Postagens populares

terça-feira, 28 de junho de 2011

Helimodelismo - Como Funciona o Governor Mode

O governador (governor mode) serve pra manter a rotação do motor a qualquer custo, a princípio é utilizado para vôo acrobático, onde se seta a curva de aceleração toda em um valor, por exemplo: 90% em todos os 5 pontos do stick.O que ele faz é o seguinte: Supondo que o seu acelerador esteja em 90% e vc dê muito passo nas pás, a rotação do rotor tende a cair por causa do atrito com o ar correto?Acontece que o ESC, utilizando a FCEM (força contra-eletromotriz) que o motor gera, consegue ler a rotação exata do motor, e ao perceber que a rotação do mesmo está diminuindo, aumenta automaticamente a aceleração para manter a rotação do motor, mas assim que o atrito das pás diminui e o rotor tenderia a aumentar a rotação, o ESC diminui o valor da aceleração, todo isto acontece em "várias leituras por segundo" desta forma, a rotação do rotor não irá diminuir a não ser que a corrente exigida pelo motor ultrapasse a capacidade da bateria.Já ouvi muita gente dizendo que o governador não deve ser utilizado para vôo normal, ou que o vôo fica "estranho", eu uso e acho que fica bom, pois o ESC continua respondendo normalmente ao acelerador, mas dependendo das suas curvas de aceleração e passo, existem situações onde o governor ajuda a não cair a rotação das pás.Exemplo: quando vc está hoverando, talvez a uma rotação mais baixa das pás, e dá um pouco de stick pra cima, ao mesmo tempo que vc aumenta um pouco a aceleração vc também aumenta o passo, em alguns casos o pequeno aumento de passo ultrapassa o aumento de aceleração, e o heli sobe, mas fica mais "borrachudo", caso o governor esteja ativado em uma situação destas, o ESC irá aumentar a aceleração o necessário para que a rotação de mantenha na proporção do que vc realmente acelerou, ou seja, às vezes vc aumenta a aceleração em 10%, mas o ESC dá um "pico" de 15% para que a rotação não caia, então vc sente o heli responde melhor a variação de aceleração.Uma das situações onde se melhor pode notar a diferença em vôo normal, é quando o heli esta alto e vc diminui bastante a aceleração para que ele desça, mas daí ele vem descendo muito rápido e vc tem que dar aquela acelerada total, mas mesmo assim parece que não será suficiente para freá-lo e o heli chega às vezes a tocar o chão, numa situação como esta o uso do governador ajuda e muito ao heli responde mais rapidamente ao comando.Um ponto a se notar é que com o governador ativado, serão drenados da bateria maiores picos de corrente, por este motivo deve-se verificar se a taxa C da mesma será suficiente.

Nenhum comentário: