O vôo JJ3072 da TAM estava na metade do caminho, escala em Brasília, nascido em Porto Alegre e com destino a Fortaleza, como sempre fiquei na janela um pouco atrás da asa acompanhando os principais procedimentos do vôo, acionou o speed-break (freio aerodinâmico que fica sobre a asa, normalmente é acionado no pouso, mas pode ser acionado em vôo em determinadas situações comandadas pela torre geralmente para reduzir velocidade por causa de tráfego à frente), em seguida foi anunciado pouso autorizado pela torre e repassada aos passageiros e tripulação pelo Cmt. Ribeiro, e gradativamente foram baixados os flaps. Notei que a aeronave não tocou o solo no início da pista, entrou voando, e se manteve assim mais do que o normal, eu pensei, lá vem um reverso pesado para segurar o aparelho antes do final da pista, e foi o que aconteceu, após o toque o acionamento dos elementos de frenagem foram aplicados com severidade, o reverso gemeu forte e transmitiu seu protesto em forma de extremas vibrações. E foi tudo se aquietando, o reverso foi desativando até parar, o speed-brake e flaps foram recolhidos e o taxiamento seguiu em seu curso normal até a estação de passageiros.
Aeronave parada na escala, porta da cabine de comando aberta e os comandantes relaxados papeando numa boa. Neste momento fiquei peruando e passei a divulgar meu blog com a entrega dos cartões. O papo foi como sempre interessante, respondendo a uma dúvida me explicaram como a APU sozinha segurava todo o sistema de energia da aeronave, inclusive o ar condicionado, quando no solo. E ao ser indagado por que pousou tão na frente e foi forçado a frear tudo com toda força, o Cmt Lima explicava, "Deu uma flutuada na pista mais do que o previsto", e é normal, em um avião não se aperta um botãozinho e ele pousa no exato ponto que se quer, existem os fatores metereológicos que podem mudar a dinâmica do procedimento.
O Cmt Ribeiro Lima já estava aposentado e voltou a ativa e do alto dos 60 anos é um piloto de primeira linha. O Copila Victor Friedrich é um jovem e entusiasmado piloto que almeja o mais rápido possível ser um comandante mas provavelmente segundo ele mesmo só o será daqui a uns 6 anos. Eu acho que com o instrutor que ele tem logo logo estará na poltrona da esquerda.
Obs: Não registramos fotos da cabine em cumprimento das normas atuais das companhias aéreas.
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