Postagens populares

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Salmito um helimodelista cearense radicado no Rio no PS ontem a noite

Comecei pelo Salmito para não esquecer o nome, foi assim, eu cheguei cedo no PS hoje e como sempre encontrei meu amigo o Rubão já de plantão na lanchonete de rua defronte ao Ginásio, papo vai papo vem, traçamos dois dogs feitos pelas mãos da Bruna, proprietária do lugar, filosofamos um pouco sobre a transitoriedade da vida (papo de corôa mesmo) e adentramos no local do vôo, o Ginásio Paulo Sarasate, no início a escuridão, depois pela batuta do incansável Ellery os refletores foram adquirindo vida, luzes intensas.
Pois bem, entrei de heli na mão cismadão de voar, estava passando pela síndrome do pós-crash , sabem como é não é?, você chibateia seu heli, você desmonta o bicho todo, regula tudo pelo manual, tem tudo para dar certo, mas você está cagaceado, acovardado até de voar (me disseram que isto é normal)
Abriu a janela para os helicópteros, pus a bateria, me preparei, e fui para a área de vôo e pensei "vou só hoverar para vencer o cagaço, depois me aventuro um pouco mais", e fui hoverando, o dedo já começou a coçar pedindo umas manobrinhas mais ousadas, e ai não resisti, dei uma hoverada de lado, piquei e dei motor curvando para a direita e dando leme na mesma direção é claro. De repente ouvi do meu lado uma voz grossa e desconhecida me dizendo "Muito pouco leme e dê mais aileron, o heli está derrapando demais" e eu pensei "QuiDiabo é isso?, putz que la mi pariu! quem será esta alma penada que está soprando no meu ouvido logo agora no meu primeiro vôo depois da porrada"? Ai eu pousei, não teve jeito, e perguntei "quem é o sr? que nunca tinha visto por aqui?" E ai foi tudo esclarecido:

O homem chama-se Salmito e é um cearense que mora há muitos anos no Rio de Janeiro, piloto esportivo (ultraleves) e piloto de helicópteros RC, gente finíssima , e o que ele estava fazendo era me dar umas dicas para melhorar o meu vôo. Passado o susto (a voz do homem parece a do Cid Moreira) sentamos e passamos a papear ( um boi preto conhece o outro boi preto), recordamos os tempos de vôos no Aterro do Flamengo (duas pistas circulares para vôos U-Control) e foi aquele gostoso papo de pilotos. O cara é gente fina (ah, cobrei dele o vôo que ele estava "exigindo" de mim e ele fez tudo conforme o figurino) mas gosta mais do vôo outdoor. Fiz convite para ele conhecer a Mito e ele disse que iria amanhã. Vamos lá ver o vôo do homem.





No mais tivemos, numa iniciativa muito louvável do Cmt. Ellery, um minuto de silêncio em memória do grande aeromodelista e amigo nosso o Sr. Roberto Cavalcante (foto acima do nosso arquivo), falecido segunda feira última. No mais e como sempre o Ginásio tinha muita gente, visitantes e pilotos que me abstenho de citar nomes para não cometer a injustiça de deixar de citar alguém. Mas as fotos anexas se encarregarão de mostrar alguns momentos do evento.

Nenhum comentário: