Postagens populares

domingo, 30 de janeiro de 2011

Helimodelismo - O primeiro vôo do Dr Érico from Roraima

Cmt. Érico não decepcionou, logo no primeiro vôo num helicóptero Align 450 PRO mostrou que veio para ficar, com a instrução do nosso guru Mr Emerson, o Érico tirante uns pequenos tremores normais em um vôo de estreia, fez bonito e conseguiu até pousar com perfeição, pelo menos todos os passageiros desembarcaram vivos. KKKKKKK, é isso ai Dr Érico seu lugar é aqui mesmo com o bando das asas giratórias.

Este vídeo foi enviado de um telefone com o Android.

Helimodelismo - O BOCA executa a dança do SIRI JUMENTO

Hoje a Mito estava como nunca, o Jacson executou o dificil passo do SIRI-JUMENTO, o jovem Dr Érico ARRAZOU em seu primeiro vôo cabeado (no bom sentido) pelo Mr Emerson (veja no vídeo anterior). Wellington chegou acompanhado da filha que reafirmou que o pai voava melhor do que eu (muito justo) e eu fiquei num honroso segundo lugar. Mr Ruben , acompanhado do monge (carecão)que salvou meu heli, que depois da lenha de ontem danificou os dampers e vejam só estava comprometendo até a eficiencia da arrancada do heli para o alto.

Este vídeo foi enviado de um telefone com o Android

Aeromodelismo - Leno faz entrega de 10 aviões de primeira qualidade

LenoModels fabricante cearense de aeromodelos de todas as especificações voltou para casa com os bolsos recheados. Vendeu tudo que trouxe, fora os encomendados. Só o SuperLuiz compru dois e encomendou mais doi, também pela média que ele derruba, tem que manter um bom estoque mesmo. O Bidu acelerou a mais de 360km/h com seu turbfan (próximo video. Perfect Day.

Este vídeo foi enviado de um telefone com o Android.

Helimodelismo - Finalmente o Luiz comprou ou roubou o carro do Bode?

Vejam também a chegada do Dr Erico e noiva (assiduos leitores do meu Blog DIÁRIO DE UM VELHO HELIMODELISTA, diretamente from Roraima

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Helimodelismo - Nossa comovida homenagem a um colega que se foi

Este sim era o cara, Cmt. Henrique aqui retratado no video abaixo, faz muita falta para nós, ele que perdeu a vida num estúpido choque elétrico em reparos na sua residência (operários deixaram um fio elétrico descascado exposto),Competente oficial da nossa gloriosa PM e primo do nosso querido Major Jaime, era um competente mecânico de helicóperos do CIOPAER e helimodelista militante, gostava mesmo era de hoverar (pairar), adorava servir aos colegas com alegria e despredimento. Uma vez estava com um problema com meu heli e ele me levou na sua residência e consertou o bicho todinho (neste tempo eu não sabia nem trocar um eixo principal), Capitão Henrique também tinha um hobby de comprar carros antigos e recuperar, naquela ocasião estava empolgado com a recuperação de um Maveric, se não me engano, comprado de um mecânico conhecido dele. Pagou a vista e no mesmo dia o cara quis desistir do negócio, mas o Henrique não aceitou. Negócio é negócio não é cara?.
Última vez que vi o Henrique ele ainda me fez uma boa ação. Meu filho tinha batido na traseira de uma hilux já meio sambada e a proprietária (super nojenta) exigia tudo original, ok tudo bem, e fomos na autorizada NewLand (gerenciada pelo meu primo Oswaldo Studart, filho do Oswaldinho que já foi dono da Studart, maior revendedora Ford do Nordeste), pois bem, quando lá cheguei me encontrei com o Henrique, e olhando o veículo notou que já havia uma batida preexistente do outro lado do parachoque, e ai me deu argumento para dividir o prejuizo com a dona do carro que naturalmente ficou putz de la vida. Obrigado Henrique, fica ai com Deus hoverando nas nuvens para delícia dos anjos, mas não esquece da gente viu?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Helimodelismo - Samir Maia de Brasilia arrasa com o seu Copter X na Mito

Caso seguinte: O Samir Maia é seguidor do nosso blog DIÁRIO DE UM VELHO HELIMODELISTA lá da Capital Federal que decidiu partir para o helimodelismo inspirado nos pilotos cearenses, com o tempo outros militares colegas do Samir passaram a seguir também o nosso blog, conclusão, provavelmente Brasilia em pouco tempo estará aderindo em massa às fantásticas asas giratórias.
No vídeo abaixo o homem seguindo nosso exemplo está pousando nos lugares mais improváveis (menos nos helipontos, é claro), em cima do FIAT do coronel e até na bancada. Parabéns Samir e seja bem vindo , vi no vídeo que vc está fazendo milagres com o velho COPTER X. Mas cuidado com as influencias do Cmt Luiz que agora está voando por dentro da floresta se desviando dos troncos até mesmo sem ver o modelo (seja avião ou helicóptero), e do Bidu que voa até de olhos vendados, um MUST


Primeiro vôo com um CopterX 450 na Mito em Fortaleza - CE.
Piloto (bem iniciante): Samir Maia
Câmera: NiLL

sábado, 22 de janeiro de 2011

Garota de 9 anos filmou queda de helicóptero em Nova Friburgo

O helicóptero esquilo do Batalhão de Aviação do Exército levava a bordo três militares, um representante da Cruz Vermelha e outro da prefeitura de Teresópolis. Todos tiveram ferimentos leves.

Rovian Alexandre Janjar, oficial de comunicação social da primeira divisão de Exército, falou sobre o acidente. “Essa aeronave é de fabricação francesa, ela já está no Brasil há cerca de 20 anos e realizou todas as manutenções necessárias sem nenhum tipo de problema. Hoje ela estava na sua terceira missão, e não tinha apresentado nenhum tipo de problema”.

Observação: o vídeo da reportagem do Jornal Nacional (acima) fala que o helicóptero que resgatou três meninas e uma mulher em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, também era do Exército, como o que caiu. A informação foi corrigida após a exibição da reportagem, ainda durante a edição desta quinta-feira do JN. O helicóptero usado no salvamento era da Aeronáutica.

Fonte TV Globo


Gotas de trava-rosca
  • Na Mito mais um personagem, O ROLANDO LERO,  já sabe quem é?

Para servir em alto-mar, é preciso fugir de helicóptero submerso

Demanda por treinamento em atividades de segurança no trabalho cresce por conta das oportunidades geradas pelo pré-sal


Com os poços de exploração de petróleo cada vez mais longe do continente, o cearense Moíses Silva, de 38 anos, teve de se adaptar aos novos tempos. Ele já operou sondas de perfuração terrestre. Agora, com as oportunidades abertas por causa da exploração de petróleo do pré-sal, Silva tenta um emprego numa plataforma petrolífera. Para isso, mudou até de Estado, da Bahia para o Rio de Janeiro, deixando família para trás.


Simulação de uma queda de helicóptero: aumento no número de pessoas interessadas em treinamento para conseguir uma vaga em plataforma


Em dezembro, ele encarou um treinamento extra: o de fuga de aeronave submersa, conhecido pela sigla em inglês Huet. O curso é utilizado em situações emergenciais quando um helicóptero cai no mar. Antes disso, é necessário fazer um treinamento básico de segurança de plataforma, conhecido como CBSP, exigência mínima para os empregados que permanecem mais de 48 horas numa plataforma.

O treinamento para o trabalho embarcado tem crescido numa demanda exponencial. “O Brasil vive um boom de oferta de emprego, e a indústria de petróleo mais ainda”, diz Rodolfo Pereira, presidente da Sampling, empresa de treinamento e segurança do trabalho, com sede em Macaé, no litoral fluminense. Nas contas da empresa, a expectativa é a geração de quase 300 mil empregos nos próximos três anos.
Em dezembro, ele encarou um treinamento extra: o de fuga de aeronave submersa, conhecido pela sigla em inglês Huet. O curso é utilizado em situações emergenciais quando um helicóptero cai no mar. Antes disso, é necessário fazer um treinamento básico de segurança de plataforma, conhecido como CBSP, exigência mínima para os empregados que permanecem mais de 48 horas numa plataforma.


Moíses Silva, operador de sonda em terra: curso para trabalhar em alto-mar


O treinamento para o trabalho embarcado tem crescido numa demanda exponencial. “O Brasil vive um boom de oferta de emprego, e a indústria de petróleo mais ainda”, diz Rodolfo Pereira, presidente da Sampling, empresa de treinamento e segurança do trabalho, com sede em Macaé, no litoral fluminense. Nas contas da empresa, a expectativa é a geração de quase 300 mil empregos nos próximos três anos.

“Paga-se R$ 3 mil, R$ 3,5 mil para quem trabalha numa plataforma”, diz Moíses Silva.

A aula de treinamento de escape é realizada em um simulador de cockpit de um helicóptero numa piscina com mais de quatro metros de profundidade.
Numa situação de acidente, quando o helicóptero cai no mar, a aeronave aderna por causa do peso das hélices e a cabine vira para baixo, com os passageiros embaixo da água, de ponta cabeça.
Presos ao cinto de segurança, eles têm de se soltar e deixar o cockpit o mais rápido possível em condições de segurança.
Na outra etapa do treinamento, os passageiros do helicóptero usam óculos com lentes opacas, reproduzindo o acidente uma cena noturna. “No treinamento não tive medo, mas a realidade pode ser outra”, disse Silva.

Fonte: IG

domingo, 16 de janeiro de 2011

Helimodelismo - Na Mito o Lourenço afirma que não está mais nem hoverando

SuperLui nem voa mais normal só voa de frente, vai que ele volta voar normal e confunde os comandos, hmmm, de qualquer maneira o Luis capou o gato foi cedo. Foi pro carrapicho.


Walter deu o ar da graça no estilo Bat Masteson, elegância e estilo

Engatei uns canga-pés e dei boas risadas. Ganhei a tarde. Más linguas tão chamando o maguim de finado, qua maldade da canaiada, na realidade o pastor melhorou a saude, e cada vez mais disposto, e mais bem humorado. Graças a Deus.

Helimodelismo Aeromodelismo - Resposta ao Luis Antonio

Bom dia nobre Luis




Primeiramente a fofoca é uma característica de qualquer sociedade, principalmente a brasileira, veja só o sucesso das páginas "gossips" dos nossos jornais, e o tremendo IBOPE dos BBB's da vida. É isso amigo, e no nosso grupo não poderia ser diferente. É claro que no texto em questão houve um certo exagero literário para colorir o texto. Evidentemente que nenhum de nós , inclusive os que mais evoluiram nos últimos tempos chegam nem a arranhar o imenso conhecimento de pilotagem do nosso guru máximo, Mr Emerson, que inclusive é piloto de avião e helicoptero real.

Quanto a qualidade do vídeo , prefiro destacar o fato jornalístico, às vezes dispensando o uso de equipamentos mais sofisticados. Ontem por exemplo, já ao morrer da tarde ia saindo da Mito e presenciei um fantástico modelo (made by Wetter) com 440 leds (quatrocentos e quarenta leds), acredito inédito no Brasil. Apenas saquei do bolso meu indispensável MILESTONE da Motorola, sistema ANDROID, e registrei o fato. A imagem ficou um pouco a dever, mas o que superaria , mesmo com uma câmera de alta capacidade aquela girada de base e aproximação final daquela máquina feericamente iluminada pilotada pelo Cmt Emerson. Um show desses nem dá tempo de arrumar equipamentos, é só sacar o celular , filmar, e mandar para o YOUTUBE de lá mesmo.

Obrigado pelas sugestões

sábado, 15 de janeiro de 2011

Aeromodelismo - A canaiada está chamando este modelo de pentiadeira de não sei o que mas...

Na realidade este modelo de quatrocentos e quarenta leds , QUICK, de fabricação da Wetter Modelismo em primeiro vôo do feliz proprietário Reuder, fez um show de beleza e estabilidade hoje a tarde na MITO


Aeromodelismo - Aeromodelo com quatrocentos e quarenta LEDS pousa na Mito

Pousos e arremetidas pelo piloto Mr. Emerson, nosso guru máximo foi um show a parte hoje na Mito, aliás dizem as más linguas que Mr Emerson se superou hoje tanto nos helicópteros como nos aeromodelos devido os fofoqueritos de plantão estarem espalhando que a dupla SUPERLUI e DIDU estarem voando melhor do que ele.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Luxo de muitos: quem pode pagar vai de helicóptero para a praia em Florianópolis



Em horários sem congestionamentos, sair do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, no Sul da Ilha, para ir até Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, leva cerca de 30 minutos de carro. Com engarrafamento, esse tempo pode exceder uma hora. Mas o custo da viagem é baixo, entre R$ 10 e R$ 30 de combustível, dependendo do automóvel. Só que quem pode pagar consegue sair do aeroporto e chegar a Jurerê em 12 minutos e, de quebra, ter uma vista privilegiada.

O custo para isso varia entre R$ 1.250 e R$ 1.850. E, ao contrário do que você possa pensar, tem muita gente que paga a bagatela mais de uma vez na semana. São os clientes das empresas de aero transfer.

Quem passeia por Jurerê Internacional, especialmente nos fins de semana, já se acostumou com o barulho dos helicópteros. A todo o momento, aeronaves levando vários ou um único passageiro aterrisam em uma área aberta pertinho do Open Shopping.

As moradoras de Brasília (DF) Gisele Vieira, 23 anos, e Fabiana Batista, 28, chegaram a Florianópolis em um jato particular nesta quinta-feira para ficar na cidade até domingo. O destino delas, claro, Jurerê Internacional.

O trajeto até Jurerê foi feito em um helicóptero Jet Ranger da empresa Helisul, uma das duas que presta o serviço de aero transfer em Florianópolis. Tudo isso regado a muito champanhe francês Veuve Cliquot, cuja garrafa custa cerca de R$ 450.


— No jato, vindo de Brasília, tomamos umas cinco garrafas desta, mas ainda estamos levando uma caixa de cada (Demi-sec e Brut) — comenta Fabiana.
As servidoras públicas vieram de Brasília com outros dois amigos no jato de um deles. O transporte no Jet Ranger custa R$ 1.250 até Jurerê, mas, como o grupo pagou duas viagens, pode fazer um sobrevoo pela Ilha. Na volta, eles também devem ir de helicóptero até o aeroporto.

O gerente do aero transfer, que comanda a parceria entre as empresas Helisul e Golden Air, Santiago Edo, garante que fugir dos congestionamentos em helicópteros é um luxo de muitos. A Helisul se instalou em Florianópolis em dezembro do ano passado e não param de chegar novos passageiros:

— A maioria chega aqui no aeroporto em jato particular, e 80% dos nossos clientes seguem de helicóptero para Jurerê Internacional.

Além de endinheirados de todo o Brasil, especialmente São Paulo, a empresa já transportou celebridades como Felipe Massa, Galvão Bueno e Ronaldinho Gaúcho. No geral, os clientes da Helisul são jovens e chegam à cidade para veranear com amigos.


Diferente do táxi aéreo, cujo serviço de transporte é cobrado do passageiro por tempo de voo, no aero transfer a cobrança é por rota. Há uma tabela com as rotas mais procuradas e o preço por aeronave. Trajetos além dos inclusos na tabela são cobrados por hora, R$ 4.500.

— Em alguns casos eu indico ao cliente viajar de avião, pois o helicóptero é vantajoso apenas para distâncias curtas. Mas quando é da preferência dele, prestamos o serviço. Temos um cliente que nos contratou para levar a namorada dele até Curitiba e depois buscá-la, ao todo foram três horas de voo — conta Edo.

No helicóptero Jet Ranger, a viagem é um pouco mais barata porque o espaço é para quatro passageiros e não existe ar condicionado. No Esquilo, tem ar condicionado e há lugar para cinco pessoas. Porém os dois modelos contam com mordomias como frigobar abastecido com refrigerantes e petiscos, e o cliente não paga a mais por isso.


Fonte:Clic RBS

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acidente - Falha mecânica pode ter causado queda de helicóptero

Paulo Polônio/Prefeitura de Maricá

Peritos da Polícia Civil e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estiveram no aeroporto de Maricá, região dos lagos, para iniciar a avaliação sobre as possíveis causas da queda de um helicóptero. Os membros do órgão federal não quiseram dar declarações sobre o caso, mas, sem fornecer maiores detalhes, os policiais informaram que os primeiros indícios apontam uma falha mecânica. Os laudos deverão estar prontos nas próximas semanas.
Dois pilotos ficaram feridos depois do acidente com um helicóptero do tipo Schweizer no início da tarde desta terça-feira (11). O aparelho de prefixo PT-HGP iniciava o processo de decolagem quando houve a chamada ressonância, um tremor característico, mas que pode trazer a aeronave de volta ao solo de forma violenta. Segundo testemunhas, o impacto fez com que a hélice se desprendesse, arrancando a cobertura da cabine e indo parar a cerca de 50 metros do restante do aparelho.
Os pilotos Daniel Tavares de Arraes Alencar, 33 anos, e Giovani Kopp, que comandava a aeronave e não teve a idade revelada, receberam os primeiros socorros ainda na pista do aeroporto. Ambos foram levados pelo Corpo de Bombeiros, também de helicóptero, para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, zona sul do Rio. Até o início da noite, a informação era de que eles não corriam risco de morrer. Este foi o primeiro acidente no aeroporto nos últimos 22 anos.
Segundo o presidente da Escola de Pilotagem de Maricá, Alberto Cardoso, Daniel e Giovani são experientes e têm mais de mil horas de voo.
- Eles iriam apenas fazer o voo que é exigido a cada 30 dias, para que não seja necessária outra autorização. O helicóptero é particular e os pilotos trabalham para o proprietário.

Fonte R7

Gotas de trava-rosca
  • Já experimentei este efeito desagradável  (ressonância)  no meu EC-135 , a vibração chegou a sacar a bolha, tudo indica que é uma combinação errada de passo das pás principais com a rotação do motor.
  • Mexi na rotação e no passo e o problema foi resolvido.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Helimodelismo Aeromodelismo - No Carrapicho, Bidu e Luis Antonio, na Mito o Alberto

  • O que os personagens acima fizeram em comum neste último fim de semana? só loucuras,  passaram com suas máquinas por baixo de alguma coisa. Eu passei quatro vezes com meu modelo escala EC-135 (V2 450) por debaixo de uma bancada na Mito , e a dupla dinâmica Bidu e Luis (por ordem de antiguidade) passaram por dentro de uma parada de ônibus , como se vê vídeo abaixo. Legal, conseguimos feitos inéditos e de dificil execução, agora vou lançar uns desafios ao bando de malucos que praticam heli/aeromodelismo na terra do sol:
  • Passar por dentro do arco da Iracema na praia do mesmo nome
  • Passar por baixo do túmulo suspenso do Presidente Castelo Branco (com todo respeito)
  • Passar por baixo da ponte metálica (com maré alta)
Quem conseguir praticar estes feitos terá uma foto ou melhor um vídeo permanente no meu blog, e repercussão internacional. Vamu lá?. ESTÁ LANÇADO O DESAFIO !!!


domingo, 9 de janeiro de 2011

Piloto mata a fome com caju e o velho helimodelista passa por baixo da bancada com o EC-135 4 vezes

Mito com mais público proporciona a pilotos e visitantes uma tarde inesquecível. Não tivemos nem estelionatarios nem gigolôs, portanto o ambiente estava bem mais respirável. Desafiado passei quatro vezes com meu EC-135 por baixo da bancada (infelizmente não foi filmado), o Sacha salvou o heli que pifou num dorso. Um que gosta de apelidar queimou ruim quando foi mencionado o seu e portanto tiramos o audio e pusemos uma bela música atendendo o pedido de todos.. Mas foi bom.

sábado, 8 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Helimodelismo - Pousar de frente não é pra qualquer um e na beiradinha só o Luis

O homem voa de madrugada ,de manhã, de tarde, e de noite, mas olha ai o resultado, domínio quase total de uma máquina difícil de pilotar, o helicóptero, e de frente então mais dificil ainda pois os controles se invertem. Eis ai o Cmt Luis Antonioi demonstrando sua habilidades. Parabéns


ABAIXO A VIDEOCASSETADA DO LUIZ



ABAIXO - AVIÃO CAI NUM BURACO MAS NÃO DESANIMA O PILOTO


ABAIXO FINALMENTE O SUCESSO - O GUERREIRO DOMINA A MÁQUINA, O LUIS REALIZOU VÔOS INÉDITOS PELA PRECISÃO MESMO COM VENTOS FORTES

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Helimodelismo - Samir Maia, construtor e piloto de aeromodelo e helicoptero vem de Brasilia de férias para Fortaleza

Caso seguinte: Samir que é cearense e mora em Brasília , mandou email e belas imagens do grupo CANDANGOS ELÉTRICOS, de helimodelistas da NOVACAP (é o novo!!) e informa que está chegando de férias em Fortaleza no dia 14 deste mês. É um fã do nosso blog e esteve conosco, no PS, e que depois de ver os vôos dos nossos helicópteros , animou-se e dos sete aviões que tinha ficou só com um (viu Bidu e Luis) shock flyer, e agora é um feliz helimodelista. Abaixo as fotos:





ACIMA A DESCONTRAÇÃO DA HORA DO RECREIO, VÔO MAIS FÁCIL
ACIMA A TENSÃO É COMPATÍVEL COM A COMPLEXIDADE DO VÔO DE UM HELIMODELO


SEJA BEM VINDO SAMIR E VOLTE SEMPRE

Pra quem achou que já morri, oia eu ai gente na caminhadada matinal

domingo, 2 de janeiro de 2011

Regras Basicas do Helimodelismo! e logo abaixo: Mito foi dominada pelos aviões?

Existem varias regras no Helimodelimo, mas duas eu sigo à risca!
E já me salvaram muita dor de cabeça e dinheiro no bolso!
Primeira:
Se o heli está estranho, sem força vibrando, com tendências, cauda sem travar e antes não estava deste jeito, pouse imediatamente e verifique!
Não insista pois vai ser lenha na certa!
A segunda regra:
Nunca voe sobre agua! Parece que agua atrai Helis ou talvez seja um efeito da lei de Murphy pois se alguma coisa tiver que falhar inclusive seu dedo vai ser sobre a agua e já era!
Este camarada do video fez uma aposta com um amigo que fazia algumas manobras sobre a agua e ficaria 30 segundos de dorso!
Lei de Murph nele! Um TREX 550E pro saco, ou melhor pro fundo do mar 17Metros!


Então a unica solução é chamar aquele amigo seu que fez um curso de mergulho e até hoje não sabe pra que... mas tem todo o equipamento guardado no armario, engordou um pouco mas a roupa de neoprene com jeito ainda entra, e chama-lo para o resgate!
Alguns minutos ou horas, julgando pelo tanto de tanques que o cara usou, seu amigo aparece com os tanques quase vazios e sem fôlego e faz um sinal que não da pra saber se quer dizer:
Estou afogando me ajudem! Ou encontrei a @$#$@$ do seu brinquedinho!
E por incrível que pareça lá vem um TREX 550E ensopado e quebrado, pra ser desmontado e ter a eletrônica toda trocado por uma nova!

Fonte: E-Voo

GOTAS DE TRAVA ROSCA:

  • Em primeiro lugar não morri ainda gente, uns disseram que eu estava hospitalizado com a bactéria KPC, o Bidu até encomendou um padre de Rondônia para rezar uma missa, mas nada disso,
  • Apenas aproveitei o período de férias para exames de rotina (tem um que vc parece que está engolindo uma espada, outro é a mesma espada sendo de baixo para cima, um horror!
  • No final tudo normal , só preciso seguir a dieta e tomar os 16 comprimidos por dia. Egua!
  • Depois de uma viagem maluca para Recife de carro 12h. para ir e 12h. para voltar, só tive um incidente;
  • Torei uma linha elétrica de alta tensão em Mossoró com o meu valente PRO após uns CANGA PÉS, mais engembrados.
  • Passei na Mito ontem e tirante meu amigo Mr. Emerson, e o incansável Cmt Luis (com S) Antonio, que me fez inveja ao pousar seu PRO de frente, só deu mesmo a turma do aeromodelo.
  • Acho que o sucesso do avião na Mito se deve a seriedade, isenção de fofocas e espírito de companherismo que regem os coroneis que lá evoluem suas manobras. Destaco Cel Wetter, Winston , e o Bidu, que é não é militar mas é pau para toda obra. O Luiz também pinta por lá, aliás pinta e borda
  • Prestigiar, por interesse, ( e depois se dão mal ) estelionatários,  emissores de cheques sem fundos, exploradores, gigolô, e fofoqueiros sem noção, também contribuem para a decadência, ah que saudades da pracinha da Gentilândia com seus umbandistas, skatistas, baitolas (viados mesmo), emos e outros bichos, pelo menos lá os adeptos do hobby se divertiam mais era voando mesmo, mesmo que fosse só para hoverar. Havia mais empolgação e inocência, vôos simples e mais camaradagem.
  • Um abraço a todos e um feliz ano novo povoado de excelentes vôos. Sobrevivi !!!