Nos controles da aeronave estão o Chefe dos Pilotos Militares de Testes, Edward ‘Ed’ Strongman, 60 anos, com seu co-piloto, o Piloto de Teste Experimental Ignacio ‘Nacho’ Lombo, 43 anos. Quatro engenheiros acompanharam o voo: Engenheiro de Voo de Testes Senior e líder do projeto do A400M, Eric Isorce, 52 anos, responsável pelos sistemas e desempenho; Jean-Philippe Cottet, 43 anos, responsável pelos motores; Didier Ronceray, 54 anos, responsável pelos controle de voo; e Gerard Leskerpit, 50 anos.
Entre eles, a tripulação multi-nacional, já acumulou mais de 31.000 horas de voo.
A aeronave, que decolou com um peso de 127 toneladas, está equipada com 15 toneladas de equipamentos de testes de voo, incluindo duas toneladas de tonéis de água que servirão como lastro, sendo todo desempenho do voo sendo monitorado em tempo real pelas equipes de engenheiros de Sevilha e Toulouse usando uma moderna estação de telemetria no solo. A tripulação explorará todas características de manobrabilidade, usando várias posições dos flaps, verificando a operacionalidade dos motores e fazendo as primeiras avaliações dos sistemas de bordo da aeronave.
Seus quatro novos motores turbohélices Europrop International (EPI) TP400D produzem 11.000 shp (8.200kW) cada de potência e são os mais potentes motores a hélice já colocados numa aeronave ocidental.
A duração do voo será a necessaria para a efetuação de todos testes previstos, mas acredita-se que demore cerca de 3 horas, quando a aeronave deverá pousar em Sevilha, na presença de mais de 2.000 convidados entre imprensa, VIPs e colaboradores da divisão militar da Airbus.O A400M da Airbus foi projetado para operar como aeronave tática de transporte podendo pousar em pistas curtas de terra para entregar equipamentos e tropas onde seja necessário, além de voar nas altitudes e velocidades de voo normalmente alcançadas pelos aviões de transporte a jato.
Foi ainda projetado para poder ser usado como reabastecedor aéreo podendo transferir combustível para duas aeronaves, aviões e helicópteros, ao mesmo tempo, nas diversas velocidades exigidas.
Um total de 184 aeronaves até o momento foram solicitadas pelos países: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Malásia, Espanha, Turquia e Reino Unido.
Fonte: Kavoc
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