Sábado na Mito, não teve muita audiência, muitas atividades paralelas no hobby, inclusive o churrasco no NOSSO CAMPO, que já soube pelo Costa Lima foi um sucesso total, o Lourenço arrazou por lá, o caché dizem ,foi alto, infelizmente por força maior não pude comparecer, mas por aqui tivemos excelentes vôos e algumas lenhas (naturais no hobby) Sacha estabacou seu 450 PRO (poucos danos) ele disse que foi ""um vento", égua! é cada desculpa!, mas outros mais atentos dizem que foi o dedo mesmo. O importante é que o colega é esforçado e neste vídeo demonstra isso com seus dorsos espetaculares. Tivemos também a volta do pastor Cristiano que ficou pouco (ainda está chateado com recentes acontecimentos provocados pelo Lalau)
FÁBIO E A FERA (CANOPY BY MAIZENA, NO MÍNIMO US$ 150, É MOLE?) , O OUTRO HELI, MAIS ANTIGÃO ESTAVA DE MOTOR FRAQUINHO E POUCO VOOU
SACHA E ESPOSA, UMA NOVA GERAÇÃO DE DEDICADAS MULHERES QUE ACOMPANHAM SEUS MARIDOS NO HOBBY, PARABÉNS!
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domingo, 30 de maio de 2010
sábado, 29 de maio de 2010
PIA 777-200ER (New Livery) | Landing | 23R Manchester Airport
A Pakistan International Airlines (PIA) Boeing 777-200ER wearing the companies new 2010 Livery makes her final approach and then lands on Runway 23R at Manchester Ringway International Airport.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
IV Festival de Aeromodelismo de Fortaleza
Não percam, sensacional, cobertura total do Blog DIÁRIO DE UM VELHO HELIMODELISTA, com 16Gb de filmes e fotografias.(equipe do blog full time no evento, não sai nem pra almoçar, e flahs ao vivo via Web)
SHOW DO LOURENÇO e muito mais
SHOW DO LOURENÇO e muito mais
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Helimodelismo e aeromodelismo no PS quarta 26, teve até foguete americano
Aparentemente era uma estrovenga impossível de voar, mas depois de muitos ajustes Roberto de Castro assessorado pelo Cmt Leno conseguiram decolar. Era um foguete da Nasa mas que voava como avião, e bem. Tivemos o vôo do Luis Carioca que voou um avião próprio para ambiente outdoor, mas como estava flapeado full deu certo e fez bonito. Teve a ultima criação do Leno, um biplano que parecia pesado, mas na verdade muito leve, 190g, e tremenda dirigibilidade. E tivemos também a satisfação de ver finalmente o marqueteiro mor Cineas andando quase perfeito, e sem as muletas, ficamos realmente felizes com as melhoras do colega de midia.
AMIGO É COISA DE SE GUARDAR DO LADO DIREITO DO PEITO (Milton Nascimento)
Sempre antes dos vôos no Paulo Sarasate eu, o velho helimodelista e o meu amigo Rubens gostamos de curtir um capuccino na Saraiva do Iguatemi. É sempre muito legal
AMIGO É COISA DE SE GUARDAR DO LADO DIREITO DO PEITO (Milton Nascimento)
Sempre antes dos vôos no Paulo Sarasate eu, o velho helimodelista e o meu amigo Rubens gostamos de curtir um capuccino na Saraiva do Iguatemi. É sempre muito legal
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Helimodelismo na Mito - parte-8 - Os vôos do velho helimodelista
T-Rex 450 V2 Align e EC-135 escala com um T-Rex 450 V2 in
Helimodelismo na Mito - parte-7 Sacha revelação
Sacha acompanha com os pés o vôo do seu heli, vejam como é isto, no mais um excelente vôo para quem está começando
Helimodelismo na Mito - parte-6 Bell escala , piloto Zumim
Este modelo Bell escala está movido a T-Rex 600 que era originalmente a combustão e foi convertido para elétrico. Piloto Zumim. Observem a recolhimento do trem de pouso e a estabilidade da máquina. Para quem é chegado no ramo e adora helicópteros, este modelo é prato cheio, uma poesia que voa..
Helimodelismo na Mito - parte 5 - Zumim o campeão cearense
Inegável o homem é bom mesmo, e além do mais sempre disponível para ajudar aos colegas de hobby. Piloto de poucas palavras e muitas atitudes. Parabéns.
Helimodelismo na Mito - parte 4 - Fotografias
Rolim concentrado no note, simulador ou um filminho?
Wellington meditando sobre o próximo vôo
Um casal pra lá de feliz. Fábio e esposa
O Bell escala , piloto Zumim
Minhas feras pousadas no matagal
O Sacha, outra revelação na Mito (Paciencia ai Sacha teu vídeo ainda vai sair - Editando)
Cacau e sobrinho, Cacau é sobrinho do Valter Costa Lima aeromodelista das antigas
Amigos de infância, meu filho Fabricio (cursa jornalismo na FIC ) e o Ellery
Aguardem, ainda tem muito vídeo para postar
Wellington meditando sobre o próximo vôo
Um casal pra lá de feliz. Fábio e esposa
O Bell escala , piloto Zumim
Minhas feras pousadas no matagal
O Sacha, outra revelação na Mito (Paciencia ai Sacha teu vídeo ainda vai sair - Editando)
Cacau e sobrinho, Cacau é sobrinho do Valter Costa Lima aeromodelista das antigas
Amigos de infância, meu filho Fabricio (cursa jornalismo na FIC ) e o Ellery
Aguardem, ainda tem muito vídeo para postar
domingo, 23 de maio de 2010
Helimodelismo na Mito - parte 3 - Lourenço uma revelação
Mito bastante movimentada, muitas máquinas no ar, dá gosto ver uma nova geração de helimodelistas aparecendo com garra e encarando o hobby com seriedade e coragem extremas. Exemplo do Lourenço é emblemático desta nova geração.
Helimodelismo na Mito - parte 2 - Cmt Fábio uma salvada próximo do solo com um T-Rex 600
Esperei o som de um heli se esbagaçando, na última hora Fabio salvou a 1 metro do chão
Helimodelismo na Mito - Wellington e Rolim
Sensacionais vôos de pilotos experientes, infelizmente o vôo do Cmt Rolim, autorizado a publicar a queda do heli não foi possivel, foi muito rápido, só deu para ouvir o som crescente de pás em velocidade descendo para o solo quase tangenciando-o. Foi quase um pouso forçado.
Sikorsky UH-60 Black Hawk sobrevoando Fortaleza , filmei tudo da minha janela
Estava no meu sossego atendendo a ligação um colega desabafante (amigo é pra essas coisas mesmo) quando ouvi um plac, plac, plac, , som de helicópteros, pela janela do meu ap vi dois helis Sikorsky do exército brasileiro, é claro que, pedi licença ao amigo, corri e peguei minha câmera e filmei tudo da minha janela.
Quem eram as feras:
Sikorsky UH-60 Black Hawk, designado pelo fabricante como S-70, é um helicóptero médio bimotor de transporte utilitário e assalto. O modelo foi o vencedor de uma competição do Exército dos Estados Unidos da América no final da década de 1970 para a substituição da família UH-1 Huey. Sua variante naval desenvolvida para a US Navy é o Sea Hawk.
Quem eram as feras:
Sikorsky UH-60 Black Hawk, designado pelo fabricante como S-70, é um helicóptero médio bimotor de transporte utilitário e assalto. O modelo foi o vencedor de uma competição do Exército dos Estados Unidos da América no final da década de 1970 para a substituição da família UH-1 Huey. Sua variante naval desenvolvida para a US Navy é o Sea Hawk.
Helimodelismo na Mito sábado 22 , muito bom , a paz voltou , e o lalau a imprensa "esqueceu", e nós?
Interessante como as vezes a sociedade glamoriza o bandido, como se fosse um Robin Hood moderno (ele mesmo no depoimento ao delegado disse que não tinha nada demais os golpes que praticava , pois eram contra os bancos que tinham seguros e não perdiam nada,. (todo estelionatário tem este papo), no caso do Lalau que frequentou o nosso meio "cagando a maior goma", ninguém imagina que por causa de um bandido desses um colega nosso poderia ter perdido o emprego, seu ganha pão, a sorte é que a moto, neste caso a mercadoria "comprada" sofreu um acidente e assim o golpe foi evitado. E o pior, teve um colega nosso que argumentou a favor do estelionatário neste caso. Muita insensibilidade, pimenta na bundinha dos outros não arde não é companheiro?
Voltando ao que interessa , tivemos uma tarde de sábado prazerosa como sempre, muitos helis voando, todos helipontos carregados de máquinas abastecidas (baterias carregadas) e uma discreta fila de espera. O show mesmo foi o do Cmt. Fábio, manobras radicais, loppings a baixissima altitude, flips, e dorsos de arrancar capim, segundo o colega, ter acertado o exponencial dos ailerons fez toda a diferença, mas não o do leme pois atrapalha (precisa forçar o dedo e prejudica a manobra).
Não posso deixar de registrar que o Zumim, campeão cearense, quebrou um galho imenso tendo dado uma força na configuração do meu heroico T-Rex V2 da Align (é o novo) e assim pude voltar a fazer o que mais gosto, os loppings nos ceus das tardes cearenses. Obrigadão Zumim.
Falando em Zumim, ele apareceu lá com um modelo escala (amanhã sai a filmagem que o Rolim fez do vôo) de um Helicóptero Bell (abaixo a direita), montado por ele mesmo com dificuldade pois o mesmo depois de fechado não abre nem para trocar a bateria , tem que carregar com ela dentro. Egua! Rosa., mas que é bonito é , com direito a trem retrátil e tudo.Dentro da carenagem um T-Rex 600, que era a combustão e foi adaptado para elétrico) E o taxiamento?, nossa IRADO !!!, como diz nosso Ruben Di Carlo (Ei Ruben está fazendo falta, cara)
O Sacha, novato (em helicópteros) mas de um progresso surpreendente deu uma pequena queda no seu PRO, a porrada foi grande (dedo segundo ele) mas prejuizo pequeno, só pás e eixo central, e extremidade trazeira do cardam.
Muitos visitantes e muitos papos furados ou não. Só faltou o pastor Cristiano que esperamos que não falte hoje Domingo
Voltando ao que interessa , tivemos uma tarde de sábado prazerosa como sempre, muitos helis voando, todos helipontos carregados de máquinas abastecidas (baterias carregadas) e uma discreta fila de espera. O show mesmo foi o do Cmt. Fábio, manobras radicais, loppings a baixissima altitude, flips, e dorsos de arrancar capim, segundo o colega, ter acertado o exponencial dos ailerons fez toda a diferença, mas não o do leme pois atrapalha (precisa forçar o dedo e prejudica a manobra).
Não posso deixar de registrar que o Zumim, campeão cearense, quebrou um galho imenso tendo dado uma força na configuração do meu heroico T-Rex V2 da Align (é o novo) e assim pude voltar a fazer o que mais gosto, os loppings nos ceus das tardes cearenses. Obrigadão Zumim.
Falando em Zumim, ele apareceu lá com um modelo escala (amanhã sai a filmagem que o Rolim fez do vôo) de um Helicóptero Bell (abaixo a direita), montado por ele mesmo com dificuldade pois o mesmo depois de fechado não abre nem para trocar a bateria , tem que carregar com ela dentro. Egua! Rosa., mas que é bonito é , com direito a trem retrátil e tudo.Dentro da carenagem um T-Rex 600, que era a combustão e foi adaptado para elétrico) E o taxiamento?, nossa IRADO !!!, como diz nosso Ruben Di Carlo (Ei Ruben está fazendo falta, cara)
O Sacha, novato (em helicópteros) mas de um progresso surpreendente deu uma pequena queda no seu PRO, a porrada foi grande (dedo segundo ele) mas prejuizo pequeno, só pás e eixo central, e extremidade trazeira do cardam.
Muitos visitantes e muitos papos furados ou não. Só faltou o pastor Cristiano que esperamos que não falte hoje Domingo
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Helimodelistas e aeromodelistas no Circulo Militar de Fortaleza, foi até animado, mas foi reprovado
Fomos a convite do Cmt Abmael, chegamos por volta de 20h, as quadras, que seriam duas, estavam ocupadas com atletas do basquete, aos poucos Abmael conseguiu retirar os jogadores de pelo menos uma delas. Os problemas de sempre neste tipo de quadra, a iluminação em volta do campo ofuscava a vista em vôos um pouco mais altos, e também o vento que prejudicava principalmente as frágeis estruturas dos aviões (isopor italiano) projetados para vôos indoor.
Foi bom pela presença dos modelistas que já estavam carentes de voar pela constante impossibilidade de se apresentarem no Ginásio Paulo Sarasate, que é o nosso forte. Anotamos as presenças , além do anfitrião Abmael, os seguintes nomes: Eu Alberto Studart, o sempre atento Luis Liberal, Cel Winston com suas máquinas maravilhosas, com destaque para o UFO e aquele helicóptero russo de eixo central duplo da Walquera, tivemos também Bernardo, Lourenço, que arriscou umas manobras radicais (loopings e dorsos) com direito a raspadas de pás na quadra de dorso.
A conclusão de todos é que o local não é adequado aos vôos, infelizmente, a quadra coberta que serviria está sempre ocupada e liberada apenas aos domingos pela manhã, agenda que não serve para nós.
A seguir algumas fotos da noitada
ESPOSAS
LOURENÇO CONFIGURANDO A FERA
ELLERY AFIANDO AS GARRAS DO T-REX
WINSTON E O RUSSO, FOI SHOW DE BOLA
BERNARDO ASSISTIDO PELO LUIS LIBERAL, DES COSTAS
O CORONEL E O UFO, TAMBÉM CHAMADO DE DRONE (SILENCIOSO E ESTÁVEL)
Foi bom pela presença dos modelistas que já estavam carentes de voar pela constante impossibilidade de se apresentarem no Ginásio Paulo Sarasate, que é o nosso forte. Anotamos as presenças , além do anfitrião Abmael, os seguintes nomes: Eu Alberto Studart, o sempre atento Luis Liberal, Cel Winston com suas máquinas maravilhosas, com destaque para o UFO e aquele helicóptero russo de eixo central duplo da Walquera, tivemos também Bernardo, Lourenço, que arriscou umas manobras radicais (loopings e dorsos) com direito a raspadas de pás na quadra de dorso.
A conclusão de todos é que o local não é adequado aos vôos, infelizmente, a quadra coberta que serviria está sempre ocupada e liberada apenas aos domingos pela manhã, agenda que não serve para nós.
A seguir algumas fotos da noitada
ESPOSAS
LIBERAL E O ANFITRIÃO ABMAEL
ELLERY AFIANDO AS GARRAS DO T-REX
WINSTON E O RUSSO, FOI SHOW DE BOLA
BERNARDO ASSISTIDO PELO LUIS LIBERAL, DES COSTAS
O CORONEL E O UFO, TAMBÉM CHAMADO DE DRONE (SILENCIOSO E ESTÁVEL)
quinta-feira, 20 de maio de 2010
EUA questionam uso de piloto automático em aviões , eu particularmente acho que não se pode dispensar esta conquista tecnológica
Em conversa com o Cmt Celso em recente evento helimodelista em Fortaleza ele me falava sobre o suplicio e a dificuldade de se pilotar uma aeronave no "manual". Sem querer citar o nome da empresa , passo a relatar o sufoco do Comandante neste último vôo que fez nesta companhia aérea (depois dessa ele pediu demissão). Tendo decolado o 727-200 para São Paulo o comandante Celso verificou alarmado que o PA (piloto automÁtico) tinha pifado, e então teve que fazer aquilo que tinha feito toda uma vida , pilotar efetivamente um avião. E ai eu falava, mas comandante, não é este o sonho dos pilotos de aeronaves modernas?, os A-320 da vida, que só desacoplam o PA , no caso da aproximação ao Pinto Martins à umas 5 NM (milhas náuticas) no NDB (Non-Directional Beacon) é uma estação transmissora especializada, instalada numa posição geográfica fixa e precisamente conhecida, que emite sinais de radiofrequência com um formato pré-determinado que permite a estações de rádio móveis (terrestres, aéreas ou marítimas) fazer a sua identificação e determinar a sua posição relativa face ao ponto geográfico de emissão). do Pici?, e tormam a acoplar o PA a apenas mais ou menos 600 ft (pés) após a decolagem?. E o Comandante sorrindo me dizia "É Alberto de boca é muito simples, mas vá segurar uma aeronave no manual de Fortaleza à SP, não é fácil, você tem que está agarrado no manche em todo o trecho, verificando constantemente, velocidade , altitude, direção, potência, e tudo o mais, é mesmo que guiar um caminhão até o fim da viagem".
Então a conclusão que se chega é , não podemos dispensar este recurso, já não estamos mais na época dos românticos vôos VRF (da sigla em inglês para Visual Flight Rules. No vôo VFR, o piloto é orientado no espaço por referências visuais em terra, como um rio, uma cerca, uma estrada ou uma lagoa. Este, só pode ser feito de dia e em condições meteorológicas que permitam boa visibilidade). Antes de decolar você já programa grande parte do vôo ,potência, rotas, razão de subida, velocidade de cruzeiro, altitude, rumo, e é só após a decolagem acoplar o PA e relaxar. Abaixo transcrevo o que as autoridades americanas estão questionando sobre este assunto, e vocês tirem sua próprias conclusões:
Texto de Alberto Studart
O incidente é um de muitos em que os pilotos não monitoraram corretamente os equipamentos de voo, sua automatização ou mesmo a localização da aeronave. Eles foram narrados em um relatório da indústria aérea.
Os especialistas em aviação questionam se os incidentes são sintomas de um problema maior no cockpit: será que a automatização dos aviões tornou os pilotos complacentes?
A questão será debatida em uma conferência em Washington, na qual o Comitê Nacional de Segurança no Transporte irá considerar o profissionalismo dos pilotos e controladores de tráfego aéreo.
O problema dos pilotos perderem a atenção de alguns aspectos de um voo não é novo. Na verdade, ele existe desde que a tecnologia que permite que um computador realize algumas de suas funções foi implementada.
Em 2002, Robert L. Sumwalt, membro do comitê de segurança, foi um dos três autores de um documento que alegava que os pilotos não monitoravam adequadamente o que os aviões estavam fazendo em mais da metadedas ocorrências analisadas.
Esse relatório foi feito após vários incidentes, incluindo um em 1996 quando os pilotos de um avião da Continental Airlines não se certificaram do posicionamento do trem de pouso antes de tocar a pista.
“Humanos não são bons monitores de sistemas altamente automatizados por longos períodos de tempo", disse Sumwalt, que foi piloto por 24 anos nas companhias Piedmont e US Airways. “Nós queremos reconhecer que não se pode esperar que alguém seja extremamente vigilante durante sete, cinco, ou mesmo três horas".
O episódio mencionado no início desta reportagem, no qual o piloto teve de agir rapidamente para salvar o avião de uma queda, foi descoberto pela Equipe de Segurança da Aviação Comercial, um grupo mantido por companhias aéreas, conforme revisava relatórios feitos pelos pilotos para o Sistema de Segurança na Aviação da Nasa. O objetivo era descobrir se o uso do piloto automático influenciou a ação de pilotos, fazendo com que agissem sem prestar atenção ou ficassem confusos e distraídos.
O estudo do grupo, realizado entre 2005 e 2008, ressaltou 50 ocorrências nos cinco anos anteriores a 2005. Em 16 delas, os pilotos fracassaram em acompanhar a automatização ou a localização do avião.
Na sua reunião desta semana, o comitê de segurança também irá debater as ações de pilotos e controladores de tráfego aéreo em dois acidentes de 2009 - o do Vôo Colgan 3407 em Buffalo e a colisão entre um avião e um helicóptero de excursão sobre o Rio Hudson.
Ambos os acidentes, juntamente com o da Northwest Airlines, aconteceram em um espaço de sete meses e pouco depois do pouso do avião da US Airways no Rio Hudson.
Por Christine Negroni
Então a conclusão que se chega é , não podemos dispensar este recurso, já não estamos mais na época dos românticos vôos VRF (da sigla em inglês para Visual Flight Rules. No vôo VFR, o piloto é orientado no espaço por referências visuais em terra, como um rio, uma cerca, uma estrada ou uma lagoa. Este, só pode ser feito de dia e em condições meteorológicas que permitam boa visibilidade). Antes de decolar você já programa grande parte do vôo ,potência, rotas, razão de subida, velocidade de cruzeiro, altitude, rumo, e é só após a decolagem acoplar o PA e relaxar. Abaixo transcrevo o que as autoridades americanas estão questionando sobre este assunto, e vocês tirem sua próprias conclusões:
Texto de Alberto Studart
Conferência do setor aéreo americano discute se sistema automatizado tira atenção dos profissionais
Um capitão voltou ao cockpit depois de uma breve pausa para ir ao banheiro e encontrou seu copiloto conversando com uma comissária, sem prestar atenção nos equipamentos. O fato de o piloto automático estar desligado e o avião em risco passava despercebido.O incidente é um de muitos em que os pilotos não monitoraram corretamente os equipamentos de voo, sua automatização ou mesmo a localização da aeronave. Eles foram narrados em um relatório da indústria aérea.
Capitão Gene Rosenthal (foto acima) ministra um treinamento para o uso de piloto automático em Miami Springs, no Estado americano da Flórida
O relatório, que foi divulgado em 2008, voltou a chamar atenção diante de um exemplo mais recente da falta de atenção dos pilotos: o voo da Northwest Airlines que saiu de sua rota e viajou mais de 250 quilômetros antes de retornar ao aeroporto, em outubro do ano passado.
Os especialistas em aviação questionam se os incidentes são sintomas de um problema maior no cockpit: será que a automatização dos aviões tornou os pilotos complacentes?
A questão será debatida em uma conferência em Washington, na qual o Comitê Nacional de Segurança no Transporte irá considerar o profissionalismo dos pilotos e controladores de tráfego aéreo.
O problema dos pilotos perderem a atenção de alguns aspectos de um voo não é novo. Na verdade, ele existe desde que a tecnologia que permite que um computador realize algumas de suas funções foi implementada.
Em 2002, Robert L. Sumwalt, membro do comitê de segurança, foi um dos três autores de um documento que alegava que os pilotos não monitoravam adequadamente o que os aviões estavam fazendo em mais da metadedas ocorrências analisadas.
Esse relatório foi feito após vários incidentes, incluindo um em 1996 quando os pilotos de um avião da Continental Airlines não se certificaram do posicionamento do trem de pouso antes de tocar a pista.
“Humanos não são bons monitores de sistemas altamente automatizados por longos períodos de tempo", disse Sumwalt, que foi piloto por 24 anos nas companhias Piedmont e US Airways. “Nós queremos reconhecer que não se pode esperar que alguém seja extremamente vigilante durante sete, cinco, ou mesmo três horas".
O episódio mencionado no início desta reportagem, no qual o piloto teve de agir rapidamente para salvar o avião de uma queda, foi descoberto pela Equipe de Segurança da Aviação Comercial, um grupo mantido por companhias aéreas, conforme revisava relatórios feitos pelos pilotos para o Sistema de Segurança na Aviação da Nasa. O objetivo era descobrir se o uso do piloto automático influenciou a ação de pilotos, fazendo com que agissem sem prestar atenção ou ficassem confusos e distraídos.
O estudo do grupo, realizado entre 2005 e 2008, ressaltou 50 ocorrências nos cinco anos anteriores a 2005. Em 16 delas, os pilotos fracassaram em acompanhar a automatização ou a localização do avião.
Na sua reunião desta semana, o comitê de segurança também irá debater as ações de pilotos e controladores de tráfego aéreo em dois acidentes de 2009 - o do Vôo Colgan 3407 em Buffalo e a colisão entre um avião e um helicóptero de excursão sobre o Rio Hudson.
Ambos os acidentes, juntamente com o da Northwest Airlines, aconteceram em um espaço de sete meses e pouco depois do pouso do avião da US Airways no Rio Hudson.
Por Christine Negroni
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Into the Blue 1950 Film About British Civil Aviation Post War
Fantástico documentário sobre a aviação inglesa pós II Guerra, com vasto número de modelos de aviões de passageiros da época, inclusive o primeiro jato de passageiros do mundo, o Havilland Comet (foto acima), que foi aposentado precocemente após seguidos acidentes (acho que foram uns três acidentes fatais antes da desativação total) terríveis devido falhas na concepção da estrutura (janelas quadradas que apresentaram rupturas que se espalharam para o restante da fuselagem), posteriormente foram implementadas as janelas ovais que resolveram o problema. Mostra também como as viagens aéreas eram um show de estilo, charme e conforto, contrastando com as barrinhas de cereais, sandubas, e suco de frutas sintéticos que servem hoje em dia nas aeronaves.
Texto de Alberto StudartAlguns dados sobre o Havilland obtidos na Web:
A Tragédia dos Comet
Inesperadamente em janeiro de 1954 um Comet que havia decolado de Roma se desintegrou enquanto sobrevoava o mar, matando seus trinta e cinco ocupantes.
Os voos foram suspensos por algum tempo, mas assim que foram retomados, outra aeronave se despedaçou em pleno ar, novamente matando todos os ocupantes..
Descobriu-se finalmente que os projetistas não tinham preparado a estrutura para ser usada com essa diferença de pressão, logo os aviões eram verdadeiras "bombas" voadoras. Bastou uma rachadura no teto do primeiro Comet acidentado para que ele se desintegrasse em pleno vôo. No caso do Comet resgatado do fundo do mar, a rachadura havia se iniciado onde a superfície metálica fora cortada em retângulo, para a instalação de uma antena de ADF. Também as janelas dos primeiros Comet eram quadradas, o que criava pontos de tensão nas extremidades. É por isso que, a partir dessas tragédias, os aviões passaram a ter janelas redondas e ovais, com o propósito de diminuir a tensão, e conseqüentemente, a fadiga metálica.
Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos (Campinas-SP), provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo. Os motores apresentaram problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir um eucaliptal situado a 500 metros da cabeceira da pista da então zona rural do município de Campinas. Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra um pequeno morro onde acabou por explodir.
O De Havilland Comet teve uma carreira muito curta, porém de extrema importância para a aviação mundial.
A Lição dos Comet
O Comet serviu de lição para que os outros projetistas modificassem os seus projetos e fizessem aviões a jato confiáveis. A era do jato impulsionou a aviação civil mundial para a sua época de ouro (Década de 60).segunda-feira, 17 de maio de 2010
É o PRO, é o PRO, mas não pode ser só o PRO.
Temos visto a rapidez com que dois helimodelistas novatos aqui em Fortaleza têm se desenvolvido, trata-se do Lourenço e do Sacha.
O Sacha até uns dois meses atrás pelejava e não saia do canto com um HK, até se esforçava, mas o bicho mal decolava, a briga era feia, rodava de cauda, o pouso era um desastre, o softstart então impossível de se configurar, era de tirar a paciência de um frade de pedra, e ai o homem apareceu com um PRO e está fazendo até dorso e loopings de frente e de cauda. Impressionante, quado se pergunta o que aconteceu? ele diz foi o PRO, mas o PRO não voa sozinho, tem que ter um piloto segurando o rádio, acho que além do PRO , tem muito simulador e coragem por trás disso. O Lourenço está no mesmo rumo, e além do PRO também voa um 600. Parabéns aos novatos, é assim que o helimodelismo vai crescendo no Ceará. Continuem sempre, sem amarelar nunca.
Estou com vontade de comprar um PRO também para ver se eu aprendo a voar, ahahahahah.
O Sacha até uns dois meses atrás pelejava e não saia do canto com um HK, até se esforçava, mas o bicho mal decolava, a briga era feia, rodava de cauda, o pouso era um desastre, o softstart então impossível de se configurar, era de tirar a paciência de um frade de pedra, e ai o homem apareceu com um PRO e está fazendo até dorso e loopings de frente e de cauda. Impressionante, quado se pergunta o que aconteceu? ele diz foi o PRO, mas o PRO não voa sozinho, tem que ter um piloto segurando o rádio, acho que além do PRO , tem muito simulador e coragem por trás disso. O Lourenço está no mesmo rumo, e além do PRO também voa um 600. Parabéns aos novatos, é assim que o helimodelismo vai crescendo no Ceará. Continuem sempre, sem amarelar nunca.
Estou com vontade de comprar um PRO também para ver se eu aprendo a voar, ahahahahah.
domingo, 16 de maio de 2010
2010 The Pitchbrothers Smackdown Trailer - Aalborg, Denmark
Uma organização dessas é de encher a vista, viva a Dinamarca e os irmãos Pitchbrothers
Helimodelismo na Mito sem o lalau ou nem tudo que reluz é ouro
Sábado na Mito o assunto que rolou foi o do lalau, um estelionatário interestadual que pintou nas nossas plagas mitológicas. Impressionava sim, o homem chegava de C5, comprando tudo que via, helicópteros 500, 600, 700, o que tivesse ele comprava, baterias então o Bidu contou mais de 30, tudo nova, ainda sem os conectores. Me lembro dele porque me chamou a atenção a camisa que usava , preta com o logotipo da Align, e perguntei onde ele tinha comprado, e ele arrogante respondeu. "Nos States, ora, onde compro meus equpamentos", veja só o homem usava cartões de crédito que eram liberados no exterior (segundo o delegado Paula Pessoa em reportagem à TV Jangadeiros, ele possuia mais de 8 identidades e cartões de crédito de quase todas as bandeiras e uns 10 nomes diferentes, se apresentava como Procurador da Fazenda Nacional, muito parecido com outro golpista que cartava alto em todo o Brasil, como filho do dono da GOL, foi até entrevistado pelo colunista das socialytes Amaury Junior em rede nacional. Tudo grupo, armação, como se diz aqui no Ceará TUDO AGÁ, em relação a isso o colega Bibu, grande Cmt. que "entrou" , ou seja vendeu uma microcâmera e um aeromodelo (este último, ele milagrosamente recebeu) se pronunciou no nosso grupo Helifortaleza.
"Hoje na MITO vi varios companheiros andando meio que tipo cowboys,achei
esquisito,de repente lembrei que eu tambem estava andando assim, só que
tinha um lá que tava arreganhado demais,depois vi que todos esses nobres
colegas tinham sido vitima do rapaz da ESPAÇONAVE, e vi que se tratava de
ardencia anal, hoje vejo o quanto é importante ter hypoglos em casa e para
ser utilizado nesses casos de tomada no carretel, serve como lição assim
diziam no decorrer desses meus 47 anos que
o:LORTO,CARRETEL,BOCAL,FRINFA,
FRANSQUIN,CAVERNOSO,VELHO BOGA,ANEL DE
COURO, BOCA DE PILÃO, CANCÃO, BORNAL, FREZADO, FUNDO, CAFOFO,E OUTROS QUE NÃO
LEMBRO, não foi feito para fuxico,e gostaria de perguntar porque que quando
somos enganados o povo diz que TOMAMOS NO CARRETEL? PORQUE? alguem poderia
me responder?
Bidu"
E o Bidu cmplementava: "Eu faço parte da turma dos trouxas, fui kengado pelo o ricaço do C5 aquele
carro parecia uma espaçonave, quem poderia imaginar que aquele rapaz
gostava do alheio, egua!!!ainda bem que foi pouco, conheço gente na MITO que
dançou com R$ 7.000,00.teve gente na mito que foi oferecer bateria prá
ele, ele foi no carro abriu o porta malas e puxou uma caixa com 30 baterias
de lypo todas zeradas e sem conector, eu ví aquilo e pensei cá
comigo, VIXE!!PENSE NUM CARA ESTRIBADO, o homem tinha um 600/500/450
pro, BATERIA DE TODO JEITO, avião eu ví bem uns 3, por isso negada cuidado
com as aparencias, prestem atenção senão o carretel ARDE, já coloquei
Hypoglos no meu".
CONCLUSÃO
Quer dizer que nem tudo que reluz é ouro, e só pela as aparências e um bom papo (geralmente os estelionatários tem um QI elevado e excelente aparência, senão não pegava ninguém). Até o bode ficou doidim para vender sua moto avaliada em 60 mil, ainda bem que o cara achou que ela esquentava muito e não comprou, ahahahaha.
Tirando isso a tarde foi , como sempre sensacional, chamou atenção uma viatura dos bombeiros que estacionou por lá, e os gaiatos logo disseram que era porque o Fábio, o terror dos ares, ia voar e os homens estavam ali para prestar qualquer socorro. Imaginem que o Lucas já ia saindo e voltou só para junto dos demais pilotos gozarem com a brincadeira.
Pouco voei, meu heli ainda meio baleado, machucado, foi revisado depois de outra queda, pelo Cmt Rolin e o campeão Zumim.
Bom mesmo foram os papos, o Luis Liberal chegou um pouco tarde e lamentou ter perdido a maior parte das FOFOCAS, com sabemos que ele adora, mas quem não gosta?, não é mesmo?.
Tivemos o Óleo de Lourenço, piloto de menos de 5 meses e que deu verdadeiro show, de PRO e de 600, cada manobra de dorso de arrepiar cabelo de careca, e o Reuber , que também ARRASOU. Vamos ver no domingo, hoje, o que vai dar por lá;
Observação:
Para quem não conhece a Mito é um espaço público, usado por heli/aeromodelistas e não regulamentado para a prática destas atividades. É muito apreciada pela localização acessível e gratuidade, porém quem usa o espaço sabe que está assumindo riscos, não tem um responsável e os procedimentos são ditados pelo senso comum , e a prática é irregular, ou seja, só vai quem quer por sua conta e risco. Os que não querem se arriscar optaram por locais em Fortaleza que são regulamentados e mais seguros. É uma questão de opção.
Obs-2: Aos colegas que gostam de se divertir com os vôos dos outros, brincar e fazer gozações fazem parte do hobby, mas ofender e humilhar é falta de educação, mesquinhez, e pobreza de espírito.
"Hoje na MITO vi varios companheiros andando meio que tipo cowboys,achei
esquisito,de repente lembrei que eu tambem estava andando assim, só que
tinha um lá que tava arreganhado demais,depois vi que todos esses nobres
colegas tinham sido vitima do rapaz da ESPAÇONAVE, e vi que se tratava de
ardencia anal, hoje vejo o quanto é importante ter hypoglos em casa e para
ser utilizado nesses casos de tomada no carretel, serve como lição assim
diziam no decorrer desses meus 47 anos que
o:LORTO,CARRETEL,BOCAL,FRINFA,
COURO, BOCA DE PILÃO, CANCÃO, BORNAL, FREZADO,
LEMBRO, não foi feito para fuxico,e gostaria de perguntar porque que quando
somos enganados o povo diz que TOMAMOS NO CARRETEL? PORQUE? alguem poderia
me responder?
Bidu"
carro parecia uma espaçonave, quem poderia imaginar que aquele rapaz
gostava do alheio, egua!!!ainda bem que foi pouco, conheço gente na MITO que
dançou com R$ 7.000,00.teve gente na mito que foi oferecer bateria prá
ele, ele foi no carro abriu o porta malas e puxou uma caixa com 30 baterias
de lypo todas zeradas e sem conector, eu ví aquilo e pensei cá
comigo, VIXE!!PENSE NUM CARA ESTRIBADO, o homem tinha um 600/500/450
pro, BATERIA DE TODO JEITO, avião eu ví bem uns 3, por isso negada cuidado
com as aparencias, prestem atenção senão o carretel ARDE, já coloquei
Hypoglos no meu".
CONCLUSÃO
Quer dizer que nem tudo que reluz é ouro, e só pela as aparências e um bom papo (geralmente os estelionatários tem um QI elevado e excelente aparência, senão não pegava ninguém). Até o bode ficou doidim para vender sua moto avaliada em 60 mil, ainda bem que o cara achou que ela esquentava muito e não comprou, ahahahaha.
Tirando isso a tarde foi , como sempre sensacional, chamou atenção uma viatura dos bombeiros que estacionou por lá, e os gaiatos logo disseram que era porque o Fábio, o terror dos ares, ia voar e os homens estavam ali para prestar qualquer socorro. Imaginem que o Lucas já ia saindo e voltou só para junto dos demais pilotos gozarem com a brincadeira.
Pouco voei, meu heli ainda meio baleado, machucado, foi revisado depois de outra queda, pelo Cmt Rolin e o campeão Zumim.
Bom mesmo foram os papos, o Luis Liberal chegou um pouco tarde e lamentou ter perdido a maior parte das FOFOCAS, com sabemos que ele adora, mas quem não gosta?, não é mesmo?.
Tivemos o Óleo de Lourenço, piloto de menos de 5 meses e que deu verdadeiro show, de PRO e de 600, cada manobra de dorso de arrepiar cabelo de careca, e o Reuber , que também ARRASOU. Vamos ver no domingo, hoje, o que vai dar por lá;
Observação:
Para quem não conhece a Mito é um espaço público, usado por heli/aeromodelistas e não regulamentado para a prática destas atividades. É muito apreciada pela localização acessível e gratuidade, porém quem usa o espaço sabe que está assumindo riscos, não tem um responsável e os procedimentos são ditados pelo senso comum , e a prática é irregular, ou seja, só vai quem quer por sua conta e risco. Os que não querem se arriscar optaram por locais em Fortaleza que são regulamentados e mais seguros. É uma questão de opção.
Obs-2: Aos colegas que gostam de se divertir com os vôos dos outros, brincar e fazer gozações fazem parte do hobby, mas ofender e humilhar é falta de educação, mesquinhez, e pobreza de espírito.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Fesbraer Gaspar 2010 (tem barcos) - mais fotos sensacionais (parte 4) fotografado pelo Cmt. Rolim
Desta vez temos a imagem do esforçado Cmt Rolim que fotografou o evento e alguns barcos, se liga ai Cineas, temos também as primeiras imagens de helicópteros. Enfim as rotativas aparecem
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