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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Relato de um aeromodelista presente à tragédia em São Paulo

O relato abaixo e de um amigo aeromodelista que estava na pista no ato do acidente:


Qto ao lamentável acidente ocorrido aqui, eu estava voando ao lado da pessoa que bateu com o aeromodelo e a uns 5 mt da pessoa que foi atingida, ainda é díficil de acreditar no que aconteceu, mas vamos lá!



O clube daqui tinha uma falha de projeto muito grande, o estacionamento dos carros, boxes dos aeromodelos e toda a infra-estrutura foi construida do lado errado da pista (coisa de 35/40 anos atrás) então para não voarmos com a cara virada de frente para o sol (de frente mesmo), nós dávamos a partida no aeromodelo e atravessávamos (todos sem excessão) a pista para voar com o sol nas costas, quem ia atravessar além de avisar que ia atravessar sempre dava uma olhada para ver se a pista estava livre e quem estivesse decolando ou pousando fazia o mesmo, avisava e esperava a confirmação, um sistema rídiculo que nem deveria existir pois todos sabiam do risco, mas como em qulaquer clube antigo é difícil de fazer mudanças toda vez que tentávamos mudar, vinham aqueles que eram fundadores e barravam a mudança, acho que é por isso que o aeromodelismo nesta cidade está emperrado e não vai para frente (opinião minha) e olha que eu mesmo batalhei muito para algumas mudanças ocorrerem.


Na hora do acidente haviam várias pessoas conversando no local exclusivo para os que estavam pilotando, sabe, aqueles que gostam de ficar dando opinião no vôo dos outros, tanto que na hora do choque do aeromodelo o sr. Milton estava conversando com um deles, o rapaz que bateu avisou que vinha para a pista só que como estava ventando forte ele viu que não ia conseguir pousar e iniciou a arremetida e neste exato momento o sr. Milton vinha atravessando a pista e como estava conversando com outra pessoa não viu o modelo que vinha na sua direção, se ele avisou ou não que estava atravessando a pista, eu e outras pessoas que estavam lá não ouvimos, ele pode até ter falado mas eu não ouvi, e quem é piloto de aeromodelo sabe que é difícil de ficar olhando ao redor, tanto que o condutor do modelo só viu na hora que acertou, só para se ter uma idéia o spinner bateu certinho na têmpora e a hélice encarregou de fazer o resto, para mim foi morte instantânea, pois o modelo estava a plena velocidade, por isso algumas pessoas afirmam que foi um rasante e não uma tentativa de pouso, mas eu estava no local na hora e tenho certeza do que estou dizendo, só mais uma coisa, ambos os envolvidos no acidente eram amigos a mais de 10 anos e tinham uma amizade boa, enfim, uma coisa HORRÍVEL, HORRÍVEL mesmo de se presenciar e que espero que sirva de lição para outro clubes e entusiastas do aeromodelismo para que não venha mais ocorrer, pois como eu disse não é fácil!


Obs. foi devido a este acidente que eu  demorei quase um mês para retornar as atividades, mas agora já está quase tudo normal e inclusive estamos fazendo um outro clube seguindo todas as normas de segurança para isso nem sequer passar perto de acontecer novamente.


Espero ter esclarecido esta baita besteira que aconteceu!


Pedro.


Fonte: Transcrito de email do colega Wilker para    aero_ceara@yahoogrupos.com.br

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