Para seguir o processo que irei explicar a baixo é necessario um equipamento Futaba, sendo o rádio um 7C ou 9C digitais. Os outros rádios digitais tb têm menu pra Gyro, mas aí vocês terão que achar, ok?
Vamos lá! Primeira coisa: antes de TUDO decida o servo que você vai usar. Se for usar o 9254 ou qualquer outro digital, a chavinha "DS" (Digital Switch) no gyro deve ficar em ON. Se for um servo analógico (3003, etc) ela tem que ficar em OFF.
>> ATENÇÃO: SE VOCÊ LIGAR UM SERVO ANALÓGICO NO GYRO COM A CHAVE DS EN ON, VAI QUEIMAR SEU SERVO <<
OK! O primeiro passo é fazer o ajuste mecânico da cauda.
Coloque o servo onde você pretende que ele fique (se for um Raptor, no compartimento de servo na frente, se for ficar na cauda, coloque o servo na posição onde o quer).
Uma vez escolhida a posição do servo, ligue-o no receptor (sem gyro) e ligue o receptor com os sticks todos no centro. Isso vai centrar o seu servo (você já vai entender o porque). Com o servo centrado, desligue a bateria do receptor, de modo que o servo fique centrado e desligado.
Até aqui temos basicamente um servo centrado posicionado no helicóptero.
Com ele ainda centrado, coloque o pitch-slider (peça que corre pra esquerda e pra direita no rotor traseiro, dando pitch nas pás) no centro. A idéia é fazer com que o servo fique centrado e o pitch slider também.
Com ambos centrados, você só precisa agora ajustar o tamanho da vareta que liga ambos, de forma que quando você ligar o rádio com os sticks no centro, seu rotor traseiro vai estar com 0 de pitch mecanicamente.
Acho que tá dando pra entender, né?
- Centrar o servo
- Centrar o pitch-slider
- Ajustar a vareta pra que quando um estiver centrado, o outro também esteja
OK?
Proximo processo.
Hora de ligar o Gyro no receptor.
Em receptores Futaba, o fio do Gyro com 3 cores vai no canal 4 (leme), e o fio amarelinho sozinho vai no canal 5 (ganho).
O servo vai no único conector que sobra no próprio Gyro (não se esqueça do negócio da Digital Switch! Não vá queimar seu servo!).
Bom..
O fato é que é praticamente impossível ajustar um Gyro em Heading Hold mode, porque ele fica se corrigindo sozinho a cada movimento que você fizer. Por isso precisaremos ir até o Normal Mode pra ajustá-lo e depois passar este ajuste pra Heading Hold mode.
Pra isso vamos entrar no menu GYRO do seu rádio Futaba.
A primeira coisa que precisamos mudar é escolher uma chave pra ele.
No menu Gyro, provavelmente vai estar escolhido INH (Inhebited, ou desligado). Troque isso pra ON e algumas opções vão aparecer.
Eu uso um 9CHP, próprio pra helicópteros então eu gosto de colocar o Gyro pra ajustar na chave E, que é uma chave de 3 posições. Assim eu posso colocar o Gyro em Normal Mode, Off (desligado) e HH mode na mesma chave.
Pra fazer isso é só pegar no menuzinho SW (Switch) e colocar a letra E nele.
Escolha também o modo GYRO (Mode = GY). Dá pra fazer no modo Standard também (Mode = STD), mas no GY você vai ter mais flexibilidade ao mudar de modo pela chave.
OK até aqui?
- Gyro: Mudar de INH pra ON
- Chave: escolher E ou qualquer outra de 3 posições do seu rádio
- Mode: escolher GY
Agora é hora de ajustar a chave pra mudar o tipo de ação do Gyro.
Ainda no menu de Gyro, se você escolheu uma chave de 3 posições, você vai ter algo como
UP> N 50%
CT> N 50%
DN> N 50%
Isso quer dizer que quando a chave estiver pra cima (up), seu gyro vai estar em modo Normal (N), operando em 50%. E isso pra Centro (CT) e quando estiver pra baixo (DW).
É isso que vamos mudar.
Diminuindo esses 50% até 0, e aí pra negativo, o modo do gyro vai mudar de Normal (N) pra AVCS (A) e vai começar a subir o número do ganho.
Vamos mudar isso até ficar assim:
UP> A 50%
CT> A 50%
DN> N 50%
Note que a posição DOWN continua em Normal mode e 50%, ok?
OK! Hora de descobrir se nosso Heading Hold mode está certinho. Se não estiver, teremos que inverter o canal do Gyro.
Ligue o Gyro (pela última vez.. se você largou um servo analógico ligado como digital, aqui é a última chance que você tem de mudar isso sem queimá-lo!!)
O Futaba 401 tem um led vermelho que fica ACESO quando estamos em modo Heading Hold e PISCA quando estamso em modo normal. Então o negócio é simples: ligue o receptor e a luz do gyro deve piscar 2 ou 3 vezes e ficar acesa. Se ela continuar piscando, temos que ir no menu Reverse do rádio e inverter o canal 5 (ganho).
Desligue e ligue novamente o gyro e agora ele deve ficar aceso.
OK? Já progradimos bastante.
Temos o o servo e o pitch slider alinhados no centro
Temos o Gyro instalado
Temos o canal de ganho do Gyro ajustado corretamente
Agora vamos ajustar o Limite do Gyro
Com o gyro ligado (e já respondendo a pergunta acima, sim, Up e CT é 50% AVCS.... down é 50% Normal), a luz deve ficar sempre acesa.
Agora, se você bater a chave (que está em down até agora) pra CT ou pra UP, você vai notar que a luzinha do gyro apagou. Você desligou o modo Normal do Gyro e entrou em modo neutro.
Com ele assim (luz apagada), coloque o stick do leme do rádio todo pra um lado (tanto faz qual) e muito provavelmente o pitch slider vai bater em um dos cantos do rotor de cauda. Agora você vai girar o potenciômetro pra de LIMIT até que ele não bata mais. Ele tem que chegar BEM BEM BEM Pertinho, mas NAO PODE BATER.
Aqui é onde você entende por que centralizar o servo e o pitch slider no começo do processo: se ele estiver bem no centro e você ajustar ele pra não bater através do Limit, quando você colocar pro outro lado ele também não vai bater.
Se o pitch slider estiver batendo de um lado e do outro não, é sinal que ele não está centralizado com o servo e você vai ter que rever os primeiros passos (ajuste de centro e do tamanho da vareta). Quando ele estiver exatamente no centro (ou bem próximo), a mesma folga vai existir tanto pra um lado quando pro outro quando você mexer o stick do leme no rádio.
Simples, né? Acho que deu pra entender.
Ótimo! Já está acabando!
O potenciometro DELAY do Gyro é pra servos antigos e ele diz ao gyro quanto tempo ele deve esperar antes de começar a agir. Tente manter ele em 0 sempre. Só mude se seus servos forem antigos ou se as características do seu vôo assim pedirem. O ideal é ZERO.
Só tem mais dois passos pra terminarmos.
O primeiro deles é ver a direção do gyro e do leme.
Isso pode variar de helicóptero pra helicóptero, então, é bom consultar no manual. Nos meus helicópteros, olhando ele por trás (com o rotor traseiro pra mim), se eu dou leme pra DIREITA, o pitch slider vai pra DIREITA. Se eu dou leme pra ESQUERDA, o pitch slider vai pra ESQUERDA. Isso depende do heli que vocês montarem. Sigam o manual. Caso estejam com a direção inversa, vão no menu REVERSE do seu rádio e invertam o servo. É simples.
Outra coisa: se eu pego o heli pela cauda (ainda rotor traseiro pra mim) e giro ela pra DIREITA, o pitch slider vai pra ESQUERDA. Se giro ela pra ESQUERDA, o pitch slider vai pra DIREITA pra compensar.
Pra isso eu não dou NENHUM COMANDO DE LEME. É o Gyro agindo SOZINHO.
Neste caso, se você girar a cauda pra DIREITA e o pitch slider for pra DIREITA também, ou se você girar a cauda pra ESQUERDA e o pitch slider for pra ESQUERDA, é preciso acionar a chave REVERSE do gyro, pois o leme está funcionando corretamente e só o gyro que está invertido.
OK!! Estamos acabando! Agora é so pegar seu rádio, voltar no menu GYRO e vamos trocar tudo pra AVCS 70%. Eu acho 70% bom pra um primeiro vôo.. vamos deixar a chave:
UP> A 70%
CT> A 70%
DN> A 70%
Esse valores são apenas uma opinião pode usar outros valores.
Salve, desligue. Desligue o receptor.
Ligue o rádio, ligue o receptor e SEM DAR COMANDO NENHUM aguarde 5 segundos. A luzinha deve ficar ACESA.
Refaça os testes de leme (dando comando pra esquerda, pitch slider pra esquerda, dando comando pra direita, pitch slider pra direita, sem dar comando e girando a cauda pra esquerda, pitch slider pra DIREITA e sem dar comando e girando a cauda pra direita, pitch slider pra ESQUERDA).
Está assim?
Parabéns! Seu gyro está ajustado
Creditos: Alex Venom e Guilherme. E-Vôo
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