levadas para a Base Aérea de Boa Vista (BABV), de onde foram encaminhados para o Hospital Geral de Roraima. Eles não correm risco de morte.
O mecânico José Galvão, da JVC, empresa proprietária do helicóptero Esquilo, a qual presta serviço a FUNASA, o enfermeiro João Junior, também da JVC, e o médico do Exército Oswaldo Nogueira, morreram no acidente. Os corpos serão trazidos para Boa Vista neste sábado (09).

Segundo a FAB, 28 militares da Força Aérea Brasileira, coordenados pelo SALVAERO Amazônico e Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), localizados em Manaus (AM), trabalharam no resgate as vítimas. As aeronaves voaram 26 horas e realizaram a cobertura de uma área de 1.321,99 km quadrados.
Acidente
De acordo com o Ministério da Aeronáutica, a aeronave da JVC Táxi Aéreo decolou às 18h40m de quarta-feira, de Surucucu, em Roraima, com cinco pessoas a bordo, com destino à capital, Boa Vista. Às 20h17m, o Salvaero Amazônico recebeu um sinal do Emergency Locator Transmitter (ELT) do helicóptero e iniciou imediatamente a operação de busca, em uma região a cerca de 140 km da capital.
A aeronave da empresa JVC Táxi Aéreo decolou às 17h40 da Base do Exército na região de Surucucus, no município de Alto Alegre, com destino a Roraima, para resgatar o funcionário da Comissão de aeroportos da Amazônia, Antônio José de Melo. Também estavam a bordo a aeronave o piloto Alberto Farias, o mecânico José Galvão, o enfermeiro João Júnior além do médico Oswaldo Nogueira da Silva.
O Serviço de Comunicação da Força Aérea Brasielira (FAB) informou ao Portal Amazônia que o helicóptero emitiu sinal de emergência para a Salvaaero de Manaus às 19h17 (hora local). Ainda segunda a assessoria, os trabalhos de buscas iniciaram logo após o pedido de socorro.
Em nota, a empresa JVC informou que realizava o acompanhamento da aeronave via satélite, até o momento em que o último sinal foi transmitido. (AL/PF)

Nenhum comentário: