Postagens populares

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aviation - O aviãozinho do Kadafi - Air Bus A-340

Ao acompanhar a tomada do aeroporto de Trípoli pelos rebeldes, ZH ingressou no jato de Kadafi para uso pessoal, uma das mais modernas aeronaves comerciais. Como é usual, o avião presidencial tem uma suíte. O diferencial é a sofisticação do Airbus A-340, quadrimotor para viagens intercontinentais.







domingo, 28 de agosto de 2011

Aeromodelismo Helimodelismo - Videos e Fotos do Cearasas e Waldonys

Eu não fui por causa de virose braba, mas meu Nerd de Estimação foi e me mandou este fantástico material (pode copiar não viu Luiz? KKKKKKK)







 



Colaboração do grande cinegrafista e meu amigo João Victor, que não se esqueceu do veio doentinho e me mandou este material de livre e expontânea pressão. rsrsrs

domingo, 14 de agosto de 2011

Helicopter - EC145 é escolhido helicóptero do ano

No primeiro dia da LABACE, feira de aviação executiva que acontece em São Paulo até amanhã, no dia 13 de agosto (sábado), foram revelados os vencedores do prêmio Aeromagazine de Aviação, que escolhe os destaques do ano no setor.
Pelo segundo ano consecutivo o presidente da Helibras, Eduardo Marson, foi eleito “personalidade do ano”, concorrendo com os CEO’s da TAM, Embraer, Azul e Trip. Em seu breve discurso de agradecimento, Marson ressaltou a importância e visibilidade que a empresa construiu no mercado de asas rotativas e também da força de sua expansão. “Quem votou não escolheu o presidente, mas, todos os mais de 500 funcionários da Helibras, que, juntos, estão fazendo avançar a nossa expansão. E é com eles que eu divido e agradeço por este prêmio”, disse.
A empresa também teve o seu modelo EC145 escolhido como “helicóptero do ano”, em uma disputa com os modelos AgustaWestland AW139, AgustaWestland AW109 GrandNew, Bell 429, Robinson R66 e Schweizer 300 CBI. O vice-presidente Comercial e Marketing Julien Negrel, recebeu o prêmio pela Helibras. “Essa aeronave é muito versátil e estamos fazendo todos os investimentos para a manutenção desse modelo no Brasil. Após acompanhar de perto, nos Estados Unidos, o lançamento deste helicóptero, vejo com muita satisfação o sucesso dele também no Brasil e recomendo a compra”, brincou Negrel.
O XIII prêmio Aeromagazine de Aviação avaliou dez categorias da aviação como melhor companhia aérea nacional, melhor companhia aérea internacional, melhor avião a pistão, melhor avião a turbina, entre outras. Cada premiado concorreu com cinco outros indicados por meio de um júri selecionado por representantes da revista e do mercado e escolhido por votação pelos leitores da Revista.
Perfil-A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 550 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. |www.helibras.com.br
Eurocopter e EADS-Fundada em 1992, o grupo Franco-Alemão-Espanhol Eurocopter é uma divisão da EADS, líder mundial em serviços de defesa aeroespacial, e afins, que emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e parapúblico com um volume de negócios de 4,8 milhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e parapúblico. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e parapúblico.A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo. |www.eurocopter.com .
A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados, e inclui a Airbus, a Astrium, a Cassidian e a Eurocopter. Em 2010, a EADS faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 122 mil trabalhadores.
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 33 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios comerciais da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais.

sábado, 13 de agosto de 2011

Red bull helicopter - Neymar anda em helicóptero acrobático de patrocinador

Depois de participar da derrota da seleção brasileira por 3 a 2 na Alemanha na quarta-feira, o atacante Neymar foi no dia seguinte à Áustria em um compromisso diferente com um dos seus patrocinadores, a Red Bull.


No aeroporto de Salzburg, ele conheceu aviões históricos e testou um simulador de voo do caça. Depois, embarcou em um helicóptero acrobático rumo a um circuito onde guiou dois tipos de carros.

"Nunca pensei que fosse conhecer e passar por tanta coisa em um dia só. Com certeza, pilotar os carros de corrida foi o ponto alto do dia. Cheguei a quase 200km/h com um deles. As manobras que o piloto fez com o helicóptero no caminho para o autódromo também foram incríveis", disse o jogador para o site da empresa.

O atleta deve jogar pelo Santos neste sábado contra o Atlético-GO, às 18h30, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro

Fonte: Folha.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aviation - Avião mais rápido do mundo será lançado nesta quinta-feira

Os militares dos EUA desenvolveram o mais rápido avião do mundo capaz de viajar entre quaisquer dois pontos do planeta em menos de uma hora.

O Falcon HTV-2 - que viaja 22 vezes mais rápido que um avião comercial – tem lançamento nesta quinta-feira, 11. Viajando a cerca de 20 vezes a velocidade do som e com capacidade de suportar temperaturas de 2000 C, o avião foi projetado como parte de um projeto de pesquisa.

A primeira tentativa de lançamento foi abandonada, em abril, devido a uma falha a bordo da aeronave. Um computador de bordo detectou uma anomalia e ordenou que o avião voasse no oceano por motivo de segurança.

Uma segunda tentativa na quarta-feira, 10, foi adiada para esta quinta-feira por causa de más condições climática. O lançamento do vôo, que acontecerá na Califórnia – EUA, não terá trasmissão ao vivo, mas será possível acompanhar o progresso do avião através do Twitter.

Fonte: O Povo Online

DARPA's Falcon HTV-2 complete flight overview



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Space - Boeing vai usar seus próprios pilotos para testar nova cápsula espacial

RIO - A Boeing anunciou que vai usar dois de seus pilotos para testar as primeiras missões tripuladas de sua nova cápsula espacial. A empresa confirmou que vai usar os foguetes Atlas 5 para os três primeiros voos da CST-100, previstos para 2015. Os dois primeiros não serão tripulados, mas no terceiro pilotos da companhia deverão levar a cápsula até a Estação Espacial Internacional (ISS).
A Boeing é uma das empresas que recebem recursos da Nasa para desenvolverem alternativas para o envio de astronautas até a baixa órbita da Terra em substituição do recém aposentados ônibus espaciais. A agência espacial americana acredita que deixar esses voos nas mãos da iniciativa privada vai baixar os custos de transporte de tripulações até a ISS e, um dia, para laboratórios e até hotéis colocados em órbita pelas próprias empresas.
A escolha do Atlas 5 não foi nenhuma surpresa para os especialistas. Os foguetes do tipo já fizeram 27 voos, todos com sucesso. Já a CST-100, com um desenho cônico, deverá ser capaz de levar até sete astronautas por viagem.
- Nossa abordagem é produzir uma nave espacial confiável construída sobre sistemas simples já existentes que podem ser integrados a um veículo de lançamento comprovado, tudo com foco em fazer um sistema muito seguro que possa começar a levar tripulantes americanos a partir de locais de lançamento nos EUA nesta era pós ônibus espaciais - justificou John Elbon, vice-presidente da Boeing e gerente do projeto espacial da empresa.

Boeing anuncia planos para lançar turistas em órbita
A Boeing entrou no ramo do turismo espacial e promoverá passeios turísticos futuros em órbita da Terra. A empresa anunciou a iniciativa privada espacial em conjunto com a Space Adventures, no dia 15 de setembro.

O futuro dos vôos espaciais privados permanece incerto, pois ninguém pode dizer com certeza como as empresas irão gerenciar a iniciativa nas próximas décadas para obter mais do que um punhado de clientes fora do chão. Até agora, o turismo espacial tem sido o território de pequenos, como a Space Adventures e Armadillo Aerospace.

A participação da Boeing fornece algum músculo corporativo para o negócio privado espacial, mas suas contribuições ainda são imprecisas. Um comunicado de imprensa dela e da Space Adventures confirma apenas um acordo para vender "os serviços de transporte antecipado" para particulares, empresas e até agências do governo americano. Os foguetes podem ser da United Launch Alliance, copropriedade da Boeing e Lockheed Martin, ou da SpaceX, empresa liderada pelo cofundador do PayPal, Elon Musk.

A CST-100, que abriga até sete pessoas a bordo, está sendo desenvolvida pela Boeing com a ajuda de US$ 18 milhões da Nasa, e poderá ser utilizada para o transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) a partir de 2015 (e os turistas espaciais logo em seguida).

Mesmo sendo uma estimativa otimista, o vice-presidente da Boeing, John Elbon, disse em entrevista coletiva que a empresa dedicou tempo integral para o desenvolvimento da cápsula. A cápsula está sendo projetada para suportar as estações espaciais privadas em órbita terrestre baixa imaginada por Bigelow Aerospace, empresa liderada pelo magnata Robert Bigelow.
Copyright © 2009 Popular Science
A Bonnier Corporation Company

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aeromodelismo - No Ceará já se bota ACETONA NO COMBUSTIVEL

Com a palavra nosso CONDOR DO NORDESTE, Cmt Mauro que perfurou as nuvens em Fortaleza usando um modelo acompanhado por um sistema FPV, vejam o que ele diz sobre suas experiências com nova mistura de combustível:

"Isso mesmo, estou adicionando Acetona no combustivel (Diesel, Gasolina, "Alcool andia não tive resultados) é essa que sua esposa compra para retirar os esmalte das unhas de preferencia a 60%, vou explicar como fazer.
- Adicione um frasco de Acetona de 100ml a 60% para cada 25 litros de combustivel, na verdade o que importa nesta mistura é a Acetona, o Oleo de Manoma e outros, na proporção em que se encontram, não afetam em nada no combusitvel, imagine, 20ml de Oleo de Manoma em 25 litros de combustivel .... :) , o que importa é a proporção que vou mostrar abaixo com Acetona Pura. Esta é proibida pelo Exercito Brasileiro, pois é utilizada na fabricação de cocaina.
Ml Acetona Lt Combustivel
50ml 20Lt
60ml 25Lt
100ml 40Lt
- Ja estou utilizando em varios veiculos da familia e conhecidos com resultados que ficam em torno de 10% a 20% de economia. Se você pesquisar na internet irá achar varias informações sobre isso, principalmente em ingles (acetone), porem um quimico amigo meu me disse que a Acetona vem da familia do Acetil e o Acetil é responsável em conseguir agrupar mais moleculas de oxigenio. Pensando agora como mecanico, meu conhecimento principal, se você tem uma combustivel com maior quantidade de oxigenio, com certeza terá uma queima melhor e mais limpa, pois conseguirá queimar mais o combustivel com isso consumindo menos combustivel e descarbonizando o motor do veiculo. Depois que o combustivel com Acetona atingir a camera de combustão que deve levar de 15Km a 30Km dependendo do sistema que o seu carro utiliza, você irá notar uma estabilização na marcha lenta, principalmente no uso com a ar condicionado, aquele tremedeira normal "some" e dai é so economia. Vale salientar ainda que se você utilizar a potência maior devido a uma combustivel "melhor" não terá economia de combustivel mas sim de tempo :). Não recomendo dobrar esta proporção pois em testes feitos aqui comigo e veiculo acaba consumindo mais e andando muito pouco a mais. No primeiro tanque, se voce confiar, pode passar um pouco de relação que não traz prejuizo algum.
Veiculos ja utilizando sem problema
- Range Rover Sport V8 Diesel
- Discovery 3 Diesel
- Pajero Full Diesel
- Zafira
- TR4 (ufa, ainda bem, minha esposa)
- Tucson Gasolina
- Palio
- Ideia
- Motos diversas
Para finalizar espero que façam suas pesquisas e testes e passem a utilizar a Acetona, vale salientar que não fabrico ou comercializo Acetona e minha intenção aqui é proporcionar a todos uma economia no nosso bolso, tanto de combustivel como de motor.

O Zé Prabaixo já emplacou: "isso ainda vai dar em merda"

Heimodelismo - Aeromodelilsmo - Como polir um heli escala - passo a passo


Pessoal eu juro de pés juntos que não recebi nem uma banda da Grand Prix, nem do paninho multiuso que não solta fiapos. O passo a passo, bem este é o último passo, o resultado final, depois que o Cmt Wellington regulou esta besta Azul , não paro de ficar babando este animal, boto ele até no meu quarto em cima do  Sky só para ficar olhando para ele até dormir. Faz cangapé de um lado e do outro de sopetão, parece um jumento de lote (fala Bidu) e é o meu xodó, esqueci até o meu PRO de canopi de 23 doletas. Mas me digam , não ficou mais brilhoso que espinhaço de pão doce? rsrs
Vejam abaixo meu primeiro looping com o blue beast, como diria meu amigo zé-analfa , a besta azul. ahaha

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aeromodelismo - Mauro , O Condor do Nordeste, mostra como se perfura uma nuvem de cima para baixo

Abaixo um relato técnico e detalhes do vôo pelo próprio piloto e idealizador do sistema, Cmt Mauro:

" estou com um aeromodelo que voo em FPV (First Person View / Voo em Primeira Pessoa) ele tem uma camera de video na frente onde é transmitida a imagem do avião juntamente com todas as informações de voo para uma tela ou oculos especializado. Abaixo esta um video que editei do meu primeiro voo e passei dos 1000 metros. Esta gravação foi feita por uma outra camera que esta posicionada logo abaixo da principal. Este equipamento tem um alcance de 30Km e sistemas de segurança que se perder o sinal do transmissor, retorna sozinho para o local de lançamento (GPS)."
E continua:
"Essa é a imagem (video abaixo) igual a que vejo na tela, porém com informações muito importantes como:

- Vibração do equipamento

- Coodenadas do GPS

- Quantidade de Satelites adquiridos pelo GPS

- Velocidade do aeromodelo

- Altitude

- Voltagem das baterias (Motor e Video e RSSI “sinal de medição do receptor do avião com relação ao meu transmissor”)

- Amperagem que esta sendo consumida no momento

- Amperagem total consumida

- Tempo de voo

- Distancia do ponto de lançamento


   Mais um detalhe muito importante é que este aeromodelo esta equipado com os recursos do FY-21AP que na falta de sinal do transmissor, o aeromodelo retorna ao ponto de lançamento sozinho mantendo a altitude que estava na hora da perda de sinal sempre acima de 150 metros, ainda tem opções de estabilizador da aeronave, voo com altitude fixa, circulo em um ponto pre-determinado e o FT-117 me da todas as informações acima descritas.

  Vale salientar ainda que so fiz este voo depois de ter testado e aprovado todas as medidas de segurança para tal.  Estou com 3 baterias de 3s 20c 2200mah para o motor que da 6600mah e uma autonomia de voo de + ou – 1 hora e uma outra bateria para a camera, FT-117 e transmissor de video. Motor 3015-7 de 40amp que em acelaração maxima so consome 27.5amp, ESC de 60amp, tudo sobrando para ter uma segurança extra. Chegaram ontem servos de metal, mesmo o equipamento sugerindo um menor. O transmissor tem uma capacidade de alcance de 30Km, isso mesmo 30 Kilometros, é o ChainLink da BEVRC www.bevrc.com, vou fazer um teste de distancia neste final de semana se os ventos ajudarem, estou pensando em ir do Iguape a Caponga que pelo google da uma distancia de 15Km e um total de 30Km ida e volta, vamos torcer para tudo dar certo"
É claro que vai dar certo Cmt Mauro, todos estamos torcendo para isso , vejam o vídeo abaixo:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aeromodelismo - Primeiro avião feito em impressora 3D decola no Reino Unido

 A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais

O primeiro avião do mundo feito em uma impressora 3D foi criado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e levantou voo na última semana. A aeronave não tripulada voa com um motor elétrico e ficou pronto em poucas semanas após a elaboração do projeto inicial.
O avião, chamado de SULSA - Southampton University Laser Sintered Aircraft, foi criado com uma impressora EOS EOSINT P730, que constrói os modelos tridimensionais de plástico ou metal a partir da deposição de sucessivas camadas, segundo o site Gizmag. A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais.
Com mais de 2 m de asa a asa, o SULSA pode atingir velocidades de até 160 km/h com um motor elétrico e piloto automático e, quando em cruzeiro, pode ser bastante silencioso.
Os pesquisadores afirmam que a grande vantagem de fazer aeronaves desta forma é que os engenheiros podem levar apenas alguns dias ou semanas para ir de um modelo digital até um modelo real, pronto para voar. Com os métodos tradicionais, são necessárias ferramentas e máquinas especialmente desenvolvidas para a produção dos modelos, o que leva tempo.
De acordo com o site Geeky-Gadgets, a velocidade com que os aviões deste tipo podem ser fabricados poderia ser de grande utilidade para fãs de aeromodelismo ou até mesmo para os militares.