O F-15J da Air Self-Defense Force (ASDF) do Japão que pousou de barriga na pista da Base Aérea de Komatsu, na Prefeitura de Ishikawa, na sexta-feira, dia 04, foi provavelmente devido ao esquecimento do piloto em baixar o trem de pouso, revelou o Ministro da Defesa, ontem, dia 08.
O piloto da ASDF, Major Shogo Chikayama disse numa investigação interna que poderia ter esquecido de baixar o trem de pouso. De acordo com a ASDF, o trem de pouso no caça F-15J é baixado usando-se um pedal.
Chikayama possui 3.600 horas de voo – incluindo 2.700 no caça F-15 – e também possui a qualificação de “piloto avançado”, além de ser o líder das nove aeronaves de treinamento do voo que executava quando pousou de barriga com o caça.
Durante o pouso, outro piloto que já estava no solo confirmou que o trem de pouso do F-15J de Chikayama estava baixado. O que pode ter acontecido é que o piloto viu o trem de pouso baixado, mas esse devia ter sido baixado num último instante, não completando todo percurso até o travamento, e uma vez que a aeronave tocou no solo, o trem de pouso entrou em colapso. O controlador aéreo da ASDF no momento do acidente disse que não lembra muito bem do incidente e não pode afirmar se o trem de pouso estava baixado.
Com a conclusão que o acidente foi causado por uma falha humana, a ASDF agora se concentra em criar rotinas e medidas preventivas para evitar novos acidentes nos pousos e decolagens.
Fonte: Cavok
Postagens populares
-
A Eurocopter realizou nesta segunda-feira testes com o helicóptero híbrido X3, equipado com duas turbohélices nas asas, além da hélice princ...
-
Angular Fotos Aéreas : Fotografia aérea praia de São Conrado. - Imagem aérea da praia de São Conrado, situada no bairro de mesmo nome, na z...
-
BlogBlogs.Com.Br
-
Uma tarde muito agradável em que conhecemos as depedências do CIOPAER de Fortaleza ciceroneado pelo próprio comandante da unidade, Cel, Mont...
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Piloto de F-15J, que pousou de barriga no Japão, esqueceu de baixar o trem de pouso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário