Postagens populares

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aviation Aviação Avião cai em Cuba com 68 a bordo; não há sobreviventes

Havana (Cuba) - Os serviços de resgate localizaram na manhã desta sexta-feira os primeiros corpos do acidente com um avião que caiu na tarde desta quinta-feira na província central de Sancti Spíritus, em Cuba. Segundo informações de um site oficial do governo, não há sobreviventes. A aeronave transportava 68 pessoas.
O avião, da companhia estatal Aerocaribbean, havia saído de Porto Príncipe, no Haiti, e viajava para a capital de Cuba, Havana, após fazer uma escala em Santiago de Cuba.
Não há ainda informações sobre a causa do acidente. A aeronave, que levava 61 passageiros e sete tripulantes, reportou uma situação de emergência e depois perdeu contato com os serviços de controle. Das pessoas a bordo, 40 são de nacionalidade cubana e 28 estrangeiras.
Segundo a imprensa local, os serviços de emergência e as principais autoridades da região foram deslocados para a área, nas proximidades das comunidades rurais de Paredes e Guasimal.
O site Cubadebate indica que o ATR-72 é um avião comercial com dois motores turboélice e capacidade para transportar 74 pessoas, para viagens regionais e trajetos de curta duração construído na França e Itália pela empresa Avions de Transport Régional (ATR).

'Bola de fogo'
Segundo a mídia cubana, as equipes de resgate de emergência tiveram que usar escavadeiras para abrir caminho entre a vegetação espessa para poder chegar ao local da queda.
Uma testemunha disse que a fuselagem do avião se transformou em "uma bola de fogo no meio da montanha". Segundo a mídia estatal, uma comissão de investigação foi formada para analisar as causas da queda do avião.

Histórico
O último acidente aéreo em Cuba ocorreu em março de 2002, quando um avião de menor porte caiu na província central de Villa Clara, matando as 16 pessoas a bordo, incluindo seis turistas canadenses, quatro britânicos e dois alemães, além dos quatro tripulantes cubanos.
O episódio mais grave nas últimas três décadas da aviação cubana ocorreu em setembro de 1989, quando um Il-62 com destino a Milão caiu em Havana logo após decolar, matando as 115 pessoas a bordo - dois cubanos e 113 turistas italianos - e 40 em terra, atingida por destroços.

Nenhum comentário: