Postagens populares

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Helimodelismo - Evite o estilo decorado com um “script” pré-definido e repetido mecanicamente

O helimodelismo é, tendo em vista o modelismo em geral, a mais complexa categoria RC, e portanto a que oferece a maior gama de possibilidades ao iniciante no decorrer do seu aprendizado. No entanto, a qualidade e a velocidade da maturação do vôo dependerão da estruturação de noções básicas (os chamados fundamentos) que servirão de apoio para todo o leque de manobras possíveis nesta categoria.

A tridimensionalidade possibilitada pelo helimodelo exige noções de orientação razoavelmente complexas. Isso, a princípio, assusta bastante o iniciante e o deixa impressionado ao observar o vôo dos pilotos mais experientes. Não obstante, o que aquele não sabe é que o vôo destes estará ao alcance de suas mãos se percorrer com serenidade o caminho exigido para o aprendizado dos fundamentos. Os fundamentos fornecerão os pressupostos de orientação espacial necessários para a realização das manobras que compõem o vôo dos pilotos ditos “profissionais”.
Todavia o aprendizado dos fundamentos é longo e demanda bastante paciência do principiante, ainda mais quando este se encontra na fase do “hover” (vôo pairado) ou do circuito (primeiros vôos ovais ou em forma de 8). Para a internalização mental deles, é essencial o auxílio de um simulador ou de um instrutor de vôo. Na prática, felizmente, na medida em que o piloto for dominando algumas das etapas fundamentais básicas, algumas das manobras também ficarão ao seu alcance (apesar destas não serem essenciais). Isso ocorre porque, de certo modo, as manobras nada mais são do que composições e transições dos fundamentos. Os quadros abaixo exibem a fundamentação (8 formas de “hover” e 4 formas de circuitos) essencial para a estruturação do vôo normal (ou escala) e do famoso “vôo 3d”.

Princípios fundamentais do hover:

HOVER EM POSIÇÃO REGULAR

- Com a cauda orientada para o piloto (TAIL IN)
- Com o nariz orientado para o piloto (NOSE IN)
- Com o helicóptero posicionado lateralmente, a cauda à esquerda do piloto e o nariz à direita (SIDE IN)
- Com o helicóptero posicionado lateralmente, o nariz à esquerda do piloto e a cauda à direita (SIDE IN)

HOVER DE DORSO

- Com a cauda orientada para o piloto (INVERTED TAIL IN)
- Com o nariz orientado para o piloto (INVERTED NOSE IN)
- Com o helicóptero posicionado lateralmente, a cauda à esquerda do piloto e o nariz à direita(INVERTED SIDE IN)
- Com o helicóptero posicionado lateralmente, o nariz à esquerda do piloto e a cauda à direita(INVERTED SIDE IN)

Princípios fundamentais dos circuitos:

CIRCUITOS EM POSIÇÃO REGULAR
- Circuito em forma de 8 (FORWARD FLIGHT)
- Circuito em forma de 8 de ré (BACKWARD FLIGHT)

CIRCUITOS DE DORSO

- Circuito em forma de 8 (INVERTED FORWARD FLIGHT)
- Circuito em forma de 8 de ré (INVERTED BACKWARD FLIGHT)

O perfeito domínio dos fundamentos expostos acima permitirá a “libertação” do vôo do piloto, evitando o estilo "decorado” tão presente nas pistas de modelismo. As manobras serão então realizadas não segundo um “script” pré-definido e repetido mecanicamente, mas segundo o domínio do helimodelo pelo piloto e a vontade deste de inovar a partir dos pressupostos de orientação que já internalizou. Evitar-se-á assim o “travamento” do vôo ou a reprodução de uma pilotagem viciada que, a despeito das peripécias realizadas, esconde várias deficiências de aprendizado.

Fonte: Paulo Bicudo
http://ultimatercstudio.blogspot.com/2010/09/da-importancia-da-fundamentacao-do-voo.html

Nenhum comentário: