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sábado, 31 de julho de 2010
Helimodelismo - Aeromodelismo - Você quer saber como o Ayrton Senna gastava o dinheiro que ganhava?
“Falta velocidade, né?”. Essa foi a frase mais marcante de Ayrton Senna em uma das três vezes em que esteve em Brasília. O tricampeão mundial era fanático por aeromodelismo. Para qualquer lugar do mundo, ele levava um “avião de brinquedo” na mala. Foi assim em 1991, primeira vez que veio à capital federal. O convite partiu do Presidente da República Fernando Collor de Mello..Ayrton Senna aeromodelista e aviador parte 1
No final daquele ano, Collor era bombardeado por denúncias de todos os lados. A imagem de político carismático estava tão firme como prego na areia. Por isso ele buscava alguém que servisse de alicerce para se manter no cargo até o final do mandato.
Na mesma época, Ayrton Senna comemorava o tricampeonato da Fórmula 1. Era a pessoa mais popular do país na época. Nem jogador de futebol era mais querido. O personagem perfeito para salvar Collor do impeachement, apostava o presidente, que convidou Senna para uma conversa no Palácio do Planalto, em dezembro de 1991.
O piloto fazia pouco caso das pretensões de Fernando Collor. Queria mais era aproveitar as horas livres que tinha entre a temporada 91/92. Há algum tempo, Senna não pilotava seu avião aeromodelo. Já que passaria seis horas em Brasília, pensou em “brincar” um pouco na cidade. Por intermédio do aeromodelista paulista, Celso di Santi, pediu que alguém o recebesse em Brasília para mostrar as pistas de aeromodelismo da capital federal. Com uma condição: ninguém poderia saber da presença de Senna na cidade.
O deputado distrital, atualmente em licença médica, Wigberto Tartuce, outro apaixonado pelo esporte, foi o indicado para ciceronear Ayrton Senna em Brasília. O tricampeão chegou por volta do meio-dia e seguiu direto para o Palácio do Planalto. Conversou em reservado com Collor por volta de 45 minutos. Na saída, um pelotão de fotógrafos e jornalista esperava Senna.
“Ele só sorriu para os fotógrafos, pediu para eu ir devagar para não machucar ninguém com o carro”, lembra Tartuce. “Senna falou pouco. Sobre Fórmula 1 ele só sorria, quando eu falava dessa ou daquela corrida. Ele era meio desconfiado, eu acho”, comenta.
Do Planalto, Tartuce e Ayrton Senna seguiram para o final da L2 Sul, na maior pista de aeromodelismo de Brasília. O piloto havia esquecido seu “brinquedo” no avião particular. O jeito foi voar com um F 16 de Tartuce, motor japonês OS 91. Mas tinha um problema. O controle do avião era feito para destros, e Senna era canhoto. Era como se os pedais da McLaren estivessem trocados dentro do cockpit.
“Ele reclamou. Disse que não sabia controlar o aeromodelo com o controle invertido. Fez cara feia, mas na hora que levantou vôo deu um show, mesmo com os comandos trocados”, recorda o deputado. O mundo podia explodir atrás dele que Senna não estava nem aí. Fez as manobras mais radicais com o F 16, atingiu a velocidade máxima do modelo, algo em torno de 189 Km/H. Na aterrisagem, ele entregou o controle a Tartuce e exclamou:
- Falta velocidade, ne?
Amizade
Um dos pedidos de Senna antes de desembarcar em Brasília era manter em sigilo a visita. “Ele gostou de mim. A gente não tinha conversas profundas, mas ele gostou de mim porque mantive em segredo sua presença por aqui”, assegura Tartuce.
De acordo com os amigos mais próximos de Senna, ele dificilmente mantinha uma amizade com pessoas desconhecidas. Para o piloto, Tartuce era um desconhecido, que no começo da década de 90 ainda não tinha pretensões políticas. “Se eu fosse deputado distrital chamava Deus e o Mundo para tirar foto dele ao meu lado”, brinca. Mas Ayrton Senna simpatizou com seu cicerone em Brasília.
Um ano após a primeira visita, o piloto veio ao Centro-Oeste para um evento e decidiu passar três horas com seu aeromodelo na pista do final da L2 Sul, em Brasília. Deu um motor YS 91 japonês a Tartuce de presente. O deputado guarda até hoje. Veio no jatinho particular, ao lado do amigo inseparável Américo Jacoto Júnior. Trouxe seu controle para canhoto e voou no céu de Brasília por três horas.
Neste dia, alguns aeromodelistas tentaram puxar conversa, tirar fotos, mas Senna não dava atenção. “Ele parecia obcecado pela velocidade. Vibrava com cada manobra, o olho dele brilhava com aquela situação toda”, comenta Tartuce.
Despedida
A terceira e última vez que Ayrton Senna desembarcou em Brasília foi cinco meses antes de morrer. Seu avião particular fez uma escala na capital federal e ele se encontrou com Wigberto Tartuce no aeroporto. Os dois conversaram rapidamente sobre aeromodelismo e marcaram um encontro.
Fonte: http://www.correioweb.com.br/hotsites/senna/visitas.htm
Ayrton Senna aeromodelista e aviador parte 2
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Helimodelismo - Aeromodelismo - Com OSD-PRO você voa FPV sem perder seu aparelho
O OSD Pro é um poderoso gráfico, modular, totalmente configurável Video / Audio On-Screen Display (OSD) de dispositivo, fornecendo, anúncios de voz, alarmes, variômetro acústico com compensação de energia total, Home Arrow, Return to Home, Failsafe, "Radar" , waypoints, um simulador de vôo para testes, e muitos outros recursos. A informação apresentada pode ser tão simples ou avançada como quiser, dependendo de como você configurar a tela, e em que os sensores opcionais Eagle Tree estão conectados. ou seja você tem todas as informações necessárias para um vôo bastante orientado e com a garantia de um retorno seguro para seu local de pouso
Parâmetros de GPS (Distância de Home, Home Arrow, GPS altitude, velocidade solo, curso e mais)
* Parâmetros elétricos (Volts Pack, Amperagem, Volts RX, Servo atual, Miliamperes horas, Watts)
* O desempenho dos parâmetros (velocidade do ar, pressão Altitude, Climbrate, variômetro, temperatura, RPM, G-Force, EGT, Jet Status ECU, posições de servo)
* Receptor de Saúde (Dropped Frames, Antena Fades, pacotes perdidos - requer Spektrum ou JR FlightLog receptor compatível)
* Call Sign, e muitos mais
Abaixo vídeo postado por Eduardo Ellery no Twitter
Preço da criança 399 doletas, vide o link do vendedor abaixo
http://www.dpcav.com/xcart/product.php?productid=16480&cat=263&page=1
Parâmetros de GPS (Distância de Home, Home Arrow, GPS altitude, velocidade solo, curso e mais)
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quinta-feira, 29 de julho de 2010
Helimodelismo - Adriano Neto - Vamos votar no Adriano para IRCHA - O Brasil precisa ser representado neste evento
Apelo do Adriano
"Peço a ajuda de vocês para que votem nesse site que está analisando 7 pilotos para competir no maior evento de helimodelismo do mundo chamado IRCHA (nos EUA).Se possivel votar em meu nome (Adriano Neto – Brazil)."
Para votar cliquem no link abaixo:
> http://www.ircha.org/index.php?pr=One_Competition_Vote&nosessionkill=1
terça-feira, 27 de julho de 2010
Helimodelismo - Vi , gamei e estou comprando - BO-105 police green
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Helimodelismo - Tarek treina com palmeiras , mas é incrivel o heli entre as bandeiras
Colaboração da Tripulação do Lucas
domingo, 25 de julho de 2010
6° ENCONTRO AMA-UFRJ - Este ai estou indo com o pastor Cristiano
Caso seguinte: O Pastor anda meio sem graça depois da cirurgia, eu meio precisando de uma novidade na vida, então decidimos aproveitar as promoções da TAM e encarar uma viagem "pra qualquer lugar" primeira opção foi o Paraguai (trazer uma coisinhas) mas esta do Rio é melhor (Visualmente e também lá poderemos comprar umas coisinhas). A patroa já liberou, as passagens estão na mão, só falta avisar ao Cristiano Magrinho (Pastor) da mudança nos planos, quem encontrar o Pastor avisa tá bom?
DATA DO EVENTO: 01/08/2010
1- Entrada franca
2- Pistas de HELI , AERO E AUTO LIBERADAS ( INDISPENSÁVEL TER O BRA PARA VOAR)
3- Credênciamento para acesso a pista no local ter em mâos o BRA OU CONFIRMAÇÃO E INSCRIÇÃO ANTECIPADA PELO E-MAIL aeromc@ig.com.br
4- Gincana de Heli (coordenação Mário Jorge)
5- Combate de ASAS
6- Som com DJ tocando o dia inteiro
7- Churrasco servido após as 13:00 horas valor RS 15,00 REAIS E BEBIDAS A PARTE
8- Sorteio de brindes durante o Evento (COMBUSTÍVEL , KITS AERO ,CAMISETAS E BONÊS)
9- Vária equipes E PILOTOS de AERO e Héli confirmados !!! VERDE E AMARELO JATOS , RADICAL ROBBY , HOBBY LANDIA , BIG FILD HOBBY , ELY-Q E MAIS...
10 - INÉDITO !!!!! 1° ENCONTRO(mercado de pulgas) DE COMPRA E VENDA DE AEROS , HÉLI E ACESSÓRIOS NOVOS E USADOS ( TODOS PODERÃO TRAZER PARA NEGOCIAR SEUS MODELOS E ACESSÓRIOS)
sábado, 24 de julho de 2010
787 se despede de Farnborough escoltado por Spitfires!
Dreamliner decolou da Inglaterra de volta pra casa depois das exibições na famosa feira inglesa.
O mais emocionante nesse video é ver o moderníssimo avião escoltado por 2 maravilhosos Spitfires da década de 40.
Não tem como não se arrepiar com a “música” vinda dos motores Rolls Royce Merlin e a beleza do 787.
Fonte: Aviões e Musica
O mais emocionante nesse video é ver o moderníssimo avião escoltado por 2 maravilhosos Spitfires da década de 40.
Não tem como não se arrepiar com a “música” vinda dos motores Rolls Royce Merlin e a beleza do 787.
Fonte: Aviões e Musica
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Helomodelismo - Uma autocrítica aqui acolá é necessária, mas dispenso os exageros injustificados
... O vôo nem eu mesmo aguentei ver, um colega entediado comparou meu EC-135 com uma enceradeira antiga, aquela que encerou os salões do imperador Pedro II, me senti no museu imperial. Cacilda!!!
Noite normal no PS , cheguei lá com uma sacola cheia de baterias, voei que cansei, mas teve um problema, não consegui ver todo video do meu vôo, achei chato e monótono, imagine os outros. Preciso acrescentar alguns elementos aos meus vôos, as máquinas estão ótimas, o que falta é evolução de pilotagem. Os movimentos que não estou fazendo, já os fiz e testemunhados, voar de frente fazer um turno de pista também já fiz, lá na Mito, o que sucede é que como ultimamente só voava máquinas ruins fiquei muito tempo sem inovar. O Bola me deu degrátis um simulador Keflex, com cabo e tudo para que eu possa voltar a treinar (mas ainda falta entregar, humm)
Também bateu umas dores reumáticas, a PVC (Porra da Velhice Chegando), e o Major Jaime logo me doaria o fabuloso SEBO DE CARNEIRO, que ele representa, e logo passa até dor de cotovelo
Abaixo o vôo que aproveitei muito pouco na edição apesar de ter sido bem filmado
Abaixo fotos gentilmente cedidas por CineasTV
Noite normal no PS , cheguei lá com uma sacola cheia de baterias, voei que cansei, mas teve um problema, não consegui ver todo video do meu vôo, achei chato e monótono, imagine os outros. Preciso acrescentar alguns elementos aos meus vôos, as máquinas estão ótimas, o que falta é evolução de pilotagem. Os movimentos que não estou fazendo, já os fiz e testemunhados, voar de frente fazer um turno de pista também já fiz, lá na Mito, o que sucede é que como ultimamente só voava máquinas ruins fiquei muito tempo sem inovar. O Bola me deu degrátis um simulador Keflex, com cabo e tudo para que eu possa voltar a treinar (mas ainda falta entregar, humm)
Também bateu umas dores reumáticas, a PVC (Porra da Velhice Chegando), e o Major Jaime logo me doaria o fabuloso SEBO DE CARNEIRO, que ele representa, e logo passa até dor de cotovelo
Abaixo o vôo que aproveitei muito pouco na edição apesar de ter sido bem filmado
Abaixo fotos gentilmente cedidas por CineasTV
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Helimodelismo - recomendo para os novatos PRO, para os veteranos PRO
Eita máquina decente este PRO, é como dizia um amigo meu, "quando uma pessoa compra um PRO só tem uma lamentação a fazer, por que não comprei esta máquina antes?". Quando vejo um iniciante na ilusão de começar por um modelo mais barato e comprar um HDX ou COPTER, quase do preço de um PRO eu tenho é dó. O cara deixa de começar por um top de linha da categoria 450 por causa de míseros 200 ou 300 pilas. E o que acontece, nem consegue decolar direito, se desestimula e cai fora do hobby. Eu mesmo depois de quebrar a cabeça com os V2 , principalmente quando vão ficando desgastados, não vou dizer que pensei em sair do hobby ou de helicópteros, mas confesso que já estava desanimado. Helicóptero RC é como carro, só é bom quando é novo, são muitas peças, e todas têm que funcionar coordenadas. Componentes mecânicos, elétricos, eletrônicos, rolamentos, ou funcionam como um relógio suiço ou não voam, e se voam voam mal ou caem.
Entrei para o hobby com um brinquedinho (da candide) com a intenção de estrea-lo na Mito, lá chegando (um amigo tinha me dito onde se voava helis em Fortaleza) nem tive coragem de tirar meu Commander do carro. Arre égua , só tinha tops de linha (os V1 e V2 da Align), nem falei que tinha trazido nada e fiquei a observar o movimento. Nesta época já voava lá o Bidu, que depois me daria umas noções de vôo (aprendi na marra, o homem era muito grosso, meu grande amigo hoje) , meu primeiro heli , um 450-V2 comprei dele, e depois disso já vou com quatro da Align e sempre na categoria 450. Naquela época voavamos também dia de terça numa pracinha a noite (praça da Gentilândia) e competíamos o espaço com EMOS, skaitistas, capoeiristas, umbandistas, e outros istas. Era uma época romântica e inocente. A turma só hoverava.
Hoje depois de muitas quedas, decepções e alegrias efêmeras, vim de redescobrrir o prazer de voar, o PRO é bom demais, se você quer um vôo traquilão ele voa manso, se você que arrupiar ele arrupia. É magrinho, frame simplificado de fibra de carbono, motor bom, resposta rápida, e sem necessidade dos pesinhos no paddle, o bicho responde bem a qualquer apelo. Abaixo uma exibição deste modelo maravilhoso pelo comando do Curtis, americano, no E-Fest 2010 em Illinois-USA
Entrei para o hobby com um brinquedinho (da candide) com a intenção de estrea-lo na Mito, lá chegando (um amigo tinha me dito onde se voava helis em Fortaleza) nem tive coragem de tirar meu Commander do carro. Arre égua , só tinha tops de linha (os V1 e V2 da Align), nem falei que tinha trazido nada e fiquei a observar o movimento. Nesta época já voava lá o Bidu, que depois me daria umas noções de vôo (aprendi na marra, o homem era muito grosso, meu grande amigo hoje) , meu primeiro heli , um 450-V2 comprei dele, e depois disso já vou com quatro da Align e sempre na categoria 450. Naquela época voavamos também dia de terça numa pracinha a noite (praça da Gentilândia) e competíamos o espaço com EMOS, skaitistas, capoeiristas, umbandistas, e outros istas. Era uma época romântica e inocente. A turma só hoverava.
Hoje depois de muitas quedas, decepções e alegrias efêmeras, vim de redescobrrir o prazer de voar, o PRO é bom demais, se você quer um vôo traquilão ele voa manso, se você que arrupiar ele arrupia. É magrinho, frame simplificado de fibra de carbono, motor bom, resposta rápida, e sem necessidade dos pesinhos no paddle, o bicho responde bem a qualquer apelo. Abaixo uma exibição deste modelo maravilhoso pelo comando do Curtis, americano, no E-Fest 2010 em Illinois-USA
domingo, 18 de julho de 2010
Helimodelismo - Aeromodelismo - Mito 18 - Um amigo novo e um cachorro amante da aviação
O amigo novo: João França, rapaz jovem, sério e companheiro, helimodelista e aeromodelista
O Cachorro amante da aviação embarcou no meu Ec-135 e não quis mais sair , este vai ser piloto quando crescer
Mito sem stelios
O Cachorro amante da aviação embarcou no meu Ec-135 e não quis mais sair , este vai ser piloto quando crescer
Mito sem stelios
Helimodelismo - Mito-sabado-17 - Uma salada de malucos belezas - Motor afrouxou 600 e foi direto pra chom
Realmente aconteceu de tudo neste sábado, já começa com o Sandoval Neto, o nosso legítimo guru, ele sempre dá as dicas e depois sai correndo com as pernas trôpegas porque ele não é nem doido de ficar num lugar tão insano.. Tivemos também:
-Vôo inaugural do 600 do Lorenço, o maluco no vôo de teste já botou para arrombar, e arrombou mesmo, seu motor afrouxou e o bicho foi para chom ´(felizmente só quebrou o skid)
- A evolução meteórica do Cmt Luiz Antonio com Z maiusculo, voou mesmo com uma pá quebrada e desobedecendo as instruções do seu mestre Mr Emerson , passou do limite e estabacou-se na chom também, mas na minha opinião ele ganhou o dia. Evoluiu.
- O vôos da birita, nunca vi o Luquinha voar tão bem, desinibido por uma tantas cervejas fez de tudo , até o "back tornedo" e o a fantástica criação, inventou uma manobra chamada Daiane dos Santos, em que já decola virando de dorso de frente e completa outra virada, tudo abaixo de 2 metros, "cosa de loco"
- Zumim também com algumas na cuca se aventurou num 3D, mas cauteloso como sempre pousou logo.
- O Sacha, agora apelidado de o filho da Xuxa, ficou tentanto achar o track correto para seu heli, mas parece que era uma pá quebrada por dentro, ai fica dificil encontrar o ponto certo. Mas este procedimento pode ser perigoso se feito próximo ao rosto.
- Meus loopings foram filmados pela minha neta, só que filmou tão mal que nem deu para juntar ao video, ah uma jaulinha. Mas mesmo assim ainda fiz alguns loopings duplos.
MITO 8 DIAS SEM STELIOS NEM FLYERS CHECKS , ESTÁ MAIS RESPIRÁVEL
-Vôo inaugural do 600 do Lorenço, o maluco no vôo de teste já botou para arrombar, e arrombou mesmo, seu motor afrouxou e o bicho foi para chom ´(felizmente só quebrou o skid)
- A evolução meteórica do Cmt Luiz Antonio com Z maiusculo, voou mesmo com uma pá quebrada e desobedecendo as instruções do seu mestre Mr Emerson , passou do limite e estabacou-se na chom também, mas na minha opinião ele ganhou o dia. Evoluiu.
- O vôos da birita, nunca vi o Luquinha voar tão bem, desinibido por uma tantas cervejas fez de tudo , até o "back tornedo" e o a fantástica criação, inventou uma manobra chamada Daiane dos Santos, em que já decola virando de dorso de frente e completa outra virada, tudo abaixo de 2 metros, "cosa de loco"
- Zumim também com algumas na cuca se aventurou num 3D, mas cauteloso como sempre pousou logo.
- O Sacha, agora apelidado de o filho da Xuxa, ficou tentanto achar o track correto para seu heli, mas parece que era uma pá quebrada por dentro, ai fica dificil encontrar o ponto certo. Mas este procedimento pode ser perigoso se feito próximo ao rosto.
- Meus loopings foram filmados pela minha neta, só que filmou tão mal que nem deu para juntar ao video, ah uma jaulinha. Mas mesmo assim ainda fiz alguns loopings duplos.
MITO 8 DIAS SEM STELIOS NEM FLYERS CHECKS , ESTÁ MAIS RESPIRÁVEL
sábado, 17 de julho de 2010
Quer trabalhar num sonho que voa? então mete os peitos e encare este luxo voador
Emirates recruta comissários de bordo em São Paulo
No próximo domingo, a empresa aérea Emirates realizará um dia de recrutamento de comissários de bordo em São Paulo. A seleção acontecerá no hotel The Intercity Premium, na Avenida Ibirapuera, 2577, em Moema, a partir das 10h.
Hoje, o número de comissários da Emirates é de cerca de 9 mil pessoas. A equipe conta com pessoas de 110 diferentes nacionalidades.
Veja dados da seleção e da vaga:
Atributos desejáveis dos candidatos:
Personalidade agradável e simpática, maturidade, iniciativa e um pleno senso de responsabilidade
Boa visão
Ser amigável e cortês
Flexibilidade para trabalhar em equipe
Bom nível cultural e sensibilidade
Possuir curso colegial
Fluência em inglês (falar outros idiomas é um ponto positivo, mas não é obrigatório)
Processo de Seleção
O curriculum vitae pode ser enviado por e-mail (http://www.emiratesgroupcares.com.com) com duas fotografias, uma tipo documento e outra de corpo inteiro
Um dia de pré-seleção em várias partes do mundo (dia inteiro)
Teste de inglês, se esse não for o idioma nativo do candidato
Teste psicométrico
Projeção de um vídeo sobre a Emirates e sobre Dubai
Formulários médicos
Centro de Avaliação e Entrevista Final
Treinamento (a maioria dos instrutores ainda voa)
Novos cursos para 30 novos funcionários admitidos semanalmente
Exames teóricos relativos a cada módulo do curso
Treinamento de cinco semanas
Duas semanas de treinamento de normas de emergência e segurança (prático e teórico)
Uma semana de treinamento de primeiros socorros (programa certificado pelo Royal College of Surgeons,de Edimburgo, Escócia)
Um dia de treinamento sobre a aparência do candidato
Duas semanas de treinamento em serviço
Exame prático no último dia
Diplomação
Serviço e Carreira
Promoções para funções supervisoras são baseadas no desempenho e competência, e não no tempo de serviço
Perfil da tripulação de bordo
Equipe da Classe Econômica
Equipe da Classe Executiva
Equipe da Primeira Classe
Comissário/Comissária de voo sênior
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Helimodelismo - Aeromodelismo - Mito 16 - O crepúsculo derrubou um
No começo estava Mr Emerson pelejando para deixar voável um miserável HDX que um colega deixou lá para vender e ele vendeu, mas..., bem vocês já sabem HDX é problema garantido. Daqui umas horas chega o dono do HDX, quem?, quem?, ele mesmo o Cmt Luis Antonio. Surpreendeu, voou muito bem para um novato, mas com sempre digo cuidado com o crepúsculo, a luz fica difusa e confunde até mesmo os automobilistas. O Luis entusiasmou-se, o sol se pôs e o heli tombou e quebrou por sorte apenas uma pá.
No mais a visita do Iguatuense Everton de Castro que também é construtor de aeromodelos mas ficou bastante impressionado com o quick do Cmt Wetter voado na ocasião pelo grande Bidu.
Mais uma dia a Mito limpa sem stelios nem fliers cheks.
Voei meu PRO mais a vontade e depois de uma decolagem forte na vertical, cabrei, dei um giro, segurei a cabrada e mais um looping, sem esforço, acho que até caberia mais um, mas decidi não arriscar, mas amanhã não escapa será um triplo looping, o PRO aguenta.
No mais a visita do Iguatuense Everton de Castro que também é construtor de aeromodelos mas ficou bastante impressionado com o quick do Cmt Wetter voado na ocasião pelo grande Bidu.
Mais uma dia a Mito limpa sem stelios nem fliers cheks.
Voei meu PRO mais a vontade e depois de uma decolagem forte na vertical, cabrei, dei um giro, segurei a cabrada e mais um looping, sem esforço, acho que até caberia mais um, mas decidi não arriscar, mas amanhã não escapa será um triplo looping, o PRO aguenta.
Aeromodelismo - TAM NO PS atropelou causídico que também é piloto
Como sempre o Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza foi palco de cenas memoráveis. Vocês já viram um advogado/piloto ser atropelado por um B-737, pois ontem a noite aconteceu isto, mas espere ai, não foi propriamente um avião "full scale" e sim uma réplica quase perfeita desta fantástica aeronave. Caso seguinte: Mr Emerson (piloto de provas) e Cmt Reuber (proprietário) trouxeram para o PS o duplo fan turbina B-737 pela impossibilidade óbvia de uma decolagem (modelo exige muita pista para sair do solo) foi iniciado um procedimento de taxiamento (veja vídeo abaixo), na continuação Mr.Emerson premiu o acelerador mais forte do que o esperado e o AirBus arremeteu muito rápido e na direção do nosso querido Luis Antonio, Advogado e heli/aeromodelista que foi atingido nas pernas felizmente sem gravidade, mas o pulo foi engraçado (não apareceu o choque na filmagem porque o cinegrafista estava muito próximo e também se assustou). Mr Emerson é da opinião que uma aeronave desta, até pelo custo (uns 9.000 pilas) deve ser utilizado apenas para exibições estáticas ou funcionamento restrito. Já o proprietário Cmt Reuber promete para breve uma decolagem no CIM (Centro Integrado de Modelismo) em Fortaleza.
Abaixo a foto do UFO de fabricação caseira de autoria do Cmt Ruben, que voou legal e até ensaiou um "turno de pista", mas ai ouviu-se uma voz altissonante que ribombou no Ginásio "Cmt. Ruben faz ai um dorso", e ai como guiado por uma mão misteriosa o UFO virou de "bunda canastra" (ficou de dorso involuntário e cathibumba foi para chom danificando algumas peças do aparelho. Alguém comentou que o grito do Cmt Luis foi tão potente que interferiu na frequencia do rádio do UFO, vôte!!!
Abaixo minha foto com o Cmt Luis Antonio com meu PRO nos braços foi tirada pelo marqueteiro mor Cmt. Cineas, que também gentilmente cedeu a permissão de publicação da foto do UFO acima desta.
Abaixo a foto do UFO de fabricação caseira de autoria do Cmt Ruben, que voou legal e até ensaiou um "turno de pista", mas ai ouviu-se uma voz altissonante que ribombou no Ginásio "Cmt. Ruben faz ai um dorso", e ai como guiado por uma mão misteriosa o UFO virou de "bunda canastra" (ficou de dorso involuntário e cathibumba foi para chom danificando algumas peças do aparelho. Alguém comentou que o grito do Cmt Luis foi tão potente que interferiu na frequencia do rádio do UFO, vôte!!!
Abaixo minha foto com o Cmt Luis Antonio com meu PRO nos braços foi tirada pelo marqueteiro mor Cmt. Cineas, que também gentilmente cedeu a permissão de publicação da foto do UFO acima desta.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Helimodelismo - Voei meu PRO hoje na Mito, é um chocolate, o bode estava lá
Macio, gostoso, desliza macio, sinceramente, é outra coisa, tive até dó de voar
Estava meio cismadão (derrubei muito meu V2), mas Mr. Emerson me estimulou a experimentar a máquina e me assegurou que nem preciso acionar o IDLE , pode cabrar tudo que ele faz o looping tranquilo. E mesmo cagaceado o fiz, a máquina foi obediente e precisa, fez um giro gracioso e silencioso no ar, depois de uns telengo-tengos de cauda (manobra em que o heli vem de ré paralelo a mim e mais a frente faço um giro de 360º e deixo ele aproado para a frente, entenderam, não?, então venham para a Mito), depois pousei macio, tranquilão. Mr Emerson (o montador) fez looping de todo jeito, de banda, de frente, de cauda, com uma facilidade incrível. O piloto tem que ser bom , mas uma máquina como o PRO ajuda muito. Da família 450 da Align, não é uma evolução do V2, tampouco do Sport, é outro helicóptero, muito bom para encarar manobras mais audaciosas
Amanhã no PS estarei mais a vontade com o novo heli e farei mais uns vôos de reconhecimento. Acima a confusão que está minha bancada, se colocar mais um heli com as respectivas peças de backup nem vai caber mais, e ai vou fazer como um grande amigo meu que já ocupou dois cômodos da casa com aeromodelos de todos os tamanhos. É um verme que só aumenta, quanto mais melhor.
Estava meio cismadão (derrubei muito meu V2), mas Mr. Emerson me estimulou a experimentar a máquina e me assegurou que nem preciso acionar o IDLE , pode cabrar tudo que ele faz o looping tranquilo. E mesmo cagaceado o fiz, a máquina foi obediente e precisa, fez um giro gracioso e silencioso no ar, depois de uns telengo-tengos de cauda (manobra em que o heli vem de ré paralelo a mim e mais a frente faço um giro de 360º e deixo ele aproado para a frente, entenderam, não?, então venham para a Mito), depois pousei macio, tranquilão. Mr Emerson (o montador) fez looping de todo jeito, de banda, de frente, de cauda, com uma facilidade incrível. O piloto tem que ser bom , mas uma máquina como o PRO ajuda muito. Da família 450 da Align, não é uma evolução do V2, tampouco do Sport, é outro helicóptero, muito bom para encarar manobras mais audaciosas
Amanhã no PS estarei mais a vontade com o novo heli e farei mais uns vôos de reconhecimento. Acima a confusão que está minha bancada, se colocar mais um heli com as respectivas peças de backup nem vai caber mais, e ai vou fazer como um grande amigo meu que já ocupou dois cômodos da casa com aeromodelos de todos os tamanhos. É um verme que só aumenta, quanto mais melhor.
Marcadores:
é um chocolate,
Voei meu PRO hoje na Mito
terça-feira, 13 de julho de 2010
Exibição no Ginásio Paulo Sarasate (PS) foi adiada para quinta dia 15
Avisamos aos nossos convidados para amanhã no PS que as atividades aero/helimodelistas foram adiadas para quinta feira dia 15,
sorry
sorry
É mais fácil um helimodelista voar um "full scale" do que um piloto de helicoptero voar um helimodelo
Muita interessante esta questão, vejam abaixo o diálogo no e-vôo sobre este assunto:
www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=832469
Fabio Flieger
Boa tarde pessoal.
Sempre tive curiosidade em saber se na prática, há alguma semelhanca entre controlar um helimodelo e um helicóptero real. Me refiro de um modo geral.
Tenho interesse no futuro em fazer o curso PP de helicóptero, mas existe um mini-curso com o Robinson R22 onde é cobrado um valor de 200 e poucos €, com 1h de teoria básica e 1h de vôo onde o aluno pode controlar durante uns 20 a 30min o cíclico e os pedais.
Conversando com um piloto e também helimodelista, ele me falou que o fato de ter o helimodelismo como hobby a sério, sem dúvida alguma é uma boa vantagem no curso de helicóptero real, contribuindo bastante para o entendimento do funcionamento da aeronave, collective pitch, etc, e também facilita a prática.
Ele teve um aluno que pratica helimodelismo há uns 2 anos e demonstrou bastante facilidade em aprender o hover, em questao de 15min já estava hoverando o R22. Assim como ele também comecou no helimodelismo.
Já, segundo ele, esta "regra" nao funciona no sentido inverso, um piloto de helicóptero que nao tem experiência com heli rc geralmente tem mais dificuldade em aprender a voar um helimodelo, p.ex. da classe 450, do que alguém que nao é piloto, pois o costume de estar no cockpit dificulta ou atrapalha na questao de orientacao no rc. Interessante...
Será que um helimodelista experiente aprende a voar um helicóptero full scale com mais rapidez do que quem nao é helimodelista? E um piloto teria menos intimidade com helimodelo? O que vocês acham?
Abraco!
mjorge
Sim. A recíproca é verdadeira!
Temos aqui no Rio vários helimodelistas pilotos full scale que viream de lá prá cá. Muitos deles já com enormes somas de horas na caderneta de vôo, inclusive operando em missões off-shore, on-shore e militares dentre outras.
Mas sempre ouvimos deles a mesma coisa:
"Aqui, o diferencial é que não estamos dentro da máquina!"
Ou seja, voar algo R/C é simplesmente distinto de tudo que já havia sido pilotado antes. É comandar um objeto remotamente que ao alterarmos o eixo de orientação em relação ao piloto tudo se inverte.
Para um novato, o maior temor é hover de frente "NOSE IN", concordam?
Já na situação inversa, na própria internet temos inúmeros casos de aeromodelistas que inclusive pousaram aviões de grande porte, helimodelistas que hoveraram um Bell 407 e até um louco que roubou um ultraleve, lembram?
_________________
www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=832469
Fabio Flieger
Boa tarde pessoal.
Sempre tive curiosidade em saber se na prática, há alguma semelhanca entre controlar um helimodelo e um helicóptero real. Me refiro de um modo geral.
Tenho interesse no futuro em fazer o curso PP de helicóptero, mas existe um mini-curso com o Robinson R22 onde é cobrado um valor de 200 e poucos €, com 1h de teoria básica e 1h de vôo onde o aluno pode controlar durante uns 20 a 30min o cíclico e os pedais.
Conversando com um piloto e também helimodelista, ele me falou que o fato de ter o helimodelismo como hobby a sério, sem dúvida alguma é uma boa vantagem no curso de helicóptero real, contribuindo bastante para o entendimento do funcionamento da aeronave, collective pitch, etc, e também facilita a prática.
Ele teve um aluno que pratica helimodelismo há uns 2 anos e demonstrou bastante facilidade em aprender o hover, em questao de 15min já estava hoverando o R22. Assim como ele também comecou no helimodelismo.
Já, segundo ele, esta "regra" nao funciona no sentido inverso, um piloto de helicóptero que nao tem experiência com heli rc geralmente tem mais dificuldade em aprender a voar um helimodelo, p.ex. da classe 450, do que alguém que nao é piloto, pois o costume de estar no cockpit dificulta ou atrapalha na questao de orientacao no rc. Interessante...
Será que um helimodelista experiente aprende a voar um helicóptero full scale com mais rapidez do que quem nao é helimodelista? E um piloto teria menos intimidade com helimodelo? O que vocês acham?
Abraco!
mjorge
Sim. A recíproca é verdadeira!
Temos aqui no Rio vários helimodelistas pilotos full scale que viream de lá prá cá. Muitos deles já com enormes somas de horas na caderneta de vôo, inclusive operando em missões off-shore, on-shore e militares dentre outras.
Mas sempre ouvimos deles a mesma coisa:
"Aqui, o diferencial é que não estamos dentro da máquina!"
Ou seja, voar algo R/C é simplesmente distinto de tudo que já havia sido pilotado antes. É comandar um objeto remotamente que ao alterarmos o eixo de orientação em relação ao piloto tudo se inverte.
Para um novato, o maior temor é hover de frente "NOSE IN", concordam?
Já na situação inversa, na própria internet temos inúmeros casos de aeromodelistas que inclusive pousaram aviões de grande porte, helimodelistas que hoveraram um Bell 407 e até um louco que roubou um ultraleve, lembram?
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Helimodelismo - Mito 11 - Maluco pousou de dorso - REBITÃO do Fabão e muito mais
1- Heli 600 carenado do Fábio Albuquerque, um gigante no ar em beleza e perícia de vôo, agora os rebites ficaram um pouco exagerados e a plateia desvairada da Mito já batizou, REBITÃO, que nada Fabio teu heli deu show de bola.
2- O louco do Lourenço cismou de pousar de dorso, pois não é que fez mesmo? e duas vezes, só registrei a primeira.
3-Inauguração do 700 do Reuber, um grande helicóptero, o motor segundo dizem é do tamanho do motor de um liquidificador.
4- Mr Emerson anuncia o 2ª ElectricFly, data a anunciar
5- Ambiente sadio sem stelios e nem check Flyings
2- O louco do Lourenço cismou de pousar de dorso, pois não é que fez mesmo? e duas vezes, só registrei a primeira.
3-Inauguração do 700 do Reuber, um grande helicóptero, o motor segundo dizem é do tamanho do motor de um liquidificador.
4- Mr Emerson anuncia o 2ª ElectricFly, data a anunciar
5- Ambiente sadio sem stelios e nem check Flyings
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Helimodelista de férias - Fotos de Gramado - Curtindo um Chimarrão
MAD MARIA , UM PASSEIO NO BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROPILHA
GELADIM QUE FAZ GOSTO (UNS 10 GRAUS)
SÓ ESSA MANDA NO VÉI (COMEMORANDO 41 ANOS DE CASADOS)
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Modelismo - Mini Mundo - Um mundo em miniatura - Gramado-RS
O Mini Mundo é um parque ao ar livre com mais de 3000m² de área, onde estão espalhadas mais de 150 réplicas perfeitas, feitas em escala 1,24 ou seja 24 vezes menor, com trens em movimento importados da Alemanha. Tudo na sua devida escala. (Ex. Pessoas, carros, animais, trens, etc...) Inclusive estava concorrendo para uma das sete maravilhas do estado do Rio Grande do Sul. Lindo demais!
VEJAM O VÍDEO ABAIXO DE AUTORIA DE ALBERTO STUDART, O VELHO HELIMODELISTA, EM RECENTE VIAGEM À FABULOSA SERRA GAUCHA
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Decolagem - A320- Fortaleza - Porto Alegre com escala em Brasilia (com pouso filmado)
Decolagem - A320- Fortaleza - Porto Alegre com escala em Brasilia
terça-feira, 6 de julho de 2010
A-320 Cmt 60 anos Ribeiro Lima - Copila 25 anos Victor Friedrich - Aviação não tem idade
O vôo JJ3072 da TAM estava na metade do caminho, escala em Brasília, nascido em Porto Alegre e com destino a Fortaleza, como sempre fiquei na janela um pouco atrás da asa acompanhando os principais procedimentos do vôo, acionou o speed-break (freio aerodinâmico que fica sobre a asa, normalmente é acionado no pouso, mas pode ser acionado em vôo em determinadas situações comandadas pela torre geralmente para reduzir velocidade por causa de tráfego à frente), em seguida foi anunciado pouso autorizado pela torre e repassada aos passageiros e tripulação pelo Cmt. Ribeiro, e gradativamente foram baixados os flaps. Notei que a aeronave não tocou o solo no início da pista, entrou voando, e se manteve assim mais do que o normal, eu pensei, lá vem um reverso pesado para segurar o aparelho antes do final da pista, e foi o que aconteceu, após o toque o acionamento dos elementos de frenagem foram aplicados com severidade, o reverso gemeu forte e transmitiu seu protesto em forma de extremas vibrações. E foi tudo se aquietando, o reverso foi desativando até parar, o speed-brake e flaps foram recolhidos e o taxiamento seguiu em seu curso normal até a estação de passageiros.
Aeronave parada na escala, porta da cabine de comando aberta e os comandantes relaxados papeando numa boa. Neste momento fiquei peruando e passei a divulgar meu blog com a entrega dos cartões. O papo foi como sempre interessante, respondendo a uma dúvida me explicaram como a APU sozinha segurava todo o sistema de energia da aeronave, inclusive o ar condicionado, quando no solo. E ao ser indagado por que pousou tão na frente e foi forçado a frear tudo com toda força, o Cmt Lima explicava, "Deu uma flutuada na pista mais do que o previsto", e é normal, em um avião não se aperta um botãozinho e ele pousa no exato ponto que se quer, existem os fatores metereológicos que podem mudar a dinâmica do procedimento.
O Cmt Ribeiro Lima já estava aposentado e voltou a ativa e do alto dos 60 anos é um piloto de primeira linha. O Copila Victor Friedrich é um jovem e entusiasmado piloto que almeja o mais rápido possível ser um comandante mas provavelmente segundo ele mesmo só o será daqui a uns 6 anos. Eu acho que com o instrutor que ele tem logo logo estará na poltrona da esquerda.
Obs: Não registramos fotos da cabine em cumprimento das normas atuais das companhias aéreas.
Aeronave parada na escala, porta da cabine de comando aberta e os comandantes relaxados papeando numa boa. Neste momento fiquei peruando e passei a divulgar meu blog com a entrega dos cartões. O papo foi como sempre interessante, respondendo a uma dúvida me explicaram como a APU sozinha segurava todo o sistema de energia da aeronave, inclusive o ar condicionado, quando no solo. E ao ser indagado por que pousou tão na frente e foi forçado a frear tudo com toda força, o Cmt Lima explicava, "Deu uma flutuada na pista mais do que o previsto", e é normal, em um avião não se aperta um botãozinho e ele pousa no exato ponto que se quer, existem os fatores metereológicos que podem mudar a dinâmica do procedimento.
O Cmt Ribeiro Lima já estava aposentado e voltou a ativa e do alto dos 60 anos é um piloto de primeira linha. O Copila Victor Friedrich é um jovem e entusiasmado piloto que almeja o mais rápido possível ser um comandante mas provavelmente segundo ele mesmo só o será daqui a uns 6 anos. Eu acho que com o instrutor que ele tem logo logo estará na poltrona da esquerda.
Obs: Não registramos fotos da cabine em cumprimento das normas atuais das companhias aéreas.
domingo, 4 de julho de 2010
Aqui Gramado
É dificil acostumar, agora quase 7 horas e tudo escuro lá fora, ontem um tour pelas principais cidades da serra gaucha, Bento Gonçalves (vinícula Aurora), Garibaldi (maior produtora de espumantes), dentre outras, a maioria em uma MARIA FUMAÇA, parecia até novela da Globo, Mad Maria, infelizmente esqueci o cabo que faz a conexão da câmera para o Micro, e algumas fotos serão postadas no meu novo Blog "Diário de um velho Viajante" onde rebuscarei fotos e vídeos desta viagem e de outras que fizemos, sei que viagens dos outros poucas pessoas se interessam em ver, mas neste novo blog colocarei também dicas de hoteis, roteiros interessantes e como se evitar "roubadas" que acontecem aos turistas de primeira ocasião (nesta viagem entrei em algumas roubadas), as fotos e vídeos só serão mostrados os de interesse geral e evitados os mais de caráter íntimo (Ah o amor), e familiares. Já tenho algumas viagens mais recentes e outras nem tanto, mas tudo guardadinho, vou tirar tudo do bau e publicar. Tenho muito material de Buenos Aires e de cidades brasileiras,(Recife, Rio, SP, Goiania, Fernando de Noronha, Sete Cidades-PI, Salvador, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Belém, Santarem, Brasilia, Vitória-ES, Juazeiro, Resende-Rio,Campos do Jordão-SP, Aparecida-SP, Penedo-RJ), sem falar dos USA (Miami, Orlando, Tampa) de algum tempo atrás, mas igualmente interessante. Também de Pedro Juan Caballero (Paraguai), Argentina (Ah Maradona!, que bom fostes para casa mais cedo, que bom!), dicas para evitar ser roubado em Buenos Aires (taxistas, etc) Acredito que com dicas e sugestões e vídeos curtos no YouTube deveremos pelo menos encostar no meu blog sobre helimodelismo com já quase 10.000 acessos de 43 paises de todos os continentes (Sorry). Mas ai já é outra história. Bons vôos.
FOTO ABAIXO LAGO NEGRO
quinta-feira, 1 de julho de 2010
A-320 - O co-piloto me levou a cabine e me apresentou ao comandante como um colega deles
Equipamento: AirBus A-320
Rota: Fortaleza - Porto Alegre com escala em Brasília
Tempo de vôo, contando com a parada da escala: 5 horas
Comandante: Cmt Dalloca, neste vôo co-piloto e instrutor
Co-Piloto: Anderson Adame: Neste vôo comandante supervisionado pelo Cmt. Dalloca
Peru na cabine (antes da decolagem) Eu mesmo, Alberto, o velho helimodelista.
Caso seguinte: decolamos 6:20 da manhã de hoje com destino a Porto Alegre com escala em Brasília, decolagem tranquila (tudo filmado) e pouso manteiga em Brasília, na demora de 30 minutos daquela escala passei a andar e evitar problemas de ficar muito tempo sentado , o que pode causar problemas na circulação, pois bem, ao passar em frente a cabine me aproximei do co-piloto e mantivemos uma conversa sobre aviação, e ai dei meu cartão do Blog, então fui convidado para entrar na cabine e fui apresentado ao Cmt.Dalloca que me recebeu muito bem , me tratou como colega, e explicou que o co-piloto Anderson neste vôo estava na cadeira do Cmt. e que ele o instrutor master estava no papel de co-piloto, foi legal., assisti a programação do piloto automático, e o cheque pre-vôo, e então pelas regras atuais da ANAC tive que (oh dor) sair na decolagem. Dois caras super simples e que se interessaram em acessar meu Blog. O pouso em Porto Alegre foi meio brabo (tamancada) e o Anderson, o copila, que executou o procedimento de pouso, quando fiz a observação da chibatada no solo me dizia "Foi um windshield Alberto", aquele ventinho malicioso que as vezes complica uma aeronave no pouso, e ai eu pensei é mentira Terta?, não percebi este vento, acho que foi nervosismo do colega, de comandante pela primeira vez. Mas foi legal demais e acho que fiz dois novos amigos do mundo da aviação, inclusive o Cmt Dalloca é aeromodelista e voa ultraleve, e disse que vai conhecer a mito na próxima oportunidade.
Agora em Gramado, amanhã mais novidades e fotos. Bye
Rota: Fortaleza - Porto Alegre com escala em Brasília
Tempo de vôo, contando com a parada da escala: 5 horas
Comandante: Cmt Dalloca, neste vôo co-piloto e instrutor
Co-Piloto: Anderson Adame: Neste vôo comandante supervisionado pelo Cmt. Dalloca
Peru na cabine (antes da decolagem) Eu mesmo, Alberto, o velho helimodelista.
Caso seguinte: decolamos 6:20 da manhã de hoje com destino a Porto Alegre com escala em Brasília, decolagem tranquila (tudo filmado) e pouso manteiga em Brasília, na demora de 30 minutos daquela escala passei a andar e evitar problemas de ficar muito tempo sentado , o que pode causar problemas na circulação, pois bem, ao passar em frente a cabine me aproximei do co-piloto e mantivemos uma conversa sobre aviação, e ai dei meu cartão do Blog, então fui convidado para entrar na cabine e fui apresentado ao Cmt.Dalloca que me recebeu muito bem , me tratou como colega, e explicou que o co-piloto Anderson neste vôo estava na cadeira do Cmt. e que ele o instrutor master estava no papel de co-piloto, foi legal., assisti a programação do piloto automático, e o cheque pre-vôo, e então pelas regras atuais da ANAC tive que (oh dor) sair na decolagem. Dois caras super simples e que se interessaram em acessar meu Blog. O pouso em Porto Alegre foi meio brabo (tamancada) e o Anderson, o copila, que executou o procedimento de pouso, quando fiz a observação da chibatada no solo me dizia "Foi um windshield Alberto", aquele ventinho malicioso que as vezes complica uma aeronave no pouso, e ai eu pensei é mentira Terta?, não percebi este vento, acho que foi nervosismo do colega, de comandante pela primeira vez. Mas foi legal demais e acho que fiz dois novos amigos do mundo da aviação, inclusive o Cmt Dalloca é aeromodelista e voa ultraleve, e disse que vai conhecer a mito na próxima oportunidade.
Agora em Gramado, amanhã mais novidades e fotos. Bye
No carro voador até que eu iria , mas neste heli caseiro não voaria nem a pau
The Transition by Terrafugia is a roadable aircraft, an airplane that can take off and land from any airport, and with the push of a button fold up its wings and drive down the road. For more information about this innovative product, please go to terrafugia.com
Um jovem designer gráfico e entusiasta de helicópteros da província de Liaoning, na China, finaliza nos próximos dias a sua mais nova invenção: um helicóptero caseiro, sem ajuda de métodos industriais.
A engenhoca já está em fase final de adaptação e mede 6 metros de comprimento e 350 kg. Gao Hanjie, o inventor da engenhoca, garante que o helicóptero será testado no ar nos próximos dias.
Égua rosa, o diabo é que tem coragem de voar numa tralha dessas. Você teria?
Bye bye pessoal , já estou me preparando para embarcar no A-320 para Porto Alegre (Gramado e Canela), até a volta e bons vôos na Mito neste weekend.
Um jovem designer gráfico e entusiasta de helicópteros da província de Liaoning, na China, finaliza nos próximos dias a sua mais nova invenção: um helicóptero caseiro, sem ajuda de métodos industriais.
A engenhoca já está em fase final de adaptação e mede 6 metros de comprimento e 350 kg. Gao Hanjie, o inventor da engenhoca, garante que o helicóptero será testado no ar nos próximos dias.
Égua rosa, o diabo é que tem coragem de voar numa tralha dessas. Você teria?
Bye bye pessoal , já estou me preparando para embarcar no A-320 para Porto Alegre (Gramado e Canela), até a volta e bons vôos na Mito neste weekend.
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