Postagens populares

domingo, 9 de maio de 2010

Meu T-Rex 450 V2 - Hoje nem explodiu nem pousou forçado mas tive que optar, ou ficar cego momentaneamente e salvar o heli ou perdê-lo, preferi salvar o heli

O caso foi o seguinte: Fui para a Mito com o heli todo revisado, e ao meu juizo todo perfeito. Mas tinha um procedimento fatal que eu tinha feito no rádio e nunca se faz. Nunca se deve mexer no trim que regula a cauda, você regula a cauda com o curso do servo e pronto, se mexer no trim a coisa complica porque em cada reinicialização ele muda e altera o vôo. Eu não sabia disse (mais uma para o meu acervo de conhecimento).
Então decolei sem saber que estava com o comando de cauda alterado. Iniciei a tomada de altura, acelerei tudo e novamente cabrei tudo, para minha surpresa a máquina ficou girando em torno do eixo mais do que juizo de moça. Eu agi frio e como da outra vez diminui o motor, mas mantive o controle, quando parou de girar estava de frente para mim, e o pior, de frente para OESTE, ou seja em direção ao SOL, me mantive firme e segui rumo oeste, temi que uma manobra neste momento endoidasse mais ainda o T-Rex, mas ai surgiu um problema, ou encarava o heli frente ao sol me cegando momentaneamente ou perdia o controle, decidi salvar o heli.
Em alta altitude rumo ao sol fui desviando devagar para o NORTE, e em seguida para o leste, já aproado para o vento, depois consegui e trazer o heli para o rumo sul e pousei no heliponto de onde tinha decolado. Depois disso meu amigo Zumim campeão cearense de helicópteros e grande praça, examinou meu T-Rex e identificou o problema no trim da cauda e arrumou tudo.
No mais foi uma tarde espetacular, estavam todos lá , só faltou o Pastor Cristiano, mas veio o Sérgio Heleno que agora solteiro, estava todo lampeiro com seu heli escala que ele emendou com CA e areia, combinação química que ele descobriu como infalível. Tudo doido meu irmão, os mais saudáveis eram o picolezeiro e o vendedor de refrigerantes mas depois que o Hitler os ameaçou nunca mais pisaram por lá.
Moral da história:
Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda.

Nenhum comentário: