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quarta-feira, 4 de maio de 2011

Helimodelismo - Montar um carenagem xing-ling - dá vontade de jogar tudo no lixo

O heli que mais uso atualmente é um Align 450 PRO no entanto decidi reaproveitar meus velhos e ultrapassados Align 450 V2 (dois) pensei em carená-los, roupinha nova e tal para embelelezar o peru. A primeira experiência foi como se chama mamão com açucar, tinha adquirido um EC-135 e como ainda não tinha experiência fui ajudado pelo Bola na montagem (na realidade ele fêz quase tudo) e deu tudo certinho, bem, sendo uma carenagem original Align tudo deu certo, o manual correspondia a realidade do modelo, até o mais ínfimo parafuso. Este modelo em escala ainda tenho e continua me proporcionando prazeres de voar, se bem que devido inúmeras lenhas, até a bolha foi reconstituida com embalagem pet de coca-cola pelo amigo e competente restaurador Rubens Martins, Mas voa!


Mas ainda tinha um outro V2 e entusiasmado pelo sucesso da primeira montagem decidi fuçar na internet para adquirir  uma nova carenagem. E descobri o que achava ser a maravilha das maravilhas, um BELL 600 azulzim, morto de lindo por apenas 40 doletas. Mas ai começaram meus problemas. Primeiro a alegria de receber a caixona em casa (significa que o leão não mordeu) e depois o prazer de abrir a caixa e saborear o ar de Honk Kong que sai de dentro (?).
Separar as peças, conferir tudo, próxima etapa , MONTAR O BICHO.
Ai começaram meus problemas, quase nada correspondia ao manual, furos (quando tinham) em locais errados, se montado de acordo com as instruções o Bell nem decolaria, o centro de gravidade, se tivesse montado de acordo com as instruções não estaria correto (skid ficaria muito à frente e o modelo tombando para trás), Corrigi isso reposicionando o skid e a posição da bateria (na própria bolha) para obter um mínimo de equilíbrio. Finalmente uma obra de reengenharia. Confesso que depois de pronto até que se tem um certo prazer, pois foi como se tivesse participado da criação do modelo tantas foram as intervenções extra manual necessárias. Domingo passado na Mito, com o auxílio do sempre amigo Ruben de Paula trimamos o V2 candidato a Bell 600 fora da carenagem, ficou só o filé, bem gostosinho de voar. A dica é deixar o helicóptero totalmente regulado antes de inseri-lo na carenagem, verificar defeitos depois de carenado e tirar tudo de dentro para arrumar é phloda com PH.
 O resultado está nas fotos abaixo, julguem vocês se ficou bonito, até minha mulher (ainda um pouco resistente à aviação) gostou. Vamos ver se voa.


Abaixo, improvisação do hold-blade

Abaixo primeiro teste de funcionamento em baixa rotação   (não há perigo de decolagem)


ABAIXO O TESTE DE VÔO EM CAMPO

TESTE FINAL COM VENTO NA PRAIA DE IRACEMA EM FORTALEZA
 

PRIMEIRO LOOPING NO CAMPO DA MITO EM FORTALEZA
 

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