Postagens populares

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Um raro Spitfire se acidenta durante o pouso, na Nova Zelândia

Um raro caça da Segunda Guerra Mundial Spitfire biplace ficou danificado no que foi chamado de um pouso estranho, no Aeroporto de Ardmore, ao sul de Auckland, na Nova Zelândia, nessa quinta-feira, dia 03.

O Spitfire TR9, que vale alguns milhões de dólares, saiu fora no final da pista quando ele tentou pousar na quinta-feira de manhã, danificando a hélice e seu trem de pouso.

O Vickers Supermarine 509 Spitfire T. Mk.IX, prefixo ZK-WDQ, está registrado para a Lasbrook Holdings Limited, e que é um dos únicos no mundo com dois assentos, não ficou muito danificado. Provavelmente o piloto no momento do acidente era o proprietário, Doug Brooker.

“Será fácil para reparar o caça, apenas leva um pouco de tempo,” disse Peter Haughton da Warbirds Society em Ardmore.

Haughton disse que o acidente aconteceu quando o Spitfire vinha para pouso na pista de Ardmore, que foi bloqueada por um período de tempo até que o Spitfire fosse removido.

O vento, no momento do acidente, estava começando a mudar de direção, o que pode ter contribuido para o acidente.

Brooker comprou o Spitfire cerca de dois anos atrás, após ele ter sido modificado de um para dois assentos, se transformando em uma aeronave com apenas cinco iguais no mundo. Haughton informa que a aeronave pode tem um valor estimado de mais de US$ 3 milhões.

Ele chegou à Nova Zelândia no dia 11 de setembro de 2008, e foi pintado no padrão de cores do deserto da RAF, com as marcações do Mk IX voado pelo Esquadrão do Líder Colin Gray, da Nova Zelândia, quando esse estava baseado na Tunísia, na metade de 1943.

Este foi o segundo acidente desde qua o avião chegou na Nova Zelândia, onde na primeira vez sofreu danos durante um pouso forçado no Aeródromo de Hood, próximo a Masterton, em janeiro desse ano.
Fonte: Kavoc

Nenhum comentário: