Postagens populares

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ParkSide 5:30 da manhã , a cauda travou

Eu já estava desconfiado que algo estava errado com a cauda do meu T-Rex V2 que chamo de Nº 1 , mesmo ontem depois de ter recusado vender o aparelho a um empresário do ramo das topiques (vans) já senti uns tremeliques de leve no rotor do torque negativo.

Pensei, ora, isso vai passar, o que eu já devia ter aprendido é que às vezes o heli , tal como os humanos , sinalizam para um problema mais complexo, uma dorzinha nas costas pode ser um "bico de papaguaio", etc. Nos helis uma pequena travada no torque negativo que provoque uma ligeira virada de cauda, por menor que seja, poderá ser um sintoma de algo mais sério no sistema.. Pode ser um rolamento já inoperante, uma bucha, ou uma minúscula arruela desgastada, por falar em arruela pequerrita, tem uma bichinhas dessas, uma não, duas, que quando ao se desmontar o conjunto cai no chão, e tem é ZÉ para se encontrar, uma vez uma dessas caiu no chão da minha casa, e depois de mobilizar todo mundo, a faxineira, filharada, mulher, os cachorros, encontrei a desgraçada com uma lupa a mais de 1 metro do local que tinha caido. A micróbia arruela caiu e saiu rodando, acreditam? E tem uma coisa se não tiver esta arruela dessas nem adianta querer voar. Você voa mas quebra.
Voltando ao Park Side, cheguei lá , o sol tinha acabado de nascer e o vento estava uns 5 nós, beleza, vento ameno. Decolei com cautela, hoverando baixo, e nada da cauda travar, mas eu cismadão não subia. Teve uma hora que me deu um estalo. Ora, ora, se não travou até agora é porque amaciou, ledo engano. Acionei o cíclico , junto com o coletivo numa picada e acelerada braba, o bicho percorreu uma boa distância de nariz baixo em baixa altitude e acelerado,  rapidamente dei um giro de leme para a direita em conjunto com aileron, passei de picada para uma leve cabrada e o heli descreveu uma curva ascendente a direita aproando o rumo sul por cima daquela maldita caixa d'agua (não sei porque cargas d'água, eles constroem uma caixa d'agua ao lado de um heliponto). Tudo bem até ai, fiz a volta por cima da caixa, e curvei de volta para a esquerda, tirando motor de leve e forcei o giro mais à esquerda fazendo que o T-Rex ficasse de frente para mim. Ele obedeceu o comando legal. E veio, veio , VEIO..., ai dei um coletivo e um ciclico simultâneo para a direita para que o animal fizesse uma curva , para a direita DELE, que desta posição invertida era minha esquerda, pensei,  agora se a cauda travar estou fubicado, não travou, e descreveu uma graciosa curva para o leste, a proa esperada. Completou a curva e ficou novamente com a cauda para mim e se afastando, ótimo, esta é a minha praia, vou retornar e pousar para respirar. De repente ele sem nenhum comando, raivoso, se vira para mim. Cacête, quando tudo estava sobre controle este puto faz isso?. Rapidamente dei um giro, ele girou, mas girou demais e ficou de banda, mas já não obedecia com precisão às correções de rumo. Com muita dificuldade, brigando com a cauda consegui pousar de bandola mesmo. Pressentindo a minha luta, a turma dos colegas da terceira idade já se aproximava para ver a queda. Pousei legal ( + ou -) e dei um cotôco imaginário para os meus crueis assistentes.
Já em casa, e na minha bancada, estou trocando esta cauda por uma novinha em folha , qualidade align , que tenho de reserva. Depois é que vou investigar o que tinha o sistema de cauda velho. Deve ter sido a arruelinha maldita.
Bom dia de trabalho para vocês
PS: Ruben dá um pulinho aqui para se pesquisar mais uma sucatinha para o seu projeto "lowcost" carenado.
PS-2 - Feriadão pela proa começa hoje na Mito e vai até terça-feira. Não percam

Nenhum comentário: