Fantástico documentário sobre a aviação inglesa pós II Guerra, com vasto número de modelos de aviões de passageiros da época, inclusive o primeiro jato de passageiros do mundo, o Havilland Comet (foto acima), que foi aposentado precocemente após seguidos acidentes (acho que foram uns três acidentes fatais antes da desativação total) terríveis devido falhas na concepção da estrutura (janelas quadradas que apresentaram rupturas que se espalharam para o restante da fuselagem), posteriormente foram implementadas as janelas ovais que resolveram o problema. Mostra também como as viagens aéreas eram um show de estilo, charme e conforto, contrastando com as barrinhas de cereais, sandubas, e suco de frutas sintéticos que servem hoje em dia nas aeronaves.
Texto de Alberto StudartAlguns dados sobre o Havilland obtidos na Web:
A Tragédia dos Comet
Inesperadamente em janeiro de 1954 um Comet que havia decolado de Roma se desintegrou enquanto sobrevoava o mar, matando seus trinta e cinco ocupantes.
Os voos foram suspensos por algum tempo, mas assim que foram retomados, outra aeronave se despedaçou em pleno ar, novamente matando todos os ocupantes..
Descobriu-se finalmente que os projetistas não tinham preparado a estrutura para ser usada com essa diferença de pressão, logo os aviões eram verdadeiras "bombas" voadoras. Bastou uma rachadura no teto do primeiro Comet acidentado para que ele se desintegrasse em pleno vôo. No caso do Comet resgatado do fundo do mar, a rachadura havia se iniciado onde a superfície metálica fora cortada em retângulo, para a instalação de uma antena de ADF. Também as janelas dos primeiros Comet eram quadradas, o que criava pontos de tensão nas extremidades. É por isso que, a partir dessas tragédias, os aviões passaram a ter janelas redondas e ovais, com o propósito de diminuir a tensão, e conseqüentemente, a fadiga metálica.
Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos (Campinas-SP), provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo. Os motores apresentaram problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir um eucaliptal situado a 500 metros da cabeceira da pista da então zona rural do município de Campinas. Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra um pequeno morro onde acabou por explodir.
O De Havilland Comet teve uma carreira muito curta, porém de extrema importância para a aviação mundial.
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