As dicas abaixo foram frutos de minhas próprias experiências, ou sofridas na carne ou vendo os colegas sofrerem. Que é isso Alberto o Hobby só proporciona sofrimentos?, não, se fosse assim eu não estaria dentro, o caso é que o iniciante sofre primeiro pela falta de conhecimento do que realmente quer, e outra por algunas "quengadas" (aquisições erradas proporcionadas por alguns colegas que se aproveitam do novato para empurrar seus bagulhos, ex equip. ultrapassados ou com muitas quedas desastradas), portanto vamos lá:
- Separe um lugarzinho na sua casa/ap para "mexer" com seu equipamento, isto é essencial pois sempre existe uma faxineira folgada ou crianças que podem extraviar preciosos parafusos e outras peciinhas que só você sabe onde deixou, portanto este espaço é só seu e do seu precioso heli, abaixo meu espaço que aproveitei numa pequena área da varanda no meu apartamento , esta dica me foi passada pelo Cmt Ruben de Paula
- Não se precipite na compra do seu modelo, converse bastante com pessoas mais experientes e isentas quanto a negociações, observe bastante e inicie logo com um modelo bom, os preços cairam muito, eu recomendaria o Align 450 PRO que é um heli bastante estável e serve tanto para o novato quanto para o veterano.
- De preferência inicie com um simulador antes do primeiro vôo, a pilotagem de um helicóptero é mais complexa do que de um aeromodelo e portanto o uso de um simulador em que você poderá lenhar (cair) sem prejuizos é sempre melhor
- Faça seu próprio vôo, você vai ao campo para o seu prazer e não para o prazer dos outros, principalmente quando se está começando. Se você está hoverando para começar não vá fazer um looping só porque os outros estão cobrando isso de você (muitas vezes querem ver é a queda, sim isto é verdade). Vá com calma mas vá. Hovere (vôo pairado com a cauda na sua direção, no mínimo a uns 10 metros),depois faça uns oitos , uns piões (rodar no próprio eixo a uma altitute segura) e finalmente o temido vôo de frente , onde os comando de ailerons ficam invertidos.
- Evite voar no cair da tarde (crepúsculo) este horário quando o sol vai se pondo e a noite vai chegando é perigoso até para que está dirigindo carros imagine para um piloto RC novato que precisa de todos os recursos visuais para manter de helicóptero no visual. Recentemente um colega novato não aceitou esta recomendação, estava no "verme" para voar e tchigungo foi para chom.
- São dicas simples porém se as tivesse quando comecei teriam me poupado de muitos dissabores
2 comentários:
achei estranho que Na Net o pessoal indica Iniciar com um modelo Maior, tipo começar com 550e ou 700e
Isto é uma questão de preferências pessoais
Postar um comentário