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terça-feira, 13 de julho de 2010

É mais fácil um helimodelista voar um "full scale" do que um piloto de helicoptero voar um helimodelo

Muita interessante esta questão, vejam abaixo o diálogo no e-vôo sobre este assunto:
www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=832469

Fabio Flieger
Boa tarde pessoal.
Sempre tive curiosidade em saber se na prática, há alguma semelhanca entre controlar um helimodelo e um helicóptero real. Me refiro de um modo geral.
Tenho interesse no futuro em fazer o curso PP de helicóptero, mas existe um mini-curso com o Robinson R22 onde é cobrado um valor de 200 e poucos €, com 1h de teoria básica e 1h de vôo onde o aluno pode controlar durante uns 20 a 30min o cíclico e os pedais.
Conversando com um piloto e também helimodelista, ele me falou que o fato de ter o helimodelismo como hobby a sério, sem dúvida alguma é uma boa vantagem no curso de helicóptero real, contribuindo bastante para o entendimento do funcionamento da aeronave, collective pitch, etc, e também facilita a prática.
Ele teve um aluno que pratica helimodelismo há uns 2 anos e demonstrou bastante facilidade em aprender o hover, em questao de 15min já estava hoverando o R22. Assim como ele também comecou no helimodelismo.
Já, segundo ele, esta "regra" nao funciona no sentido inverso, um piloto de helicóptero que nao tem experiência com heli rc geralmente tem mais dificuldade em aprender a voar um helimodelo, p.ex. da classe 450, do que alguém que nao é piloto, pois o costume de estar no cockpit dificulta ou atrapalha na questao de orientacao no rc. Interessante...
Será que um helimodelista experiente aprende a voar um helicóptero full scale com mais rapidez do que quem nao é helimodelista? E um piloto teria menos intimidade com helimodelo? O que vocês acham?
Abraco!

mjorge
Sim. A recíproca é verdadeira!
Temos aqui no Rio vários helimodelistas pilotos full scale que viream de lá prá cá. Muitos deles já com enormes somas de horas na caderneta de vôo, inclusive operando em missões off-shore, on-shore e militares dentre outras.
Mas sempre ouvimos deles a mesma coisa:
"Aqui, o diferencial é que não estamos dentro da máquina!"
Ou seja, voar algo R/C é simplesmente distinto de tudo que já havia sido pilotado antes. É comandar um objeto remotamente que ao alterarmos o eixo de orientação em relação ao piloto tudo se inverte.
Para um novato, o maior temor é hover de frente "NOSE IN", concordam?
Já na situação inversa, na própria internet temos inúmeros casos de aeromodelistas que inclusive pousaram aviões de grande porte, helimodelistas que hoveraram um Bell 407 e até um louco que roubou um ultraleve, lembram?
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