Postagens populares

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Helimodelismo - recomendo para os novatos PRO, para os veteranos PRO

Eita máquina decente este PRO, é como dizia um amigo meu, "quando uma pessoa compra um PRO só tem uma lamentação a fazer, por que não comprei esta máquina antes?". Quando vejo um iniciante na ilusão de começar por um modelo mais barato e comprar um HDX ou COPTER, quase do preço de um PRO eu tenho é dó. O cara deixa de começar por um top de linha da categoria 450 por causa de míseros 200 ou 300 pilas. E o que acontece, nem consegue decolar direito, se desestimula e cai fora do hobby. Eu mesmo depois de quebrar a cabeça com os V2 , principalmente quando vão ficando desgastados, não vou dizer que pensei em sair do hobby ou de helicópteros, mas confesso que já estava desanimado. Helicóptero RC é como carro, só é bom quando é novo, são muitas peças, e todas têm que funcionar coordenadas. Componentes mecânicos, elétricos, eletrônicos, rolamentos, ou funcionam como um relógio suiço ou não voam, e se voam voam mal ou caem.
Entrei para o hobby com um brinquedinho (da candide) com a intenção de estrea-lo na Mito, lá chegando (um amigo tinha me dito onde se voava helis em Fortaleza) nem tive coragem de tirar meu Commander do carro. Arre égua , só tinha tops de linha (os V1 e V2 da Align), nem falei que tinha trazido nada e fiquei a observar o movimento. Nesta época já voava lá o Bidu, que depois me daria umas noções de vôo (aprendi na marra, o homem era muito grosso, meu grande amigo hoje) , meu primeiro heli , um 450-V2 comprei dele, e depois disso já vou com quatro da Align e sempre na categoria 450. Naquela época voavamos também dia de terça numa pracinha a noite (praça da Gentilândia) e competíamos o espaço com EMOS, skaitistas, capoeiristas, umbandistas, e outros istas. Era uma época romântica e inocente. A turma só hoverava.
Hoje depois de muitas quedas, decepções e alegrias efêmeras, vim de redescobrrir o prazer de voar, o PRO é bom demais, se você quer um vôo traquilão ele voa manso, se você que arrupiar ele arrupia. É magrinho, frame simplificado de fibra de carbono, motor bom, resposta rápida, e sem necessidade dos pesinhos no paddle, o bicho responde bem a qualquer apelo. Abaixo uma exibição deste modelo maravilhoso pelo comando do Curtis, americano, no E-Fest 2010 em Illinois-USA

Nenhum comentário: