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sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Helicóptero PRO 450 sendo revisado pelo mestre e engenheiro Mr Bemenann

Antes de checar o carro fui checar meu 450 PRO, olha só o Mr Bemenann encontrou de defeitos: Um parafuso quebrado no cabeçote, pás não balanceadas, não ajustava o track nunca, uns colegas até  sugeriram lubrificar no eixo transversal porque os dampers poderiam estar ressecados só de um lado, nada disso, Depois dos ajustes o bichim ficou tão equilibrado que se poderia até soltar o controle por alguns segundos e ele ficava pairando sozinho. Maravilha., agora vou trocar o óleo do carro e outras besterinhas

ME AGUARDE PERNAMBUCO, TOU CHEGANDO LÁ

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Helimodelistas de Recife aguardem meu PRO cangapé com todos os telengo-tengos

Estamos, eu a familia e minha fiel companheira FLEXA VERDE (Station Wagon Escort ano 2000 de fabricação Argentina, que qui tem? a rainha da inglaterra tem um Land Rover de 60 anos e nem morre de vergonha) em direção âs terras mauricias, natal com as netinhas e arraso com meu PRO na Praia do Porto de Galinhas, olha meninos aquela praia já considerada a mais bela do Brasil, com maré baixa, águas cristalinas, ventos amenos ao amanhecer, é o que se chama juntar a fome com a vontade de comer. Já estive lá antes com meu venturoso V2, depois de uns vôos, na decolagem a correia quebrou, que sorte, quebrou antes de alçar vôo, como naquele tempo eu nem sabia trocar um simples eixo, botei a viola no saco e fui curtir as piscinas naturais.
Tinha um restaurante fantástico lá, infelizmente esqueci o nome, acho que era  Azul do Mar, uma coisa assim. Tinha de tudo , o do bom e do melhor, peixadas, moquecas, hmm, delícia!, e na beirinha da praia, mas foi fechado, dizem a boca pequena que uma juiza de direito, um pouco mais morena (isso ai em termos do politicamente correto, na realidade, dizem que era pretinha mesmo, retinta) reclamou da peixada e foi esnobada, humilhada e desprezada e até chamada de sacoleira, foi embora, mas antes de ir, olhou pra trás e lançou a praga jurídica "Me aguardem vocês ai ocupando um terreno da União", dito e feito alguns meses depois apareceu por lá um Oficial de Justiça, que propriamente não foi para saborear os deliciosos frutos do mar, e sim para interditar o restaurante, o que está até hoje. Viu? vá insultar quem não se conhece.
Bem voltando ao heli, já estou com saudades da moribunda, porém apreciada Mito, e dos amigos de vôos e revoadas.
no video ao lado vemos o PICO DO CABUGI (do lado direito do carro), que trata-se de um vulcão extinto há mais de 34 milhões de anos, na época em que esta região, próxima da cidade de Lages-RN, era povoada de dinossauros, lembrando que a palavra CABUGI em Tupi-Gurarani significa PEITO DE MOÇA


Saudades antecipadas do Bemenann, homem nobre na arte de ajudar os amigos, ele chia mas faz o serviço e cobra apenas um precinho simbólico que não paga nem o prazer da companhia. Não vou citar o restante dos amigos para não pecar pela omissão involuntária.
Bye bye amigos vou postar de lá com meu bravo Milestone da Motorola. Até a volta se o patrão lá de cima assim o permitir.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aviação - Vocês conhecem o piloto cearense conhecido por Jaime Bebê? Sintam os rasantes deste maluco (no bom sentido)



VEJAM ESTA DEMONSTRAÇÃO DE OUSADIA E PERÍCIA NO CIM  LÁ (CIM - CENTRO INTEGRADO DE MODELISMO) AEROMODELISMO - HELIMODELISMO - AUTOMODELISMO E FUTURAMENTE NAUTIMODELISMO NA LAGOA) QUE FILMAMOS EM UM EVENTO ACONTECIDO POR LÁ

domingo, 12 de dezembro de 2010

Helimodelismo - Mentirinhas inofensivas no ParkSide hoje, 12/12/2010 6 am

Mito cheia de bagulhos, montes de terras para a  turma off road surfar, e o meu dedo coçando para voar (saudades dos canga-pés), o canga (nome inventado pelo Ruben) é uma manobra que faço no meu PRO 450, canopy de V2, em que baixo todo o cíclico (stick do lado esquerdo do TX) para baixo e para a direita e o coletivo (stick do lado esquerdo do TX) em idle (85 % do motor constante)  meio stick para em passo zero (num heli em meio stick o passo das pás deverá estar em zero, nem negativo nem positivo)  fazer um lopping lateral mais fechadinho do que boca de bode,. (ei Marcelo aniversariante dia 18, se não tiver entendendo é só chiar, que o véi esclarece.
Pois bem estava eu lá em jejum seis da matina lá no Park Side, voando pra caramba (já tinha queimando 3 baterias ) , quando lá vem a tropa , os "runners", corredores da maratona UNIFOR, e ai eu pensei, ihhh cacête meu carro vai ficar preso, só vou poder sair quando a turma dos quase mortos, a rabada passar, então troquei a bateria e voltei a voar.
Decolei na boa e ja fui ganhando altitude me preparando para um looping. Subi, subi mais ainda (lá tem uns postes no meu espaço aéreo. E tome canga pé, de repente lá se vem um helicóptero branco a serviço da UNIFOR ou da TV num razante feroz pra cima do meu pobre PRO (isso foi castigo porque quando cheguei lá cedinho fiquei perseguindo uns pombos para delírio da canalhada presente) pois bem, lá se vem o ESQUILO com gosto de gás pra cima de mim no momento que o valente PRO fazia o segundo lopping (depois eu vi que tinha esquecido de ligar o IDLE) , mas foi assim mesmo, um pouco mais aberto mas estava dando certo. E ai meus amigos,  pousei. Na realidade acho que o bichão tamanho real nem viu o meu mosquitinho no ar. Trouxe meu PRO para uma mesa que o dono da barraca do café pôs para mim e meu heli.
Quando olhei de lado, lá vem ele andando direto pra onde eu estava, um velhinho chato que sempre aparece com suas perguntinhas capciosas.
"Só sentado ai adorando o brinquedinho, né?" e eu pensando putz qui la mi pariu, lá vou eu responder ao Eriovaldo , este é o nome do provecto enchedor de saco.
Mas não fiquei por baixo - Seu Eriovaldo, eu estava voando sim, mas recebi uma advertência para pousar porque estava interferindo no espaço aéreo do helicóptero da UNIFOR (é mentira Terta?).
E ele muito esperto indagou "E como você recebeu esta comunicação?", e eu, pensando rápido" , Pelo pessoal de apoio de terra deles, respondi. E ele "Ah entendi" deu uma olhada maldosa de rabo de olho pro meu heli e continuou sua caminhada.
Não sei se consegui convencê-lo , mas que me deu uma vontade de rir, deu viu?
Abraços e até logo mais no carrapicho ou no CIM, se o Bemenann deixar.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Helimodelismo - A Mito morreu? Viva o carrapicho

Na Mito onde muito de nós nascemos para o hobby, foi bom enquanto durou, no entanto o principal ficou, o gosto pelo esporte, e a vontade de continuar.


A Mito morreu? viva o carrapicho, Unifor (cadê o meu querido Major Jaime?), Nosso Campo, Feijó, CIM e outros)

Aqui para nós senti mais falta da Pracinha da Gentilândia, onde todo mundo só hoverava cercado de skatistas, EMOS, o pessoal da comunidade umbandistas, baitolas, etc.

Tempos romanticos aqueles, mas a maioria continuou , poucos amarelaram.

Gotas de trava-rosca:

  • Finalmente o Sacha na Mito domingo passado revelou seu segredo: "Sou nascido nos Estados Unidos, no Bronx"      Amazing
  • As obras na Mito só começarão no início de Março, segundo soubemos

domingo, 28 de novembro de 2010

Aeromodelismo radical - FPV acima das nuvens, um espetáculo emocionante

A Lipo pifou , o cara ainda tentou trazer pelo GPS, mas não deu, que pena voar sobre as nuvens sempre foi o sonho do Ícaro. Coisa linda de se ver

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Helimodelismo Aeromodelismo - Hoje I MitoFly by Night a partir de 18h.

Só para recordar veja este sensacional vídeo feito no I Iracema's Fly by Night, heli saindo da maré alta de Iracema em plena noite do eterno verão de Fortaleza-CE



AQUI PRA NÓS O LOURENÇO ARRASOU, NÃO DEU PRA MAIS NINGUÉM !!!!

domingo, 21 de novembro de 2010

Aviation - Um vídeo de tirar o fôlego: U-2 no limiar do espaço

Vendo este filme você vai entender um pouco do porque o U-2 é considerado o avião mais difícil do mundo de voar.
Cada piloto tem um co-piloto que segue o avião na pista em carros esportivos! A maioria dos carros são Pontiac GTOs ou Chevrolet Camaros.
Estes carros dão instruções para os pilotos durante os pousos já que vestidos com uma roupa espacial eles não conseguem ver a pista direito, além do que o trem de pouso é como se fosse uma bicicleta!
Na hora da decolagem, as asas do U-2 que se estendem por mais de 31 metros e literalmente “batem” na corrida. Para estabilizar as asas na pista, duas barras com rodas apóiam as pontas, após a decolagem elas se separam da asa.
A razão de subida é impressionante a quase 10.000 pés por minuto! Dentro de 5 minutos ele já está a 40,000 pés, mais alto que quase todos os aviões comerciais e ele ainda pode subir até 80.000 pés!!
A sensação de estar lá em cima é indescritível, quando se olha pela janela é como se estivesse flutuando, parece que você não se move, apesar de estar a mais de 800KM/h.
O U-2 foi construído para ir mais alto que qualquer outra aeronave. Ainda hoje, quase 50 anos depois que entrou em serviço, ele continua voando mais alto que qualquer outra aeronave do mundo, exceto o ônibus espacial.
E continua fazendo missões e voando mais longe do que nunca, são aproximadamente 70 missões por mês sobre o Iraque e o Afeganistão.
Os pilotos voam uma média de 11 horas em cada missão, mas muitas vezes acima de 11 horas lá em cima, solitário.
Por voar tão alto, o U-2 tem a possibilidade de efetuar espionagem (reconhecimento, como os americanos dizem) sobre qualquer país sem invadir o espaço aéreo. Com uma poderosa visão lateral de equipamentos, ele pode ver mais de 600 km dentro de um País sem chegar perto do espaço aéreo. Os equipamentos podem “ver” através das nuvens inclusive em escuridão total. Também possui escuta eletrônica e pode interceptar conversas 28KM abaixo!
O U-2 é um incrível feito de engenharia e já faz parte da história… as vezes eu penso que os engenheiros lá atrás eram meio visionários (ou malucos), porque é impressionante a quantidade de tecnologia que eles desenvolveram usando apenas réguas de cálculo e calculadoras (principalmente os [engenheiros] da Lockheed). Hoje a gente vê os engenheiros se matando pra resolver problemas que o computador calcula e ainda assim andam fazendo “besteira” (vide A380/B787).
E se você gosta de história, não deixem de ler sobre o U-2 que caiu em território russo durante uma missão de espionagem.
Aproveitem a viagem no vídeo!
Lockheed U-2

Fonte: Aviões e Músicas


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Avião real elétrico - Perto da realidade – Cessna 172 elétrico


Alta confiabilidade, baixo custo operacional e segurança avançada são alguns dos benefícios que se pode esperar de um Cessna 172 com motor elétrico, de acordo com George Bye, CEO da Bye Energy, que se juntou com Charlie Johnson, ex presidente da Cessna Aircraft, durante o projeto Green Flight na última semana em Long Beach, California.


“A tecnologia de baterias ainda não está suficientemente avançada” disse George, mas estamos apostando em mais dois ou três anos de desenvolvimento.

Johnson descreveu o projeto desta maneira: “Nós estamos falando sobre remover um motor convencional de quase 200 KG de dentro da aeronave substituindo-o por um motor elétrico de 18 a 20KG! Isso nos dará 180KG de diferença para colocar outras coisas a bordo, sendo que 290 a 315KG serão usados para armazenar as baterias.”

Durante uma revisão de motor, um proprietário de um C172 poderá optar por instalar um motor elétrico pelo custo de um motor convencional novo.

A fase um de desenvolvimento será uma aeronave de dois lugares com autonomia de 1 hora de voo. Com o avanço da tecnologia, a fase 2 terá autonomia de 2 horas.

Uma maior confiabilidade é o que se espera do motor elétrico, que deverá ter uma capacidade operacional de 20,000-30,000 horas contra 2,500-3,000 horas de um motor convencional. Ao mesmo tempo, o motor terá uma operação mais suave com menos vibração e barulho.

O custo operacional também será menor, na faixa de 75 a 80% menos. Um Cessna convencional tem um custo por hora de voo de 55 a 60 dólares, enquanto o elétrico está estimado em 10 dólares por hora.

Há também vantagens em termos de performance, já que ao contrário dos motores convencionais um motor elétrico não perde potência com o aumento da altitude. A carenagem do motor também será mais fina já que não precisa ter uma boca enorme para resfriar o radiador de óleo, isso vai resultar numa diminuição de 10 a 14% de arrasto aerodinâmico.

A aeronave da fase 1 começará os testes de taxi no primeiro trimestre de 2011, deve voar na primavera (americana) e voar no verão. A aeronave da fase 2 terá uma hélice de 6 pás e painéis solares no extradorso da asa e um dispositivo gerador de energia nas pontas das asas para se aproveitar dos vórtices aerodinâmicos. A companhia pensa em também desenvolver um tipo de APU com um tanque de 16 a 20 litros que poderia gerar eletricidade para aumentar o alcance da aeronave.

Outras inovações? Durante as descidas, a hélice passa a gerar eletricidade para recarregar as baterias, o que seria ideal para aeronaves de treinamento.

Fonte: EAA News

sábado, 13 de novembro de 2010

Boeing 787 efetua pouso não programado com fumaça a bordo.

O segundo Boeing 787 (ZA002) pintado nas cores da All Nippon sofreu uma pane que causou a presença de fumaça na cabine principal durante a aproximação para Laredo, no Texas nesta terça.


A tripulação continuou a aproximação e pousou com segurança no aeroporto, evacuando a aeronave sem maiores problemas. Ainda não há informações adicionais sobre o que teria causado o problema durante o voo.

A aeronave decolou de Yuma, no Arizona, as 6:30 a.m. desta terça, voou por quase todo o território central americano e estava voando a sudeste do Texas a caminho do aeroporto Valley International em Harlingen, Texas, quando alternou para Laredo.

A rota e plano de voo pode ser vista no FlightAware.

Fonte: Seattle Pi

Embora sejam comuns os problemas durante os voos de teste e homologação (são para isso que servem essas longas etapas de certificação), fumaça a bordo não é algo esperado. A Boeing deverá divulgar em breve o que aconteceu, se foi problema na aeronave ou nos equipamentos eletrônicos de testes a bordo, já que a transparência é uma marca da empresa.

UPDATE 22:30: De acordo com FlightBlogger, as escorregadeiras foram usadas para evacuar os mais de 30 técnicos a bordo. De acordo com o FAA a aeronave pousou as 19:54 GMT.

Uma outra fonte informa que o ZA002 pousou em Laredo depois que um princípio de fogo iniciou-se na baía de equipamentos eletrônicos traseira, causando o apagamento dos PFD’s e falha no Auto Throttle, além da RAT aberta.

Continuarei atualizando este post com mais informações.

UPDATE 23:58: Se for confirmada esta informação de que a RAT estava estendida, podemos especualar algumas coisas: Se a filosofia de extensão da RAT para o 787 for parecida com a do 777, ela só poderia estar atuada se algumas condições ocorressem:

Hipótese 1: O piloto estendeu a RAT manualmente.

Hipótese 2: Ela estendeu automaticamente e para isso seriam necessárias algumas destas condições abaixo (se for a mesma filosofia do 777, quero deixar bem claro)

1- Aeronave em voo

2- Airspeed maior que 80 Knots

3- Ground Speed valid

4- Motor esquerdo e ou direito com N2 < Idle

5- Dados do motor inválidos

5- Sistema Hidráulico C com pressão < 2200 PSI

6- Sistema Hidráulico L R C com pressão baixa ao mesmo tempo

7- Várias configurações de problemas com bombas hidráulicas (incógnita)

A lógica para extensão da RAT é complexa, mas o caminho mais fácil seriam as seguintes condições (todas têm que ser verdadeiras):

1- Avião fora do solo (verdade)

2- GroundSpeed > 80 nós (verdade)

3- Airspeed > 80 nós (verdade)

4- Dados dos dois motores inválidos (plausível por se tratar de fogo a bordo)

5- Bomba Hidráulica Elétrica do Sistema C com pressão < 2200 PSI (plausível em caso de perda de força elétrica)

Se as cinco condições acima ocorreram simultaneamente e a lógica for igual ao do 777 então a RAT cairia automaticamente.

Estou bem curioso para saber o que ocorreu :/
 
Fonte: Aviões & Músicas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Helimodelismo Aeromodelismo - Sem os mungangos do Cineas o PS ficou menor ontem

Meio fraco ontem , quarta 10 no Ginásio Paulo Sarasate. O Cineas fez falta com seus trejeitos, caras e bocas, e passes de macumba, fez falta sim. Volta logo mungangueiro, te cuida e boa sorte na cirurgia.

Pingo de Trava-rosca

  • Novidade  mesmo foi o Luiz Antonio encarnando seu lado "enfant terrible" desfilando com o skate do Winston, e quando solicitado explicar a posição "foi-assim-que-Napoleão-perdeu-a-guerra", (agachado e com o bumbum empinado) tratou de responder "É para equilibrar o CG" , Égua !!!!
O NERD CINEGRAFISTA NA FALTA DE FILMADORA FILMA DE CHAVEIRINHO MESMO, VEJAM